Resenha: Livro de Joaquim – Primeiro Volume de Tempo Perdido


Livro de Joaquim – Primeiro Volume de Tempo Perdido
de Laura Malin,
editora Agir.

Editora Agir

 

 

 

 

O destino de Joaquim e Leah foi traçado em 1824. À época ele era um jovem de 27 anos que fazia reparos em embarcações na bela ilha de Fernando de Noronha, enquanto ela mal tinha completado 17 anos e estava sendo levada por seu pai para Portugal com o intuito de se casar.

Em pouquíssimos dias se conheceram, apaixonaram e tinham certeza que passariam o resto dos dias juntos… Mas seus planos seriam frustrados e terminariam com a morte de Joaquim. Isso se uma misteriosa estrela não tivesse caído ao mar e transformado em imortais os dois amantes.

Mesmo a imortalidade não impediu que os dois fossem separados. E, a partir daí, tem início uma longa história de busca e desencontros que durou quase dois séculos.

Laura Malin constrói seu livro revezando fatos do presente e do passado, todos narrados por Joaquim. Acompanhamos sua busca por Leah e, ao mesmo tempo, o desenrolar de sua relação com a misteriosa Sylvia. E tudo margeado por fatos históricos verdadeiros, o que torna a viagem pela história dos dois ainda mais fascinante.

A linguagem do narrador é ligeiramente rebuscada, e fiquei com a impressão de ser proposital por conta da idade e da época em que Joaquim nasceu. A história consegue nos envolver mesmo com suas idas e vindas, suas viagens ao passado e presente.

Se você pensa que o pobre homem fica 188 anos apenas buscando sua amada… Bem, você está muito enganado. Joaquim se apaixona outras vezes, vive outras aventuras e segue com sua vida, mesmo jamais esquecendo do perfume de Leah.

E é justamente o fato dele tentar seguir sua vida – ainda que Leah continue em seu coração – que faz com que a história deles não se torne chata. Poderia ser apenas um livro que contasse como o rapaz vai em busca de mulher que ama, mas torna-se uma história de vivências, descobertas, perdas e pequenas conquistas.

O livro nos apresenta também personagens secundários que conseguem nos cativar, além de situações que nos pegam de surpresa – que o diga uma revelação bem próximo do final.

Além de apresentar uma bonita história de amor (que transcendeu a barreira do tempo), Livro de Joaquim conseguiu me deixar curiosa para conhecer a mesma história, mas pelos olhos de Leah.

Livro de Leah, aliás, será lançado em 2012. E confesso que estou bem animada para ler, mesmo já conhecendo o final da história. Mais um ponto para a literatura nacional, aliás. Laura Malin conseguiu me fazer devorar o livro em poucos dias; espero que o próximo mantenha o nível. A expectativa é alta! ;)

  1. Gleiciane disse:

    Oi Ju!!
    Fiquei encantada com esse livro. Sua resenha deixa-nos com uma vontade ardente de ler.
    Gosto dessa ideia de saber os dois lados dos fatos, como cada personagem vivencia esse romance.
    Confesso que a capa e o tema não me chamaram a atenção, mas depois de conhecer um poquinho mais da história fiquei desejando….
    Como assim vc já sabe o final da história???

  2. Tharcila Lima disse:

    Já tinha visto a sinopse dele e achei um livro super legal. Esta coisa de imortalidade meio que deixou com um pé atras no inicio por causa da série Os imortais, mas depois vi que não tem nada a ver.
    Espero ler ele em breve, fiquei mias curiosa ainda depois da sua resenha :D

  3. Eu fiquei curiosa com esse livro desde que vi na sua caixinha de correio. Agora com essa resenha, vou atras dele com certeza!
    Parabéns pela resenha!!
    bjkas

  4. Yule Karoline disse:

    Aiiii curiosa para ler o livro, pois ando em uma VIBE de literatura nacional e pra minha surpresa ando amando, olha vou te contar a literatura nacional anda surpreendendo constantemente.

    Bjks

  5. Thalita Prado disse:

    Oi Ju!

    Não conhecia esse livro e creio que se tivesse lido a sinopse dele acabaria não lendo-o, pq a premissa da história não parece muito empolgante rs

    Mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa. Vai para a fila dos desejados =D

    Beijoks,
    Até mais!

  6. Isabela disse:

    *o* EU QUERO!!!!
    Não tem uma resenha sua que não me faça ficar doida pra ler o livro!
    Eu particularmente adoro livros que envolvem essa coisa de passado e prsente, o vai e vem da história é emocionante. Tenho que conseguir esse livro o mais rápido possível.

  7. Lara E. disse:

    Os escritores brasileiros estao nos surpreendendo! *-*
    Gostei da história, bem interessante e criativa!
    o livro ja entrou pra minha listinha, q nao para de crescer, rs…
    beeijo, parabéns pela resenha

  8. Jayane disse:

    Isso se uma misteriosa estrela não tivesse caído ao mar e transformado em imortais os dois amantes.+1

    Só com esta frase me converse de ler o livro,sim adoro romances e ainda e nacional que orgulho.

  9. Amanda Ariela disse:

    Queeeeeeeee liiiiindo!!!

    Para começar já começei amando a capa!

    E adorei sua resenha e o tema da história!!!

    Fiquei com vontade de ler! mimimimi =P

  10. Tefinha disse:

    Parrece ser um livro bem interessante. A capa já me deu vontade de ler. As resenhas então, nem se fala! Parece ser bem diferente do tipo de livro que a gente tá acostumado.

  11. Eu não gostei muito da história,não sei não me empolgou :x
    Mas a resenha tá ótima Juuh!

  12. Oiee!
    Nossa q vontade de ler esse livro …
    Vou logo providenciar o meu! rs

    Bjinsssssssssss

  13. Horlanda Bárbara disse:

    Oie.
    Parece ser uma daquelas historias que prendem a gente.
    Gostei muito mesmo dessa resenha.
    Fiquei muito interessada, e vai ter o livro no ponto de vista da moça? Será que vai ser bom? Tomara que sim.
    Gostei. Gosto desses romances assim, mas tomara que fiquem juntos no final. Ou não ne, olha só querido John, não ficam juntos, mas é lindo o fim.
    Enfim, amei sua resenha e gostei muito da capa do livro parece que as palavras saltam.
    Bjoks

  14. Kel Costa disse:

    Parece ser uma história linda e melhor ainda saber que é de autoria nacional =D
    Não conhecia o livro…

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

  15. Camila disse:

    muuuuito legal meeeesmo não é o tipo de livro que leio com frequencia, mas me interessei bastante!

  16. disse:

    Tinha achado a capa bem esquisita e não tava muito interessada no livro, mas depois dessa resenha, tô doida pra ler! Vou procurar pra comprar, hehe.

  17. Oi, Juh!

    Eu achei a capa bem diferente, por ser simples e tal. Acho que não é o tipo de livro pra mim. Li a sinopse, e não me interessei mesmo. Sua resenha está ótima, mesmo! Mas não é pra mim…

    Beijão, flor! ^-^

    Mateus Bandeira
    Our Vices

  18. Yasmin Carli disse:

    Já tinha vista esse livro para vender mas nunca parei para ler a sinopse e muito menos visto resenha em algum lugar, histórias que vão e volta ao passado sempre me interessam, e parece bem construída pelo que falou, é tão raro personagens secundários serem uniformemente cativantes. Não sabia que era uma série de livros também. Quem sabe coloco na minha lista. ^^

  19. jeovane disse:

    muito legal amei o final muito bom mesmo

  20. Eu gostei da capa, e parece ser um livro interessante.Uma história linda.Parabéns pela resenha.

    Beijãoo.

  21. glaucilene andrade disse:

    Ai e so ler as resenhas que fico maluca pra ler os livros.ótima resenha

  22. Janine disse:

    Embora a sinopse não me atraia muito, sua resenha e o fato de ter 2 livros contando a mesma história de pontos diferentes me deixaram curiosa… Depois de comprar minhas prioridades vou atrás deste, rsrs …
    Beijos, Juh !

  23. Malu disse:

    Adorei a resenha; fiquei super curiosa mesmo não sendo fã de romances. Mas achei linda a história e doida para saber como vai terminar e o que acontecera durante esse tempo (coitados vivendo tanto tempo com o coração pensando em quem se ama). E com certeza mais um ponto positivo para a literatura nacional ;p

  24. Regiane disse:

    Oi Juh!

    Eu acho que nunca li algo parecido com essa história. Achei bem interessante que mesmo Joaquim buscando sua amada ao decorrer dos anos, não deixou de viver, de se apaixonar.

    E pelo que você descreveu, eu também acho que a narração rebuscada foi proposital. Eu acho isso ótimo, pois dá um aspecto mais real na história.

    Realmente tudo leva a crer, que será interessante ver a história pelos olhos de Leah.

    A literatura nacional sempre surpreendendo. Isso é ótimo! Só espero que as pessoas não deixem de dar uma oportunidade para nossos autores. Tem muita coisa por aqui.

    OBS: Desculpa pelo sumiço, mas ando trabalhando demais ultimamente, e não tenho conseguido acompanhar todos os posts dos blogs parceiros.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

  25. Teeh Morais disse:

    adorei a resenha, mas o livro não me chamou muito não, mas vamos ver, quem sabe mais pra frente eu leio.

  26. Angel Killer disse:

    Boa Tarde querida… =D

    Desculpe a ausencia por aqui, muito livro para ler e estudos.

    … Ótima resenha não conhecia este livro ainda!

    Quando puder de uma passadinha no blog e veja se quer participar das promoções que estão rolando por lá, logo farei mais promoções!

    Beijos Beijos ;**
    @AngelKiller
    Blog/http://anime-daiki.blogspot.com/

  27. Karla Baltar disse:

    quando vi a capa e o título do livro, não dei nenhum crédito. Mas agora, entendendo mais ou menos sobre o que é a história, fiquei bastante curiosa. E é uma série *-*

    Ótima resenha, Juh! Realmente me deixou com vontade de ler o livro.
    Beijos
    Karla
    Livro de Chocolate

  28. Cacá disse:

    Não conhecia o livro, mas a ideia dele me pareceu bem interessante. A imortalidade do casal, a vida durante todo o tempo em que ficaram separados… achei bem legal também o segundo livro ser com o ponto de vista do outro lado do “casal”. Com certeza me deixou curiosa.
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

  29. Juh disse:

    Oi Juh!
    Eu não sabia exatamente o que esperar deste livro, recebi, já está na fila e em breve lerei. Mas estava um pouco preocupada se iria curtir ou não, depois dessa resenha fiquei mais tranquila. Espero gostar tanto quanto você!

    Beijos :)
    Livros e blablablá

  30. Nossa que legal!
    Fernando de Noronha..Hummm *-*
    Parece realmente uma história muito legal. E existe dois pontos de vista!Adoro! hehe
    Lerei em breve!

    Beijos

  31. Francielle disse:

    A capa realmente não me chamou atenção, eu fazia uma idéia completamente diferente do livro, mas depois da resenha entendi melhor. Gostaria de ler! Vi críticas positivas pela internet ;)

  32. Laura Malin disse:

    Oi, Juh, estou bem emocionada com a tua resenha. Acho que voce conseguiu transmitir a ideia do livro todo como ninguém – mesmo!!! Não tenho palavras para agradecer o post e já vi que muitas pessoas comentaram e que pretendem ler o livro por causa do teu texto. Adoraria participar desta e de outras discussões sempre que possível! Posso postar parte da tua resenha no meu site e nas midias sociais com link para cá???

    Aos que postaram: obrigada pelo interesse! Leiam e divulguem a nossa literatura! Tá mais do que na hora do Brasil crescer neste campo também!!!
    Ah, o Livro de Leah está no forno, com muitas surpresas e a visão feminina!

    Juh, um beijo grande e muito obrigada ao Livros e Bolinhos – adorei o blog!!!

  33. Lygia disse:

    Oi Juh!!!
    Estou super curiosa com este livro. Estou propensa a dar chances à literatura nacional, e “Livro de Joaquim” está bem aceito pelo pessoal.
    Fiquei curiosa, pela sua resenha, para saber o que acontece durante todos esses anos entre os 2 amantes, que os leva a se separarem eventualmente.

    Beijos (:

  34. Bruna disse:

    Olá!
    Confesso que me surpreendi com a resenha, achei o enredo bem interessante,já estou curiosa sobre um monte de coisas e, enquanto lia, o que pensava era “será que em algum momento tem a perspectiva de Leah?” ainda bem que minha pergunta logo foi respondida, e de modo positivo :), pois, depois de ler esse livro, ficaria muito sem graça se não houvesse outro com a visão dela.

    Achei a história no geral muito bonita, o que mais me chamou a atenção é o tema “imortalidade” parece ser abordado de uma forma diferente do que estamos acostumados atualmente, sendo que é em torno dessa imortalidade que está minha maior curiosidade.

    Gostei! ^^ … ponto para a literatura nacional +1

    Até mais! :*

  35. Vivi disse:

    Não sou fã de literatura nacional desde a época do colégio, eu odiava ser obrigada a ler os livros que os professores escolhiam no tempo que eles queriam pra depois ter que entregar uma resenha na data que eles pediam. Eu sempre gostei de ler pelo prazer de ler e é essa pressão pelos clássicos da literatura nacional me fizeram perder o interesse pelos mesmos, acho que o único livro nacional que eu li depois que sai do colégio(a 3 anos) foi “O Aleph” do Paulo Coelho (que é meu escritor nacional favorito).
    Dificilmente eu me interesso por algum titulo nacional mas a sua resenha me fez querer de verdade ler esse livro, acho que está na hora de eu voltar a dar uma chance para a nossa literatura né (e agora sem nenhuma pressão =P)
    Parabéns pela resenha Juh.
    Beijão!

  36. Nossa! super linda sua resenha Ju!
    Ai eu tenho um pouco de receio de ler histórias tristes, mas pelo que contou parece que os personagens não sofrem tanto né! *-*
    Gostei muito do estilo do livro, e sendo um nacional, tenho que dar uma chance!

    beijo,
    Aninha – Ofício dos Livros

  37. Elaine disse:

    Acho uma otima oportunidade para o povo ver que santo de casa faz milagre sim! Reverenciamos a literatura estrangeira, o que não é ruim, mas também temos ótimos autores com livros excelentes! Gostei muito da resenha!!!

    bjs

  38. Litch disse:

    Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro, muito orgulho da nossa literatura nacional que está cada vez melhor!

  39. Laura Malin disse:

    Juh, tudo bem? Queria avisar que amanhã lanço o Livro de Leah!!! Você e tuas seguidoras estão super convidadas! Será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19 horas.
    A partir da semana que vem estará disponível em todo país. Estou vendo com a editora alguns exemplares para enviar às blogueiras, me mande um email com teu email pessoal,
    beijos

  40. Josiene disse:

    Nossa Juh fiquei impressionada com os cometários da própria autora rsrsrs, uma das vantagens dos nacionais.

    Fiquei muito interessada pelo dois livros, mas vai ter que ficar um pouco mais para frente, minha lista está grande.

    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *