Resenha: Diário de Uma Paixão


Diário de Uma Paixão
de Nicholas Sparks,
editora Novo Conceito.

Editora Novo Conceito

 

 

 

 

Antes de mais nada quero dizer que sou apaixonada pelo filme baseado neste livro (a Mari até o resenhou aqui). Foi por causa dele, há anos, que conheci Nicholas Sparks e sua obra. Terminei o livro tão emocionada quanto terminei o filme na primeira vez que vi, porém não posso deixar de comentar que nas telonas algumas partes foram detalhadamente reproduzidas e isso tornou tudo ainda melhor. Pois é, por causa do filme pude imaginar passagens inteiras do livro com muito mais detalhes do que Nicholas estava contando. Dito isto, vamos ao que interessa. ;)

Allison “Allie” Nelson e Noah Calhoun se conheceram no verão de 1946 em Nova Berna, na Carolina do Norte. Ela uma jovem de família rica, à frente do seu tempo e com dom para pintura. Ele, dois anos mais velho, relativamente pobre, trabalhador e apaixonado por poesia. Do encontro dessas duas pessoas tão diferentes surge uma das mais lindas histórias de amor que já ouvi falar.

Depois de serem apresentados por um amigo em comum, Noah e Allie passam todos os dias daquele verão inesquecível juntos. Passeios, leituras e novas descobertas davam o tom daquela paixão… Isso até a mãe de Allie a proibir de ver Noah e os Nelson voltarem para a vida normal, em Raleigh.

Arrasado com a partida de Allie, Noah escreve uma carta por mês nos dois anos seguintes. Cartas essas que nunca foram respondidas.

14 anos se passam sem que um tenha notícia do outro, até que um artigo de jornal muda o rumo dessa história. Allie, a três semanas de casar, decide voltar a Nova Berna para ver com seus próprios olhos o que Noah fez.

E é a partir desse reencontro que, em pouquíssimos dias, entendem que seu destino não é estarem separados… Pelo menos até duas visitas surpresas mexerem outra vez com a cabeça de Allie.

Agora a melhor parte: essa história nos é contada por um senhor bastante idoso. Na verdade, ele conta a história a partir da leitura de um diário para uma senhora que mora no mesmo asilo que ele. E esse é o grande diferencial desse livro que podia ser apenas mais uma história de amor, mas se tornou para mim uma das mais emocionantes ever.

É IMPOSSÍVEL não se emocionar e torcer para que, no final, tudo dê certo. Não só para Noah e Allie, como para aqueles dois idosos encantadores.

Como sempre Nicholas dá um show! E, como em outros de seus livros, a importância do pai do protagonista para a formação de seu caráter, dentre outras coisas, é imensa! O Sr. Calhoun se tornou um de meus personagens favoritos mesmo que seja pouco citado.

Para aqueles que assistiram o filme, um aviso! O final é diferente! E se você é como eu e AMA o final das telonas, relaxe…. A última “cena” do livro consegue ser tão emocionante quanto. ;)

 

Agora, duas dicas:
1. Se você era seguidor do blog antes de agosto começar, corre para participar do sorteio de 2 livros do Nicholas – incluindo este!

2. E se você vai estar na Bienal dia 07/09, corre no estande da Novo Conceito às 16h porque eu e a Tathys vamos apresentar um evento para fãs do Nicholas, com muito papo, brindes e surpresas! \o/

  1. liliane disse:

    Amo histórias água com açúcar,eu assisti o filme mas não li o livro…ainda.Fiquei curiosa pra ver o fim do livro agora.
    EEEEE pela primeira vez eu consegui ser a primeira a comentar em um post daqui! o/

  2. Rê Fofura disse:

    Eu adoro o Nicholas e tenho muuita vontade de ler esse livro! Lembro que há anos atrás tentei ler em ebook, na versão portuguesa, detestei hahaha, ai enfim, como o mundo e grande e dá voltas, hj estou em Portugal :X haha, mas enfim.. qro muuito ler esse livros e outros mais do Nicholas! Só espero não chorar muuito :x
    Beijinho :*

  3. Juh disse:

    Oi Juh!
    Este é o meu livro preferido do Nicholas, e como eu assisti ao filme primeiro, tive a mesma sensação que você! Foi bem legal.
    Chorei MUITO no filme, e chorei MUITO no livro, sou uma verdeira manteiga rs…
    Amei a sua resenha, e adoraria estar na Bienal com vocês =/

    Beijocas
    Livros e blablablá

  4. Marcos Davi disse:

    Ai, porque os livros do Nicholas são tão caros na minha cidade?
    Não vi o filme ainda pq quero ler o livro primeirooooo!
    Anyways, to participando da promo, quem sabe eu ganho…

    #sonhamarkinho

  5. Camila disse:

    olha tenho que confessar que eu bem que queria que o fim do livro fosse como o do filme; aquilo la do filme (segunrando os spoilers pra quem n conhece) me fez chorar litros; mas realmenete o fim do livro tbm é lindo; amei demais *-*

    Cabelos ao Vento

  6. Millena disse:

    Own, agora estou suuuper curiosa para ler este livro só para conhecer o final, comprei e ele está na fila (e emprestado, aliás), mas não é prioridade porque estou lendo mais clássicos por causa do vestibular :s
    É (sempre foi) simplesmente um dos meus filmes preferidos e descobri que era baseado em um livro depois de ler “Querido John”.
    Não sou muito fã da obra de Nicholas Sparks, mas este aí com certeza merece meu respeito!

    • Taisa disse:

      Eu achei que era a unica que não era fã dele!
      Tb li Querido Jhon e não curti, achei meio forçado aquele super amor instantaneo…mas tudo bem…. Tb sou a fim de ler esse livro.

  7. Brenda Lorrainy disse:

    já comprei o livro na saraiva,numa super promoção por 10,90! Estou só esperando chegaar ,sou louca por essa história desde vi filmee *–*

  8. Parece ser tudo de bom! Não li nenhum livro dele ainda, mas tem duas resenhas do autor do livro no meu blog que um amigo meu resenhou ^^
    Os livros dele são emocionantes!

    Beijoss

    Colina do Tordo

  9. Malu Centin disse:

    AMO Nicholas Sparks. Mas fico muito na dúvida de ler.
    O único livro que li dele foi The Last Song.
    E o final desse não é triste.
    Só que não gosto de livros com final triste. E sei que a maioria dos livros dele é assim. A não ser que eu esteja enganada.
    Mas as suas resenhas, Juliana do céu, me deixam com muita, muita, muita vontade de ler. E não foi só um livro que eu comecei a ler por sua causa, não.

    Aí preciso repetir que AMEI sua resenha, de novo?

    Beijos
    Malu
    http://www.wordsbooksworlds.blogspot.com

  10. Dyana disse:

    Eu AMO esse livro. Muito mesmo! Sou apaixonada pela história deles dois. E o Nicholas é demais, cara! :D :D
    Ótima resenha, Juh!

    beijos!

  11. Geê disse:

    O único livro dos Nicholas que li foi Querido John. Não gostei muito e não dei outra chance para ele :S Não sabia da história desse livro, mas parece legal, vou dar um chance ;)
    Beijos
    Geê – algodisso.blogspot.com

  12. Jayane disse:

    Eu quero já to participando faz tempo da promo,já vir o filme e chorei horrores sou muito chorona,o final do livro e diferente agora que quero ler mesmo.

  13. Máh disse:

    Esse é meu livro preferido do Nicholas. Amoo!! Tanto o filme como o livro. Adorei sua resenha!

    Beijos!

  14. Thaís disse:

    Este livro já está na minha lista. E quero ler com todo o prestígio que o Sparks merece.

    Tentarei ir no dia 7 à Bienal e participar desse evento! :D

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

  15. Ariane de Rosa disse:

    Até hoje eu não li os livro do Nicholas. Gostei da historia desse, acho que eu vou comprar pra mim.

  16. Ana Beatriz. disse:

    Eu vou ler,acho.Antigamente eu não gostava de ler água com açúcar,mas eu li Fazendo Meu Filme(alias foi assim que eu descrobrir o site pelo blog da autora) e A Última Música,que quando eu li fiquei com vontade de chorar. Esse livro parace ser muito bom :D.

  17. Mariana disse:

    Assisti o filme várias vezes e li o livro também! Considero “Diário de Uma Paixão” uma das melhores histórias do Nicholas, mas confesso que esse é também um dos poucos livros do qual eu prefiro o filme. Adorei a resenha :)

  18. Israel Tabosa disse:

    Gostei muito da resenha apesar de já ter lido e resenhado tbm haha
    Nicholas é incrível, amo esse livro e é um dos meus clássicos contemporâneos mais importantes na minha prateleira!

    Beijo, Juh! E aguarde uma cartinha minha! =)

    Israel Tabosa
    The Booking Books

  19. Emmy disse:

    Eu sou completamente apaixonada pelo filme e como vc conheci o Nicholas por ele ! *-* Eu sou louca pra ler esse livro e tenho certeza que vou adorar! Eu sou completamente apaixonda pelo final do filme e fiquei com o coração na mão quando vc disse que é diferente, espero não me decepcionar (como em Querido John)! Amei sua resenha *-* Gostei tanto que vou assistir o filme de novo hoje (é vicio!)
    Bjs, Emmy
    Literary World

  20. Impossível não gostar!
    O filme é lindo, o livro eu choro horrores, mas é assim ne? ^^
    Adorei a resenha flor!

  21. Cláudia Soares disse:

    Nossa Juh !!!!
    Amei a resenha!!
    Já assisti o filme, ganhei o livro mas ainda não li!
    Acabei de ler um agora e estou com uma vontade de pular a continuação só para ler “Diário de uma paixão”, ainda mais que ele é bem fininho e deve se bem rápido de ler.
    O fim do filme é perfeito ! Emocionante demais. Que bom que o fim do livro é tão bom quanto!
    Bom saber que o filme foi bem fiel ao livro, isso me anima!
    beijos

  22. jessyka francielly disse:

    Assim como todos os livros do Nicholas é pra emocionar qualquer um q tenh coração esse ñ foi difierente…. amo amo Nicholas Sparks…. + como nenhum dos filmes baseados nos livros dele m agradam,ñ vi o filme tbm….+ jah q vi tantos elogios axoo q vale a pena ver…
    Bjaoo juh otimaaa resenhaaaa

  23. Andressa Leite disse:

    Sempre que eu vejo resenhas desse livro ou do filme morro de vontade ver e assistir. Com certeza vou chorar T-T. É tão linda as estórias de Nicholas Spark, sempre me emociono.

  24. Leeh disse:

    Aaaah, eu já vi o filme. Gente, é lindo demaaaaais ;; Chorei muito quando vi OISUADHSAPHIHFDAU
    Mas ainda não li o livro… Aliás, não li nenhum livro do Nicholas, só vi os filmes. Mas se os filmes são tão lindos, imagino os livros.. Tenho muita vontade de ler. Adorei a resenha!

  25. Juh, amo os livros do Nicholas, choro rios de lágrimas
    adorei a resenha
    bjissss

  26. Malu disse:

    Assim como vc vou logo confessando que esse tbm é um dos meus filmes prediletos; e olhe que eu nem sou fã de romances, mas essa historia me conquistou. Os personagens são tão maravilhosos qnto a historia. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro e depois dessa resenha fiquei super curiosa para ler, principalmente para saber o final que como vc disse é diferente do filme. Dica nota 1000 ;p

  27. Bruna disse:

    Já assisti ao filme, e gostei, mas não me emocionei como as outras pessoas,o que me surpreendeu, já que gosto bastante do gênero. Lendo sua resenha comecei a pensar, se o livro não teria um maior efeito sobre mim :)Ainda não li nada do Sparks, mas, além desse, assisti “Um amor para recordar”, “Querido John” e “A última música”.
    Adoraria ler Diários de uma paixão!!! Estou quase certa de que gostaria muito mais do que do filme! ^^

    Ps.: Um livro dele quer quero muitíssimo ler é ” O milagre” *.*

  28. Horlanda Bárbara disse:

    Só eu que fiqueo decepcionada por nao terem conseguido a capa do filme?
    Poxa, queria tanto, muito mais linda.
    Bora bora falar da resenha. Maravilhoooooosa,como sempre.
    Eu amo amo amo amo amo amo esse filme. Li o livro emprestado ( eu ainda nao tenho ele/ sacaaindiretasorteio).
    Eu acho Diario muuuuuuuuuito melhor que a ultima musica e querido John.
    Amei a resenha e to louca pra ter ele logo aqui quando sair ai que eu ganhei a promoçao.
    hahaha quem acredita sempre alcança ♫.
    =*

    • Horlanda Bárbara disse:

      Uée, porque tão poucos comentários?
      È Nicholas Sparks gente, e melhor ainda, resenha da Juh.
      Comenta povo hahaha.
      =*

      • Horlanda Bárbara disse:

        Há. LI emprestado uhu.
        Gente, como não ficar olhando pra ultimaa pagina e pensando: ” Cade? Eu quero mais”.
        Perfeito, meu livro favorito do Nicholas, ainda não comprei na esperança de conseguirem colocar a capa do filme e lançarem uma nova versão com aquela capa maravilhosa.
        Esperançaa? Imagina haha.
        Bjoks
        Obs: Sera que conseguem um dia, ou não vão mais tentar Juh?

  29. Gleiciane disse:

    Eu sou super apaixonada pelo filme – não tem como não ser. Fiquei super curiosa em saber qual é esse final do livro?!?
    Beijinhos.

  30. BabihGois disse:

    Quando estava em SP na cada do meu amor, eu peguei o final do filme, putz é triste aliás é Nicholas né???
    Bom confesso que filme assim de chorar não fazem meu estilo, eu fujo e… correndo rsrsrs
    Amei sua resenha, a capa do livro é linda e sim, ainda tomarei coragem para ler um livro desses rsrsr é que ainda estou traumatizada com o último que li rsrsrs
    Adorei Juh!

    Beijos
    Babihgois
    http://babihgois.blogspot.com

  31. Esse é um dos meus livros preferidos, tanto o filme quanto o livro são perfeitos! A história é linda, e toda vez que eu vou assistir o filme eu choro igual a uma criança!
    Eu pedi meu livro por uma revista, foi de bobeira mesmo, e ele veio todo detonado, ainda pretendo comprar a versão boa!
    xoxo

  32. Gabie disse:

    Owwwn eu sempre quis ler esse livro, mas nunca tenho oportunidade :(
    O L&B sempre tráz as MELHORES resenhas do mundo, amo esse blog o/

  33. Francielle disse:

    É uma das histórias mais lindas que já li.
    E o melhor foi que, o filme foi muito fiel à história original, nos menores detalhes. A minha parte favorita foi quando eles estão na chuva, tanto do filme quanto do livro. Eu assisti ao filme primeiro, e descobri a maior supresa antes do final, e pensei “NÃO ACREDITOOOOOO”, até hoje choro litros quando assisto o filme, ou leio o livro.
    Recomendo demaaaais, um daqueles livros que todos deveriam ler. Meu personagem favorito é o Noah, tão apaixonado, tão intenso, tão dedicado! Uma das histórias mais lindas que já li, e na minha opnião, o melhor livro de Nicholas Sparks!

  34. Ilmara Santos Fonseca disse:

    Ainda não vi o filme porque quero ler o livro primeiro. Ser Nicholas Sparks já garante uma leitura emocionante e uma história de amor incrível mas depois de ler a tua resenha sei que o me espera é algo que eu jah imaginava…Sem contar que a capa é linda! Bjos Juh!

  35. Suzana Sabino disse:

    Esse é um dos meus livros prediletos.
    Nunca chorei tanto lendo alguma outra coisa, UHAUSHA…
    Recomendo bastante para qm ainda não leu.
    Tinha visto o filme antes da leitura e confesso que adorei o filme tbm, achei que ficou muito bom, mesmo tendo algumas coisas diferentes.
    Beijos.

  36. Líris Goldstein disse:

    eu geralmente gosto dos livros do nicholas sparks, pq são romances gostosos de se ler e rapidinhos.. mas honestamente esse não é meu livro favorito dele! achei o filme melhor; no livro, o modo como os eventos se passam ficou meio “confuso”, achei melhor de se ver no filme..
    mas ainda assim é lindo! vale a pena ler apesar de tudo!

  37. Bruna disse:

    Não lembro se já assisti esse filme, mas muitos elogiam este livro, e nossa cada vez mais quero ler!

    Adorei a resenha beijos

  38. Camies disse:

    Eu assisti o filme tem um tempo, me emocionei bastante. Mas sei lá, depois que vejo o filme, não consigo ler o livro porque já sei a história e não consigo ver mta graça :(

  39. Carolina Mello disse:

    Sou apaixonada pelo filme. Ele é, sem dúvidas, um dos meus favoritos. E, na minha opinião, o melhor das adaptações para o cinema dos livros do Nicholas. Estou louca para ler o livro.

  40. Ai, perfeita a resenha, livro perfeito!
    Dos Livros do Nicholas que li até hj Diário de Uma Paixão é o meu favorito, pois foi o que mais me emocionou…
    Incrivelmente eu não vi o filme(olha só que raro!)
    Eu simplesmente ameeeeeeeeei o livro, o final dele foi o máximo pra mim…

    Bjussss^^

  41. Geisiane disse:

    Já vi o filme e amei! Depois de Querido John, é a história do Nicholas que mais gosto, mais ainda não li o livro, nem está tão caro, é mais falta de vergonha mesmo.kkkkkkk’
    Chorei horrores com o velinho ;/
    beeijoz’

  42. Não assisti ao filme, mas estou louca para ler este livro. Bjs, Rose.

  43. Taisa disse:

    Não curti nenhum pouco Querido Jhon, e acabei ficando com um pé atras com ele,mas preciso tirar essa zica!!!
    Todo mundo fala tão bem desse livro, e ele parece melhor mesmo, que ja coloquei na minha – infinita- listinha!!!
    Bjus.
    =]

  44. Júlia W. disse:

    Todos os livros dele são maravilhosos, mas esse ai é perfeito! O filme então…
    dica maravilhosa, com toda certeza!
    beijos

  45. Euuuuuuuu li,eu vi o filme….eu chorei nos dois.
    Esse Nicholas cada vez mais perfeito,to me apaixonando perdidamente pelas histórias dele *—-*.Uma melhor que a outra.

  46. Nandinha disse:

    Assisti o filme várias vezes e chorei em todas elas…rs
    Comprei o livro faz tempo, mas ainda não li ainda.
    Adorei sua resenha e bateu aquela vontade de ler logo, acho que vou passar ele na frente de outros livros…
    Beijão

  47. Ana Carolina disse:

    Eu amo muito esse livro, ele é muito perfeito !
    Amei a sua resenha, muito boa mesmo (:

  48. Oie…este é um livro e filme que quero muito ler/assistir. Leio so coisas boas a respeito e acredito que eu vá adorar tb. Bjinhoss.

  49. Millena Schmidt disse:

    Eu vi e tenho o filme, mas não li o livro, sempre ouso gente falar que chorou nesse livro e é o melhor livro de Nicholas Sparks.
    Com essa resenha eu tive mais vontade de ler o livro principalmente para saber se é tudo que falam

  50. Tefinha disse:

    Ainda não li, mas amei o filme. Depois de Um Amor Para Recordar, é o meu romance favorito!

  51. Tefinha disse:

    Acho que deu pra notar que Um Amor Para Recordar é o meu romance favorito por causa do meu avatar, né?

  52. Carolina disse:

    Amo de paixão o Nicholas. Já li The Last Song e Dear John, e agora esse. Siplesmente lindo. Ainda não vi o filme, queria ler antes, vou ver o filme essa semana. Lindo demais *-*

  53. Diário de uma Paixão é o melhor livro do Sparks (minha opinião) assim como foi a melhor adaptação para o cinema, um livro extremamente emocionante e um dos meus preferidos. Ótima resenha!

    Junior nascimento
    http://www.CooltureNews.com.br

  54. Tharcila Lima disse:

    Nicholas Sparks é perfeito, só li um livro dele que foi Querido John mas eu me apaixonei perdidamente.
    Chorei litros vendo o filme, a história é bem estruturada e o amor de Noah e Allie é lindo demais *–*
    Tô louca pra ler o livro.
    Xoxo

  55. Asmin ' disse:

    Já li, Bem linda a historia.
    Nicholas é ótimo…^^

  56. Lara disse:

    Adorei o livro, mas prefiro o filme.
    Na minha opinião o melhor livro do Nicholas é esse, a coisa que eu achei mais legal é que no final do livro ****, o que é clássico nos livros do Nicholas.

    [Editado para remoção de spoiler]

  57. Jéssica disse:

    Eu sou a pessoa mais atrasada do mundo com filmes e só assisti O diário de uma paixão depois que ninguém queria mais! hahaha Sério, eu amei o filme e me emocionei muito com a história. Já tinha muita vontade de ler, e agora que sei que o final é diferente, estou mais ainda!

  58. Me emocionei, chorei, suspirei, mas achei que o filme foi melhor que o livro :o É fantástico, mas o livro não ficou entre os meus queridinhos do Nicholas, embora não saiba o porquê.

  59. Esse é um dos meus livros favoritos dele, na verdade é o primeiro junto com Querido John. Concordo quando diz que o final tanto do filme como do livro são emocionantes ao seu modo.
    Bjos
    Ana Clara

  60. Bruna Petri Lima disse:

    Minha leitura favorita! O filme então, é de longe o meu favorito de romance. É assistir e páh, chorar. Todas as vezes!
    Acho incrível ver resenhas dele, as opiniões são tão distintas, e no final terminam iguais (oi confusão haha).
    Parabéns pela resenha, mais uma vez impecável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *