Resenha: Matched/Destino


Destino
Ally Condie,
editora Suma de Letras.

 

Antes de tudo quero explicar duas coisas. A primeira é como Matched veio parar em minhas mãos: pela capa. Pois é, eu compro livros pela capa e não tenho vergonha de assumir. E vocês precisam concordar… A capa de Matched é LINDA! Bem, a segunda coisa é o título da resenha. O nome está em inglês e português pelo simples fato de eu ter lido o livro, ao mesmo tempo, nas duas línguas. Então vou falar da história de Matched, mas julgar os pontos fortes e fracos de Destino.

Cassia Reyes acaba de completar 17 anos e, com isso, ganha o direito (e tem o dever) de ir ao Banquete do Par, descobrir quem vai ser o amor de sua vida. Cassia está dividindo esse momento mágico com Xander, seu melhor amigo desde sempre. Ops, parece que ela vai dividir mais que um momento… Ela e Xander vão ter uma vida inteira juntos pela frente!

Mas… será? Alguma coisa fora do comum acontece quando Cassia insere o cartão com as informações de Xander em seu terminal. O rosto dele está lá, mas tem o rosto de alguém mais.

A Sociedade não comete erros, mas Cassia tem certeza que foi o rosto de Ky que apareceu pra ela. O que isso pode querer dizer? Ao que parece, apenas uma brincadeirinha de péssimo gosto… Será?

Acompanhamos Cassia em sua jornada para descobrir mais sobre si mesma e o mundo que a cerca. A verdade é que A Sociedade não deixa escolhas, comanda a vida de todos e controla cada detalhe do mundo… Mas essa é a minha visão. Para quem está dentro, o que ela faz é manter tudo em ordem e deixar (quase) todos felizes.

Já imaginou viver em um ambiente inteiramente controlado? Hora de levantar, estudar, trabalhar, se divertir. Você só tem 100 músicas, 100 poemas, 100 obras de arte. Não pode correr, não pode escolher roupas, sua comida ou seu par. Você não pode ser livre.

É essa a Sociedade que passamos a conhecer pelos olhos de Cassia. E vi alguns poucos comentários incomodados em relação à narrativa… Vale lembrar que ela é tão limitada e objetiva quanto a mente da protagonista. Conforme as coisas vão acontecendo e sua visão se expandindo, acompanhamos a narrativa evoluir gradativamente.

Em inglês a narrativa fluiu com graça, não conseguia desgrudar das páginas e os finais de capítulo só me deixavam mais empolgada para a próxima parte. No livro em português não senti tanta dificuldade, mas a fluidez da leitura é menor, sim.

No geral, a Suma de Letras fez um bom trabalho com a tradução, mas algumas coisinhas me irritaram mortalmente… Não sei se é porque a prova que recebi para leitura ainda estava em revisão, mas o uso de “tou” no lugar de estou, por exemplo, me tirou do sério… Mas só até virar a página. ;)

Destino fala de uma sociedade futurística e controladora com todas as características que nos faz odiar o lugar, mas deixa seus membros satisfeitos. É revoltante? Muito. Mas infelizmente tudo o que podemos fazer é torcer para que Cassia, cada vez mais, abra os olhos.

Falando em abrir os olhos, o Vovô é um dos melhores personagens do livro. A sabedoria aqui não tem necessariamente a ver com a idade, mas com a capacidade que ele teve de enxergar o mundo como realmente é.

Cassia evolui ao longo das páginas, mas ainda não dá para saber se é o suficiente. Ally Condie interrompe a história antes de podermos descobrir. Matched é uma trilogia e o segundo volume, Crossed, sai em novembro. Já estava louca para saber o que acontecia e quase surtei quando vi a capa que a autora divulgou. A curiosidade é grande? Clica aqui. \o/

Matched vai virar filme pelos Estúdios Disney. Se você ficou curioso para conhecer mais sobre esse mundo e se envolver com a história de Cassia, a pré-venda do livro em português está com 25% de desconto na Saraiva.

Destino é fofo, comovente e instigante. Recomendo para quem gosta do estilo e para quem curtiu o que falei da história. Está esperando o quê? ;D

119 comments

  1. quero muito ler destino, já fiz a compra na cultura..rsrsrs ñ resisti..nossa a capa dele é muito linda e olhando já a capa do segundo já dá pra ter uma ideia do q vem por ai..ñ espero a hora d ter o meu aqui pra começar a ler..

  2. Amei a resenha Juh!
    No geral o pessoal só anda falando bem do livro.Já estou doida pra comprar o meu.
    O livro me lembra um pouquinho de Feios!Será mesmo?
    Bjs

  3. eu tenho vontade de ler Destino mais pela capa, que realmente É MARAVILHOSA. a sinopse em si não me atrai muito. esse negócio de realidades futurísticas sempre me deixa de saco cheio, mas pode ser que eu esteja errada, né? :)

  4. Ag, gostei da resenha.
    Creio que sou um dos que mais esperam ler esse livro desde o ano passado! Todos continuam elogiando o livro, tirando a tradução que com certeza tira mesmo a fluidez da historia mas que bom que não é tããão ruim assim! Beijo Juh! =)

  5. Nossa surtei com a capa de Crossed!!! Que coisa mais linda!!!
    Mas voltando a Destino… Não estou nessa super animação pra ler esse livro, mas vou ler sem duvida alguma, a minha curiosidade é imensa!
    E a estória parece legal, meio batidinha mais legal, não tem como não comparar à Feios, que foi um livro que eu gostei( não AMEI, mas gostei sim, só faltou na minha opnião um romance mais “pegada”).
    E agora é esperar pra ver se é tudo isso mesmo!
    Beiju.!
    =]

  6. Em primeiro lugar, muito inteligente ambas as capas. Acho que a segunda já fala por si só, não? Adorei!

    E bem, estou com muita vontade de ler Destino, aguardando aqui o $ pra comprar. Acho que a questão da falta de liberdade dentro de uma sociedade que impõe tudo, lembra um pouco Feios. Ou estou enganada?

    E espero que a editora conserte esses “tou” da vida, pq sinceramente, é bem grotesco. “Tô” já é horrível, mas até dá pra levar, mas “tou” é coisa de analfabeto rs.

    Bjs,
    Kel
    It Cultura

  7. jah tinha lido sobre o livro e realmente me chamou a atenção, jah está na listinha para leitura, soh espero q o filme não estrague… hashahsahas xD


    hangover at 16

  8. Ahhh, ainda bem que comprei a edição americana, esses errinhos me irritam muito! Não vejo a hora de chegar! Eu tbm amei a capa e agora estou apaixonada pela capa de Crossed.
    Sim, eu tbm compro livros pela capa! rs

    @thaorteg

  9. ameeeeei a resenha *-* quero TANTO ler destino :( Entendo totalmente isso de comprar pela capa, as vzs fazem um trabalho tao bom *-* hihi. haeoihaeoihae… Acabei de ver a capa de crossed e com certeza tambem o compraria sem pestanejar *-*

    Beijos

  10. Os blogs estão falando muito de Destino… e eu estou adorando as resenhas!!!
    Já está na minha lista de compras… só não sei quando vou ter dinheiro.

    A capa é muito linda .. e a do segundo nem se fala… pela capa já da pra imaginar o que vem por aí no segundo livro da série.

    Muito Obrigada pela dica!
    Adorei a resenha.
    beijo

  11. Ola!!
    Ju amei a história parece de tirar o folêgo do inicio ao fim,adoro estes temas futuristas em há uma sociedade que tolhem o cidadão!!!Também compro livro pela capa(comprei Fallen pela lindacapa, embora a históri foi um fiasco)e esta capa de Mached está linda!!!!e mais linda ainda é a continuação Crossed!!!
    Bjos!!!

  12. Concordo com você, a capa é LINDA. E achei a de Crossed mais linda ainda *-* Então, quero muito ler esse livro, acho que não irá ser um dos meus livros favoritos, mas acredito que a leitura é válida, sim. “tou” no lugar de estou é desconfortável, mas espero que na edição final eles corrijam isso.

  13. Soube de ‘Matched’ através da sua Caixa de Correios e admito que também fui envolvida pela capa. Foi a mesma que me deixou com vontade de ler o livro. Gostei da resenha, mas não acredito que a história seja tãããão envolvente assim. Eu me revolto com facilidade, quando o assunto são regras mas, mesmo assim, quero ler ‘Destino’ e saber qual vai ser da Cassia. Ky ou Xander?
    Beijão! x

  14. Lembro quando você mostrou o livro no “Na minha caixa de correio”, achei lindo. Provavelmente vou comprar em inglês, já que a tradução não é lá grandes coisa.

    XOXO

  15. Estou louca pra ler Destino logo ! E a sua resenha só aumentou a minha vontade !
    E a capa do segundo livro está maravilhosa, assim como a primeira. Dá até pistas de como será a história (:

    Abraços !

  16. Eu quero muuuuito ler esse livro, estou quase cometendo uma loucura e comprando logo para aproveitar o desconto. hahaha
    E que capa linda é essa de Crossed? Achei que a de Matched não poderia ser superada, mas me enganei feio!

  17. Estava esperando por essa resenha, gostei muito!
    A capa é realmente linda, acho que eu também compraria só por causa dela, mas a sinopse acabou me interessando ainda mais do que a capa.
    Essa Sociedade parece ser muito interessante e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler Destino.
    A capa do segundo volume da série também é linda demais! O desenho na capa já nos dá uma ideia do que acontecerá na continuação da série, fiquei muito curiosa e tenho que ler logo.

  18. To morrendo de vontade de ler Matched demais!!
    Vi sobre o livro antes de pensarem em traduzir por aqui (e foi rápido esse interesse da editora brasileira o.o).

    Não queria ler sua resenha, mas fiquei curiosa hahah

    Adorei o nome da protagonista, mas a capa <3
    DEMAIS.
    (Também julgo livros pela capa hahha)

    Beijos :*

    docesacidos.blogspot.com

  19. Conheci essa historia por achar a capa desse livro linda; depois li algumas resenhas e achei bem interessante e tbm bem diferente o booktrailer. Ja o coloquei na minha lista ;)

  20. Oi Juh!
    Olha…eu também gosto de comprar livro pela capa…auhauhauhauhau….que vício horroroso, mas nunca resisto. rs
    Eu amei tanto essa capa que comprei o hardcover no book depository. NÃO RESISTI!!!!
    Eu já havia visto a capa do Crossed no Skoob e é claro que vou comprar hardcover também para não estragar a coleção.
    Só pela capa de Crossed já é possível ter uma leve noção do que pode vir por aí.
    Sensacional!
    Ótima resenha!
    Bjs

  21. Aiiiiiiin, você me deixou mais ansiosa ainda pra ler Destino! Parece tão bom *-* E a capa me conquistou totalmente.
    PRECISO comprar Destino. AGORA! kk
    Beijos

  22. Olá Juh,
    Adorei muito a sua resenha. Só gostaria de saber uma coisa: o que você me diz a respeito da autora não posicionar a história em um tempo específico e muito menos explicar os motivos que levaram a Sociedade a chegar a esse ponto?
    Li duas resenhas e ambas apontaram a mesma falha, se é que podemos dizer que é uma.

    1. Não é como se ela situasse a história, por exemplo: “No ano de 2089…”, você só sabe que é um futuro pelos elementos modernos e comentários brevíssimos sobre o passado.
      Não sabemos os motivos da Sociedade ser assim, acho que só nos próximos livros vamos entender um pouco melhor do que aconteceu – ou não.
      Espero ter explicado,
      beijocas!

      1. Acho que é no estilo “sempre foi assim”. É como se o narrador do livro não achasse motivo para explicar o mundo porque ele sempre foi assim. Como se nós escrevêssemos um livro sobre nosso tempo e não sentíssemos necessidade de explicar como chegamos até aqui por que todos sabem… Acho que é mais ou menos por aí, não acha?

        Cinti

  23. Ótima resenha!
    Eu também compro livros pela capa, apesar que muitas vezes me arrepender depois. haha
    Mas nesse caso espero que não, faz um bom tempo que leio críticas positivas desse livro. Quando soube que ia lançar aqui, estava quase comprando o original, mas decidi esperar. =X

  24. Juh adorei a resenha, a capa do livro, TUDO !!!! Também gostei de saber que não sou a única que escolho os livros pela capa kkkkk :D , olha quero que saiba que adoro muito o seu blog e que quero participar de muitas promoções suas por que ainda tenho a esperança de ganhar uma delas !!!! *–* bjss

  25. A primeira vez que eu vi a capa de Matched, eu quis o livro, sem nem mesmo ler a sinopse. Li a sinopse e fiquei com mais vontade ainda. E agora vai sair em português? QUEROOOO! *-* Só espero que eles mudem esse negócio do “tou”, porque me dá MUITA raiva!

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

  26. Oi Juh, em primeiro lugar queria te parabenizar pelo lindo blog. Adorooo seu blog, de verdade e to sempre dando uma olhada rapida do serviço aqui, hoje finalmente eu consegui comentar.
    To louca pra ler esse livro, mas ainda nao comprei, fico muuito triste com isso, mas meu dia vai chegar rs.
    Bjos e sorte!

  27. Esse livro entrou pros meus favoritos, com certeza *_*
    Só li em inglês e pretendo comprar em português só pra ter na estante mesmo XD
    A história da Cassia é tão incrível como é revoltante. Imagina viver algo assim? Se nós hoje, com uma liberdade de expressão não completa, mas muito grande, vivemos nessa insatisfação pela liberdade, imagina quem vive nessa rotina de vida? Acho que seria excruciante. Mas aí penso, será mesmo? Me pergunto se eu não seria alguém que acha que a Sociedade só está fazendo o trabalho dela, de manter as vidas sob controle, da melhor forma possível. =(

  28. Juh!
    REalmente a capa é fofa e a de Crossed é ainda mais, azul, lindíssima!
    Como sempre suas resenhas são impecáveis, detalhadas e cheia de impressões e sentimentos que o livro causou. Gosto muito de resenhas verdadeiras, me estimulam ainda mais a ler um livro.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

  29. A resenha tá do jeito que eu gosto, objetiva e sem o famoso spoiler.

    A capa e o título são os melhores, com ctza, que chamam atenção até de quem não dá mta importância. E o segundo livro já tá me chamando… (nem li o primeiro ainda hehe). Adorei!

    =*
    May

  30. Estava louca pra ler esse livro só por causa da capa mesmo HAHAHAHA mas sua resenha aumentou minha vontade e adorei o fato do livro estar em promoção, porque tenho que comprar ;)

    xx thanny in wonderland

  31. Oi!

    Quero muito ler esse livro, mas fiquei desapontada com estas gírias que vc encontrou. O que está acontecendo com estas traduções? Estão querendo matar o português? Lamentável…

    Bjos!

  32. Foi o que ouvi mesmo, a narrativa as vezes atrapalha e que a sociedade poderia ter sido mais explorada!

    Mas bem, temos mais dois livros pela frente né =)
    Eu vi a capa de Crossed no “Muito pouca crítica” huehehu fiquei curiosa sim, mesmo não lendo o primeiro livro. Deu pra ter uma noação.

    beijos juuuh :***

  33. Desde que ouvi falar que o livro ia sair não fiquei nem um pouco empolgada. Sabe quando o livro não te passa nada? Foi o que senti. Apesar de ter pessoas como vc e a Iris Figueiredo falando maravilhas.
    Só de pensar num mundo onde ninguém tem opinião própria já me sinto toda arrepiada. É péssimo!!
    Quem sabe um dia não consiga arrumar emprestado e o leia.

    XOXO, da Lisse

  34. Adorei a resenha ;D Mais uma leitura que entrou pra minha lista de quero ler esse ano! Li muitas resenhas sobre a história, que parece ser muito legal. É algo que eu nunca vi antes :)
    bjs

  35. aai confesso que não estava muuito anciosa por esse livro, mas sempre vejo comentários positivos sobre ele.. e sua resenha me deixou mais curiosa ainda…

  36. Fiquei preocupada com os erros de português… eu costumo usar o “tô” em conversas ou escritas informais (MSN, Facebook, blogs), mas em livros? A não ser para enfatizar gírias… enfim, terei que ler para saber.
    Também tem essa coisa meio futurista que não me atrai muito, mas confesso que tua resenha me deixou curiosa e com vontade de ler este livro.
    Abraços

  37. Quero ler esse livro, só fico com o pé atrás porque me parece que os livros com futuro distópico tão muito na moda, o que pode estragar uma boa história.
    Sua resenha me deixou curiosa, não vejo a hora de ler o livro!

  38. Não sou muito fã de livros futurísticos, mas as resenhas que tenho lido a respeito de Destino são todas positivas, o que me deixou bastante curiosa e intrigada com a história.
    Já participei de diversos sorteios desse livro e até agora nada…será que desta vez terei mais sorte?! rs
    Parabéns pela resenha!
    Bjks
    @JennyPuerta

  39. Estou louca para ler este livro, a sua resenha só aumenta essa vontade, a pouco fui descobrir que vai virar filme, como isso deve demorar, tenho quase certeza que consigo ler o livro antes de ver o filme.

  40. Ótima resenha!
    E convenhamos, a capa e lindíssima msm *-*
    O contexto da história me lembrou um pouco o da série Feios… mas enfim, “tou” com muita vontade de ler :)

  41. Me lembrou bastante feios!
    Confesso que não gostei tanto da capa,mas a história me chamou bastante atençao!
    e como só tenho encontrado resenhas positivas,já tô doida pra ler ! *-*

  42. Me parece ser um livro interessante…o controle, o aspecto Grande Irmão controlador aparece pelo que descreve a resenha (não digo na vigilância, mas no direcionamento das ações).
    É ler pra saber melhor!
    Bjus

  43. Além da estória incrível sobre essa sociedade organizada de uma forma que eu nunca vi antes em livro nenhum, vc vai acompanhar toda a descoberta que a personagem principal faz, parecendo cair em si, finalmente, sobre como é meio absurdo viver como eles viveram até agora.
    adoraria lelo bjs @rafa__rafa

  44. Estou totalmente louca para ler esse livro. Nas resenhas que li, até hoje o Vovô não tinha sido citado. Espero ter a chance de ler esse livro antes de assitir o filme. Fala sério, deve ser o “Ó” não poder decidir nada sobre sua vida.

  45. Resenha perfeita, só aumentou a minha vontade de ler o livro. A capa é super atrativa, convidativa mesmo. Está na minha lista de próximas leituras.
    Bjoo

  46. Olá! Eu to morrendo de ansiedade aqui! Quero muito esse livro e estou super curiosa!
    Achei o tema do livro muitooo legal, é um tema até agora inexplorado e eu quero ler logo!
    A capa tambem é linda e me chama a atenção todas as vezes que eu vou para uma livraria (socorro o livro ta me perseguindo, ele ta todo lugar O.O!).
    Beijo. De leitora para leitores!

  47. Esse livro parece fantástico! A história parece daquele tipo que te deixa com vontade de ler mais mais para descobrir o que vai acontecer! Deve ser muito legal! A resenha ficou ótima, muito obriagada! ;D

    @madchenmeroko

  48. Também amei a capa desse livro, concordo plenamente com você que ela é linda. Em relação a história, adorei sua resenha, to super curiosa para ler esse livro e saber qual o fim do mistério.

  49. Pois é, desde que vc mostrou Matched eu to loka pra ler, ta na minha lista desde entãao. Deve ser um daqueles livros que vc fik morrendo de ter que desgrudar dele pra fazer qualquer coisa, Capa linda? Nem me faale. Minha curiosidade aumentouu muito , com a resenha.E a capa do segundo livro é mto linda tbm.
    =*

  50. Eu nunca li Destino, mas estou louca para ler já faz um tempo !! A capa é linda e eu entendi de cara o que quer dizer
    Eu gostei muito do enredo e eu acho que o livro fala sobre a sociedade de hoje =)
    Adorei a resenha

  51. Oi Juh,
    Li Destino depois de ler Feios e no começo havia achado que ambos continham a mesma temática, mas estava enganada. O universo de Destino é bem mais empolgante e revoltante também. Eu me apaixonei pelo livro e não vejo a hora de lançarem os próximos. To buscando aqui no site alguma imagem do seu livro em inglês. Beijos =*

  52. Não tem como não concordar que a capa é linda e que a história deve ser bem legal de ler. Posso estar enganada, mas ao ler a resenha lembrei automaticamente de Delírio da Lauren Oliver (uma das minhas próximas leituras), achei que uma ideia remete a outra. Espero comprar Destino em breve e tirar minhas próprias conclusões.
    Ah, Juh, achei muito legal você fazer a comparação entre a versão original e a traduzida, mas ainda não resolvi qual das duas eu compraria. :))

  53. Acho que Destino me deu mais vontade de ler que Feios. Gostei muito da capa e confesso que muitas vezes compro o livro pela capa também. Mas tento não fazer isso, contudo convenhamos, uma capa bonita e bem feita é um cartão de visita né? Livros são como pessoas, as vezes são lidos por fora, mas horríveis por dentro e vice-versa. O ideal é combinar as coisas lindo por dentro e por fora, ou na pior das hipóteses, lindo por dentro e bonitinho (aquele feio ajeitadinho) por fora (risos).

    Beijos,
    Cinti.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *