Resenha: Jogos Vorazes


Jogos Vorazes
de Suzanne Collins,
editora Rocco.

Não sei nem dizer há quantos meses tenho esse livro. Pois é, enrolei o quanto pude porque às vezes ficava meio assustada com a forma como algumas pessoas “endeusam” a série…

Não me arrependi de ter esperado. Decidi ler agora por conta do filme que estreia no final deste mês, e acho que foi a melhor coisa que fiz. Consegui me livrar da influência do surto de histeria coletiva de uns meses atrás, hahaha. ;)

A América do Norte como conhecemos não existe mais. Em seu lugar está Panem, formado pela Capital e 12 outros distritos (já que o 13º foi dizimado). Todos os anos, para assegurar sua supremacia, a Capital promove os Jogos Vorazes, nos quais um casal de cada distrito, entre 12 e 18 anos, é sorteado para “jogar” até que sobre apenas um.

Katniss Everdeen tem 16 anos e desde a morte de seu pai se tornou a chefe da casa. Isso porque sua mãe se recolheu em um poço de tristeza e sua irmãzinha, Prim, precisava de apoio. Katniss faz de tudo para manter sua família viva na Costura, a parte mais miserável do já pobre Distrito 12.

Ao lado de Gale, seu melhor amigo, a corajosa protagonista se aventura além dos limites da cidade para caçar, colher e, depois, revender tudo ilegalmente. Mas naquela manhã a rotina não seria a mesma…

Todos os cidadãos do Distrito – e de toda Panem, na verdade – estão se preparando para o sorteio dos tributos para os 74º Jogos Vorazes. Katniss e Gale estão apreensivos pois seus nomes aparecem vezes demais na urna, mas pelo menos Prim tem um único papel pra concorrer.

Só que é CLARO que o destino ignora probabilidades e o nome de Primrose Everdeen é o sorteado. Desesperada frente a perspectiva de sua irmã, alguém que ela ama tanto, participar de algo tão mortal, Katniss se oferece para ir em seu lugar. E a ela se junta o sorteado filho do padeiro, Peeta Mellark.

Os dois são levados à Capital e começam os preparativos para o Grande Evento. Treinos, entrevistas, testes e muito luxo dão um tom surreal e um status de celebridade aos Tributos. A equipe do Distrito 12, aliás, é um show à parte… Com destaque total ao genial Lenny Kravitz Cinna, que garante que Katniss não seja esquecida tão cedo.

E é quando os 24 Tributos são jogados na Arena que a coisa começa a ficar boa DE VERDADE. São todos brigando para sobreviver, mas no final só pode haver um vencedor.

Repleto de ação, momentos tensos, situações fofas e inesperadas e muito suspense, Jogos Vorazes é uma das distopias mais bacanas que já li. A protagonista (e narradora) é forte, corajosa e inteligente, e acaba nos guiando por uma aventura de tirar o fôlego. Os outros personagens também nos cativam, nos fazem sentir amor e ódio em proporções variadas e tornam os Jogos ainda mais interessantes.

Muito se falou da questão da política de “pão e circo” que a Capital utiliza – assim como nosso mundo real. Afinal, a vida de todos os habitantes de Panem para para que possam acompanhar pela televisão todos os minutos dos Jogos – como um BBB mais bizarro que o normal.

Acho que essa é uma análise interessante, mas tentei não politizar muito a história, principalmente porque considero algumas análises mais fervorosas um tanto exagerada. Mas se você tiver vontade pode, sim, enxergar o livro por esse ângulo.

Gostei muito da série e da escrita de Suzanne Collins, mas não posso dizer que virei fã e que amo loucamente. Não. Mas garanto que não houve arrependimentos e que a vontade de ver essa história nas telonas só aumenta com a proximidade da estreia.

Jogos Vorazes é um daqueles livros que você não consegue parar de ler até a última página. Então, se você gosta de distopia, histórias emocionantes e até um triângulo amoroso em meio ao caos da luta pela sobrevivência… Bem, CORRE! Este livro é para você. ;)

  1. Ingrid Lilianne disse:

    Oba! Jogos Vorazes :) Tô enrolando pra ler também uahsauhs não sei exatamente porquê… mas quero deixar pra ler depois, com calma, quando a poeira baixar. Adorei a resenha! Sem dúvidas, crítica e objetiva. Gosto especialmente de personagens fortes, por isso sei que o livro é bom; quando eu terminar essa super lista que eu fiz pra esse mês, quem sabe no mês que vem eu compre o primeiro e leia. :) Beijão Juh ^^

    [Responder]

  2. Líris disse:

    Adorei jogos vorazes! Fiquei muito curiosa pela continuação que na mesma semana sai pra comprar o em chamas. Mas pra ser mto sincera eu dei um google pra saber o desfecho, então acho que por isso que até agora ainda não comprei o esperança.
    Vale a pena continuar a leitura!

    [Responder]

  3. Juh, q bom q leu e gostou de Jogos Vorazes, eu li ano passado e virei fã da série, quero mto ler Em Chamas e me dei A Esperança de aniversario rsrsrs, tbme stou louca pra ver o filme, quero mto ver como essa adaptaçao ficou!!! Adorei a resenha, bjnhs Pri

    PRI E OS LIVROS

    [Responder]

  4. Amanda CI disse:

    Eu adoro essa série! Li Jogos Vorazes faz algum tempo e lembro que foi um daqueles livros que eu não conseguia parar de ler de jeito nenhum, ia dormir tarde para terminar! Adoro a Katniss!

    Estou terminando A Esperança agora e enrolando para não acabar!

    [Responder]

  5. Flávia Almeida disse:

    Adorei a resenha, sério ! Não conhecia a história da trilogia, e é beeeeeem diferente de tudo que já vi por aí. Desde que foi lançado aqui no Brasil não tive grandes curiosidades de ler, mas com certeza já está na minha filinha de leitura desse ano.
    O filme promete bastante, tá todo mundo comentando ! Só espero que não decepcione muito…
    Beijoo (:

    [Responder]

  6. Gabi disse:

    Eu sou apaixonada por esse livro. Demorei para me convencer a ler por pura teimosa estilo ‘acho que não vou gostar’, mas acabei amando. Vou até reler essa semana para ver o filme com a história bem fresquinha na memória :D

    [Responder]

  7. Thais Rory disse:

    Eu só ouvi falar do livo com a aproximação do filme, mas já percebi que tem muita gente viciada!!!

    [Responder]

  8. Samuca disse:

    Oi, Juh! Tudo bem? Estava com saudades das suas resenhas. :)
    Gostei da sua sinceridade. Muitos blogueiros certamente teriam receio em expressar sua opinião verdadeira sobre o livro porque muita gente fala bem dele, mas vejo que você falou com sinceridade, foi objetiva, e eu gosto disso. Não vou negar que quero muito ler o livro, mas vou deixar a “poeira abaixar”.
    Adorei a resenha. Um abraço.

    Obcecados Por Livros.

    [Responder]

  9. Bruna disse:

    Oi Juh, tava esperando por essa resenha pra ver o que você achou de Jogos Vorazes !
    Eu particularmente adoro a série e a autora, sem sombra de dúvida uma das melhores séries que já li *–*
    Adoro a personagem principal, Katniss, ela é forte, guerreira e tenta fazer de tudo pela sua irmãzinha. Mesmo em meio a tanto caos e miséria ela sempre consegue dar um jeito em tudo e não deixar que nada falte para sua família. Já que sua mãe entrou em uma profunda depressão desde de que seu pai morreu. Adoro a ação de Jogos Vorazes, as lutas e tudo que envolve os jogos, mesmo sendo brutal é incrível ver a universo que a autora criou ! E é claro, sem deixar de lado a fofura do Petta *—–* Sou Team Petta sempre <3k
    Se você gostou de Jogos Vorazes, tenho certeza que irá adorar as continuações ! Em Chamas é meu livro favorito da série, outra coisa é que a autora não tem dó dos fãs kkk O final da trilogia é sem dúvida chocante, nunca pensei que ela fosse capaz fazer uma coisa dessas, mas…Sem mais senão eu acaba falando coisa que não pode '-' kkk
    É isso, adorei a resenha, adoro Jogos Vorazes e que dia 23/03 chegue logo porque eu não aguento mais esperar \o/
    Beijos :3

    [Responder]

    Bruna

    Peeta*

    [Responder]

  10. Rani disse:

    Tem um tempinho que eu venho querendo ler ese livro, mas sempre acabo lendo outro livro antes dele. haha
    Mas acho que dessa vez vai, e ele será minha próxima leitura, principalmente por causa do filme que já vai estrear e eu quero ler antes de ver o filme (no cinema, que não quero spoilers :b ).
    Mas enfim, gostei muito da resenha Juh. (:
    Beijos. :*

    [Responder]

  11. Babi Dewet disse:

    “Gostei muito da série e da escrita de Suzanne Collins, mas não posso dizer que virei fã e que amo loucamente.”

    Exatamente como me sinto XD

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Obrigada por me tirar dessa solidão, Babi!
    HAHAHAHAHA XD

    [Responder]

  12. Bruna Araújo disse:

    Oi!!

    Já li Jogos Vorazes, e adorei sua resenha, na minha opinião, está muito correta. Concordo com você. Eu não chego a amar a série de maneira tão fervorosa como muitos por ai, mas estou viciada nela, realmente empolgada, tanto que já estou endo em Chamas e A esperança me aguarda ^^ O
    Também escrevi resenha sobre o livro (falta postar),e não polpei elogios, Jogos vorazes é muito bom!!!

    Mal posso esperar pelo filme *.*

    Até mais!
    :*

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Oi Bruna!
    Você foi o número sorteado para ganhar o mini kit de marcadores por ter comentado na resenha!
    Por favor, envie seus dados de envio para contato@livrosebolinhos.com até terça-feira, ou o prêmio estará invalidado.
    Muito obrigada e parabéns! ^^

    [Responder]

    Bruna Araújo

    Olá!!

    Já enviei meus dados *.*
    Muito Obrigada, adorei ter sido sorteada :D

    Até mais!
    :*

    [Responder]

  13. Kelly Esteves disse:

    Acho q sou umas das poucas pessoas que não sabia da existência dessa série… agora que vão lançar o filme que tenho escutado falar e até ouvi algo do tipo “é o novo Harry Potter” mas pelo q li na sua resenha… Não vi nada de HP.

    Ainda não me interessei em ler e acho q vou ver o filme antes p ter uma noção, pq a princípio não me chamou mto atenção.

    Gostei da resenha… afinal agora to conhecendo o falado Jogos Vorazes que vai ser lançado no cinema.

    Bjusss
    Kelly

    [Responder]

  14. Flávia Calil disse:

    Pode parecer doidera, mas não tenho o menor interesse em ler essa série. Já li váaaaaaarias resenhas SUPER positivas, mas ainda não me senti cativada o suficiente para ler os livros …

    Bjos, Flávia.

    [Responder]

  15. Tô louco pra ler esse livro, só que meu box só chega dia 26, depois do filme ter estreado. Vou ler rapidão pra poder assistir o filme no outro final de semana..

    [Responder]

  16. Gabi Graciosa disse:

    Como sempre…. Resenha impecável! Adoro como você consegue apresentar uma resenha de um livro do qual não temos a mesma opinião (sabe? Você gostou, mas eu sou dessas fervorosas) e ainda assim me fazer concordar com cada vírgula do que você falou. :D

    Bom, no fim, é bom ver que você gostou da história, after all! hahahahha =D Agora termina logo a série para me dizer sua impressão final. *aquela que nunca tá contente com nada, resenha de um só não é suficiente* =P

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Gabi, adorei seu comentário.
    E juro que estou LOUCA pra ler Em Chamas, mas tenho 4 outros livros na frente :(
    :*

    [Responder]

  17. Karine disse:

    Essa é uma série que é a minha cara, mas não sei porque nunca se tornou uma das minhas preferidas. Sinceramente acho triangulo amoroso que a autora constrói mal feito de alguma forma, me parece torto durante a saga, mas não quero te desanimar rs.
    Só de ler a parte da desenha que conta que a Katniss se voluntaria no lugar da irmã eu me arrepio toda. É um dos acontecimentos mais bem escritos que já li. Muito emocionante.
    Leia logo Catching Fire! É tão bom quanto, mas tem um gostinho especial. O li em poucas horas de tão bom.

    Beijão, Juh

    [Responder]

  18. Lygia disse:

    HAHHAA..fiquei até com medo de vir ler sua resenha, confesso…não sou fanáááática pela série, mas eu curto MUITO…mais do que você pelo visto, rsrs…

    Estou ansiosa pra saber sua opinião dos próximos! ;-)

    Beijos!

    [Responder]

  19. Bruna disse:

    Ei Juh, eu sou assim também enrolo quando vejo que a coisa ta num surto, e ainda assim esse livro não me chama taaanto atenção assim.

    De tanto ouvir falar, ler resenhas, já estou cansada da história. O.o

    Beeeijoss

    P.s.: Sei GFC continuo ativo!! E você é wordpress… O.o não entendi mais nada haha

    [Responder]

  20. Felipe Cesar disse:

    Juuuuh!
    Amo suas resenhas, sempre falo isso, mas é verdade.
    Quero muito, muito, muuuuito ler Jogos Vorazes! Amo distopias. As descobri em Matched, da Ally Condie! Depois de lê-la me apaixonei por essas histórias.
    Fico imaginando os distritos, os ditos Jogos Vorazes, e o “mundo” de Panem.
    Na primeira vez que li um resenha, me assustei. Pessoas sem coração que colocam adolescentes/crianças para lutarem entre si e se matarem. Mas passou, agora preciso muito ler! Vou ter de comprar tipo, essa semana. Pra dar tempo de chegar e eu ler antes da estréia do filme! Minha prima tem, mas ela quase “endeusa” a coleção, e não me empresta! Hunf’ kkkk
    Mas sem problemas… eu compro! Mas vamos concordar, essas capas são super legais não?
    Enfim, depois desse desabafo, queria dizer que adorei sua resenha! Como sempre, claro, ela estão muito boas. Parabéns :)

    Beijos, Felipe
    Enquanto isso, na estante…

    [Responder]

  21. Patricia Rio disse:

    Acho que vou ler este livro só depois da estréia do filme. Assim eu não vou colocar nem o filme e nem o livro em um grande pedestal. Li diversas resenhas de Jogos Vorazes e elas já haviam chamado a minha atenção, porem eu acho que colocar muita fé em livros assim, que todo mundo fala bem e tals é errado. Sei lá. Adorei a sua resenha. Gostei de você ter sido totalmente sincera em relação ao livro
    Bjs
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com/

    [Responder]

  22. Rieri disse:

    Realmente essa loucura de fãs pode atrapalhar um pouco, comigo isso não aconteceu pois li os livros antes de toda essa febre, mas hoje sou um desses fãs loucos. Fico feliz que apesar de tudo você tenha gostado e é ótimo isso, pois Jogos Vorazes é um livro e tanto, pode ter certeza que você vai adorar Em Chamas e a Esperança. Resenha ficou ótima e confesso que estou ansioso para saber sua opinião sobre os próximos livros.

    [Responder]

  23. Gostei muito da resenha Ju, acho seu posicionamento muito parecido com o meu em muitas resenhas que posta por aqui. Eu ainda não li Jogos Vorazes, na verdade entrei recentemente na blogosfera e só assim percebi a febre que estava causando, até então só tinha ouvido alguns comentários. Eu me animei mais para ler o livro depois de ler o que escreveu, mas com expectativa normal sabe, não to esperando o melhor livro do século.

    Toda distopia abre espaço para muita discussão né? Principalmente porque apesar de ela ser utópica e idealizada, a base de suas criticas é sempre no mundo real, mas não vale a pena exagerar também. Mas a leitura é o que a gente faz dela, já vi muitas entrevistas de autores de livros elogiados com mil interpretações que jamais pensaram no que muitos leitores viram no livro.

    [Responder]

  24. Tefinha disse:

    Também não gosto muito de ler algo quando o dito livro ou série são a febre do momento (excessão foi Twilight). Quando a gente lê algo que está na moda e está muito bem falado, corremos um alto risco de nos decepcionar, por isso acho melhor esperar até as coisas se amenizarem. Na época em que “Jogos Vorazes” foi lançado no Brasil, eu só encontrava resenhas que diziam coisas do tipo “esse livro é perfeito”, “melhor livro do ano” ou “melhor livro que li na minha vida”. Nunca é bem assim.

    Por isso que estou levando tanto em consideração essa resenha aqui do L&B, pois ela não tem influência alguma da “febre”. Enfim, desculpe a enrolação. :D

    Parece ser um livro realmente bom. Gosto de livros YA que sejam bem completos, o que significa que devem ter um pouco de comédia, amor (não necessariamente romance), aventura… Esse parece ter tudo isso.

    Tefinha – http://aminhadimensao.blogspot.com/

    [Responder]

  25. Otávio disse:

    A resenha ficou muito boa, parabéns. Eu já li o livro e felizmente, a loucura também não me atingiu, já que eu li antes de toda a loucura ^.^ Agora ficamos todos aguardando pelo filme, e que ele venha com tudo *0*

    [Responder]

  26. Priscila disse:

    Muito boa a sua resenha, e fez com que a minha vontade de ler só aumentasse. Mas acho que só o farei depois que ver o filme.

    E gostei do seu posicionamento, ao ser sincera sobre o que sentiu ao ler o livro.

    Beijão! :*

    [Responder]

  27. Lasi Amon disse:

    Eu já li Jogos Vorazes três vezes, e sempre quero ler de novo, sou fã desde o início da série, quando não fazia sucesso ainda.. Pra quem não leu ainda, bom, estão perdendo algo fantástico, eu adoro essa trilogia. Super recomendo! ^.^

    [Responder]

  28. Hey Ju,

    não tenho a menor vontade de ler essa série *fugindo para as montanhas*!
    Mesmo com todo o alarde que fazem, não enche meus olhos =/

    Beijos

    [Responder]

  29. Juh Sutti disse:

    Oi Juh!
    Eu gostei muito desse livro, mas confesso que também não sou fã de carteirinha. Tanto é que ainda não li A Esperança hehehe, estou com medo de me frustrar… sei lá.
    Sua resenha ficou lindona!

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    [Responder]

  30. Letícia disse:

    HUNGER GAAAAAAMES!!
    adoro adoro adoro!
    acho essa trilogia muito boa, e é mais especial pra mim pq foi uma das primeiras distopias que eu li e agora to louca por esse genero.

    juh, vc tem previsão de qdo vai ler o resto?

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Nos próximos meses, Letícia.
    Infelizmente tenho outros livros na fila :\

    [Responder]

  31. Sarah disse:

    Jogos Vorazes é um livro impactante, assim como as continuações. Chocante, incrível e mais uma crítica à sociedade do que necessariamente um YA de ação, aventura e romance. Algumas pessoas são extremistas em relação aos livros, o que não é compreensível para mim, no entanto, tem a sua importância e reflexão, afinal é distópico e trata sobre tudo aquilo que estamos vivendo ou talvez viveremos um dia (como você mesma citou, um tipo de BBB bizarro).
    Algumas pessoas não gostam de JV e outras amam basicamente pelo estilo de leitura e do que agrada, mas JV sempre marca uma época na vida de quem lê se infiltrou dentro do livro, sentindo o que os personagens sentiam e tomando as suas dores pela intensidade. Eu gosto muito da trilogia e já li todos, e até hoje me pego pensando sobre o que li em cada um deles.
    Recomendo que todos, ao menos uma vez na vida, leiam ao menos partes de suma importância, pois fala sobre um futuro (talvez sim, quem sabe?) não muito distante de nossa sociedade (ao menos algumas partes rs).
    Adorei a resenha, Juh! Sinceridade sempre! :)

    [Responder]

  32. Jeh Polato disse:

    Eu li JV essa semana. Fiquei enrolando também. Com todo mundo dizendo que eu precisava ler e aquele auê em cima do livro só me deixava mais apreensiva. Ficava com medo de não gostar. Muita expectativa só gera decepção.

    Decidi ler por conta do filme e, assim, como você não me arrependi. Devorei o livro em um dia e fiquei com gostinho de quero mais. A narrativa, a história e os personagens são maravilhosos.

    Chorei, ri, fiquei tensa..senti uma infinidade de sentimentos e sensações enquanto lia.

    Agora é esperar o filme. E espero, do fundo do coração, que seja fiel ao livros. Não precisa ser 100%, mas nas partes decisivas sim. =)

    parabéns pela resenha. Adorei *_*

    bjinhuxxxx

    [Responder]

  33. Da trilogia prefiro ”A esperança” é mais miserável no modo literal da palavra. A Katniss é uma personagem que tem uma personalidade que amo, como a Rose em VA, eu adoro personagens femininos fortes e duronas. Acho que THG é o único livro que não foca o romance que mais amo. Que resenha excelente em Juh! Adorei ♥

    [Responder]

  34. Quequel disse:

    Oieee !!
    Li bastante sobre a serie, mas também ainda não li nada!
    Parece bem louco, mas eu gosto de ler umas loucuras para variar … rsrsrsrs
    Paraece interessante mesmo, a serie ja está na listinha de desejado.. e assim q possivel vou comprar e depois q eu ler, comento aqui.
    ótima resenha!!
    Bjinssssssssss

    [Responder]

  35. Camies disse:

    Eu gostei bastante, não achei tuuuuuuuuuuudo isso que o povo tava falando, mas curti a leitura. Meu personagem favorito é o filho do padeiro ♥ Apesar de tudo, ainda não criei coragem de ler o segundo livro. #preguiça

    [Responder]

  36. Débora Lima disse:

    Oi, Juh!
    Também gostei bastante de Jogos Vorazes, mas não morro de amores. Fiquei com medo na hora de ler justamente pela expectativa gerada por todos os fãs da trilogia. Mas o livro não deixou a desejar, foi muito bom.
    Gostei da resenha, disse praticamente tudo o que eu pensei do primeiro livro.
    Beijos!

    [Responder]

  37. Bom, eu concordo com muito do que você disse Juh. Não lá muito fã dessa série, claro que a acho muito bem escrita e com uma temática bem interessante, mas eu não gostei da Katniss e quando não se gosta da protagonista fica meio difícil de amar a série. Eu li os dois primeiros livros e não tenho pressa nenhuma de concluir a série. Acredito que o filme vai sim ser bem interessante – Apesar de tudo – Adoro as suas resenhas e o seu blog.

    Beijos

    [Responder]

  38. Little Júlia disse:

    Adorei a sua resenha! Passou tudo o que eu senti antes, depois e quando eu li esse livro. Eu já li toda a trilogia e achei ela muito foda, sinceramente, é uma das melhores series da atualidade.

    [Responder]

  39. Israel Tabosa disse:

    “Gostei muito da série e da escrita de Suzanne Collins, mas não posso dizer que virei fã e que amo loucamente.”

    Resumiu o meu pensamento totalmente. Estou adorando ler o livro, acho muito bacana toda a ideia, a escrita da Suzanne é diferente, chama a atenção mas não é daquelas que a gente solta um “OMFG” enquanto lê. É bacana. Só.

    JV tá me me divertindo e me emocionando. Vamos ver como se sai mais na frente.

    Israel Tabosa
    The Booking Books

    [Responder]

  40. Maccky disse:

    Eu nao tinha comentado aqui?!
    OMG, estou ficando louca. :O
    hahahaha’
    Devaneios a parte, gostei muito da resenha. Eu adoro esta serie e ela habita nas minhas favoritas. Acho o Peeta um amor e o Gale um Jacob da vida. ;P
    ahahhaha’

    Espero que curta os próximos livros tanto quanto eu. <3
    Beijos ;*

    [Responder]

  41. Realmente o livro te prende até a última página, inclusive, li logo o Em Chamas e A Esperança, em questão de um dia e meio, aproveitei meu feriado de carnaval para ler.

    Adorei a sua resenha, muito bem feita.

    Beijos Juh.

    [Responder]

  42. Janna disse:

    Oi Juh, gostei da sua resenha, ainda não li, mas quero tentar ler para depois assistir ao filme, vc fez uma resenha que não colocou a série num pedestal curti isso, e achei legal vc ter esperado pra ler, vai q no meio de tanta gente q amou vc odiasse o livro, mas são pontos de vista diferentes néh…é uma história maluca neh…
    BjOs!!!1

    [Responder]

  43. Letícia disse:

    juh, vc não falou: Team Peeta ou Team Gale? hahah

    [Responder]

  44. Malu Centin disse:

    Eu fiquei completamente maluca por essa série. Hahahahaah
    Mas meu comentário tem SPOILER pra quem ainda não leu o primeiro livro da série.
    Uma coisa que achei muito legal: quando é anunciado que ‘****’, eu fiquei PASMA. Tinha achado uma solução MUITO infantil e besta pro estilo do livro. Só que adorei depois, quando você percebe que foi tudo uma brincadeira com eles. Quanta ingenuidade, hahahaha; gostei muito mesmo.

    Agora esperemos o filme.
    E, um dos meus personagens principais é, com certeza, o Cinna.

    Beijos!
    Malu
    http://www.wordsbooksworlds.blgspot.com

    [Responder]

  45. Eu simplesmente A-M-O essa série!
    Já li os 3 primeiros e posso garantir que a história vale muito a pena, e você conseguiu explicar muito bem na resenha Juh!
    Vai ter um evento de Jogos Vorazes aqui em Fortaleza e eu não perco por nada ;)

    xoxo, Isa =*

    [Responder]

  46. Polly Bittencourt disse:

    Aiiiii!!! To louca pra ver como ficou o filme, pelos trailer e stills, já imagino… To com os ingressos na mão, fazendo contagem regressiva!!!

    [Responder]

  47. Nunca tinha ficado curiosa por Jogos Vorazes até ver o trailer do filme. Tenho vontade de ler, mas sei que não vou conseguir até o filme, até porque ele não está na minha prioridade de leitura.
    Juh, adoro a forma como você resenha. Mesmo quando você não gosta, consegue me instigar a ler o livro também e ver se tenho a mesma opinião ou não.
    Sucesso e muitos bolinhos :*

    [Responder]

  48. Tais disse:

    Amei sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler o livro.
    Queria muito ler a série antes de assistir o filme mais acho que infelizmente não vai ser possível =/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    [Responder]

  49. Camila Costa disse:

    Também enrolei MUITO para ler esse livro e me arrependi muito, a série mexeu muuuuuito comigo, preciso ler logo os outros dois com urgencia !
    Beijoos Juh!

    [Responder]

  50. Oi, Juh!
    Quero ler JV em breve, assim que estiver em condições de comprar a trilogia.
    Não crio muitas expectativas com relação à história porque temo não gostar tanto quanto imaginava.
    Sua resenha, como todas as outras, ficou excelente.

    Beigos!

    [Responder]

  51. Oi Juh!
    Em relação a essa história, eu pretendo fazer o caminho contrário, assistir ao filme primeiro e depois ler o livro imaginando os personagens com a “cara” dos atores. Aí eu posso trapacear e ler o livro 2 e 3 enquanto não lançam os próximos filmes rsrsrsrs.
    É todo um plano estratégico kkkkkk.
    Beijos…Elis Culceag.

    [Responder]

  52. Fran Moraes disse:

    Preciso falar alguma coisa sobre esse livro?UHASUAHSUAHSUAHSUAHSUAHS cara sou completamente apaixonada pela saga, tenho ate um fã clube no twitter, jogos vorazes é o livro mais revolucionário que eu ja li e eu amo de paixão!!

    Beijos Fran – Sociedadedasleitoras.blogspot.com

    [Responder]

  53. Jeh Asato disse:

    *-*
    Ainda estou esperando pra ler este livro. Claro, quero lê-lo antes de lançarem o filme mas eu também quero “endeusar” o livro, poxa! Hehehe, acho que vou gostar, não tenho certeza. Sua resenha tá show Ju, parabéns! Esse tal de “pão & circo” nunca vai acabar, na minha opinião… aqui no Brasil é a moda.

    Beijos!

    [Responder]

  54. Naty disse:

    Ah, eu já li Jogos Vorazes e amei o livro, achei a escrita da Suzanne incrível, realmente é o tipo de livro que você começa a ler e não quer mais parar. Estou muito ansiosa para assistir o filme, espero que seja tão bom quanto o livro :D

    Bj;*
    Naty.

    [Responder]

  55. Isabela Stuginski disse:

    Confesso que também não li o livro até agora por causa da histeria em volta dele. A última vez que isso aconteceu – que eu me lembre- foi com Crepúsculo e eu me peguei entre gostar mesmo da série ou só gostar pra concordar com o resto do pessoal.
    Sua resenha foi a mais imparcial em relação ao livro e eu gostei mesmo disso. :D
    Vou ler logo.
    Beijos

    [Responder]

  56. Nossa tava louca pela sua RESENHA , por que todos falam muito bem desse livro e eu to loca pra ler , quero ler antes de ver o filme. Adorei sua resenha , primeira resenha sem ter é “MARAVILHOSO não sei nem oque falar” kkkkkkkkkk , Como sempre você mando muito bem na RESENHA

    beijooos

    [Responder]

  57. Horlanda Bárbara disse:

    Já vi muitas resenhas a respeito, mas a maioria era tão…apaixonada que no fim, fiquei meio desconfiada quanto ao livro.
    Gostei muito da sua resenha, e com certeza agora eu vou ler sim :)
    Quero muito ver o filme tbm, nao vi o trailer pra nao estragar o filme. Que pode ser um pouco diferente, certo?
    Gostei do rumo que a hostoria toma. Agora quero,porque quero hahaha.
    :*

    [Responder]

  58. Kel Costa disse:

    Jogos Vorazes foi uma das melhores leituras que fiz em 2010 e gostei demais mesmo do livro, mas também não me acho uma fã incondicional da série, tanto que ainda nem tive tempo de ler Em Chamas.

    Mas enfim, a história é ótima, toda a criação distópica que a Suzanne imaginou ficou fantástica. Não vejo a hora também de poder assistir ao filme nas telonas.!

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

    [Responder]

  59. Fefa disse:

    Oi!!!

    Eu adorei a série! Não virei fã igual sou de Harry Potter também. Mas foi a melhor série do gênero distopia que li até hoje!
    E agora é só esperar o filme!! =)

    bjos
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    [Responder]

  60. Ka Alencar disse:

    A primeira vez que ouvi falar sobre Hunger Games já foi sobre o filme, alguns amigos ansiosos pela estreia, reclamando que ainda faltavam 5 meses e tal..
    dai resolvi ler…
    e mew
    em menos de uma semana eu tinha devorado todos os três, eu simplesmente adorei. Claro, reclamo sobre o final como muitos, mas eu adorei. rsrs

    beijão

    @K_Alencar
    http://achoquecresci.blogspot.com

    [Responder]

  61. Stella disse:

    Eu sou louca por este livro! Faz meses que quero comprar, mas nunca tive a oportunidade. Adorei sua resenha, só me fez mais vontade :P
    Beijos

    [Responder]

  62. Juh Claro disse:

    Oi, xará! Minha primeira vez comentando aqui no seu blog – mas que já tinha visitado muito antes.
    Adorei a sua resenha, é bom ver um ponto de vista de alguém que não se apaixonou perdidamente pela história. Eu enrolei só dois meses para ler e iria enrolar mais se não fosse pela estreia no cinema, mas ainda bem que li logo porque estava super ansiosa de tanta gente falando bem do livro, mas não fui com muita expectativa pra não me decepcionar, né.
    Eu consigo ver claramente a crítica da Suzanne nele, mas tentei não me apegar muito a isso para poder ler como um livro de fantasia e acho que deu mais certo.
    Mal posso esperar pelo filme (e pelos outros dois livros)!

    Beijos :*

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Oi xará!
    Seja oficialmente bem-vinda, viu? :)
    Muito obrigada pelo comentário e volte sempre!
    :*

    [Responder]

  63. Francielle disse:

    Jogos Vorazes *-* foi um dos melhoooooooooores livros que já li na minha vida! Eu amei tanto tanto tanto que só ficou atrás de Harry Potter e The perks of being a wallflower! E empatado com uns outros também. Ameei a Katniss ela é a minha 2ª personagem feminina favorita. Não tenho palavras para dizer como esse livro me encantou.

    [Responder]

  64. Francielle disse:

    O meu favorito da série é Jogos Vorazes. Me deu um aperto enooooorme no coração quando cheguei nas últimas 100 páginas do livro. Queria que o livro fosse maior, tipo “Cidade de Vidro”, e pra mim ainda ia ser pouco.

    A Katniss foi uma personagem que me marcou MUITO! Ela é forte, determinada e corajosa, mesmo que muitas vezes não saiba disso. Ela “wear the pants” durante toda a série, e isso é o que eu mais gosto. Mesmo em relação ao triângulo amoroso, ela está à frente da situação [(diferente de certas personagens-apáticas-que-dependem-de-um-namorado-meloso-que-brilha-no-sol-para-viver) Me desculpe quem é fã de Twilight!]..

    Peeta é um dos personagens mais fofos e queridos que já li.
    Ele é carinhoso, preocupado e engraçado. Ele “não deixa de ser ele mesmo”. Admiro muito ele e confesso que ele me fez suspirar muito durante a série (uma certa cena no trem partiu meu coração!). s2 Peeta!

    Gale é daqueles amigos que realmente fazem você ficar enciumada. Katniss fica tão confortável com ele, é uma coisa tão natural entre eles que senti como se eu também o conhecesse há anos. Ele é aquele porto seguro do qual Katniss sente falta e o relacionamento deles me arrancou vários suspiros também.

    [Responder]

  65. Raffa Fustagno disse:

    Oi Juh

    Nossa, tem um tempinho que não comento por aqui…mas vc tb anda sumida de minhas colunas…hahah
    Sei que o trabalho consome! E como!
    Eu assim como vc tinha esse livro em casa há um tempo…se duvidar há quase 1 ano! Decidi ler por dois motivos: 1) porque nunca vi alguém ler e falar mal dele e 2) porque assim como vc cita em sua resenha quero muito ver o filme.
    Lido o livro, a sensação que tive foi muito parecida com a sua…achei bom, muito bom, talvez até viciante…mas também assustador imaginar um país como aquele, onde o antigo pão e circo da época romana voltaria a tona.
    Me encantei com o livro, vivenciei as escolhas de Katniss e sim, também achei que era impossível não terminar de ler logo! Certamente não é a melhor história do mundo mas nada explica o que senti com Twilight portanto não espero que eu consiga entender porque gostei tanto desse livro.
    Muito legal saber que lemos quase na mesma época

    Bjos e muitas saudades
    precisamos nos ver :)

    [Responder]

  66. Oi Juh
    Adorei sua resenha!

    Sabe que também fiquei um pouco assustada com tanta bajulação ao livro – acabo ficando desconfiada.

    Acredito que a história, realmente, deve ser muito boa, mas ainda não senti aquela super vontade de ler!

    Bjos

    [Responder]

  67. Bruna disse:

    Eu ameeeei o livro! Não virei fanática também, não como sempre fui pottermaníaca, mas estou louca pra ler Em Chamas logo e para ver a adaptação nas telonas semana que vem. A Katniss é foda, né? Eu achei ela o máximo e tudo, mas tenho que dizer: me apaixonei pelo Cinna/Lenny Kravitz! <3 uaheuhauehahe eu não imaginava ele como o Lenny, mas tudo bem, tenho certeza que vai ser legal..

    Adorei sua resenha, Juh! Bem explicada e esse comentário sobre a política que a Capital usa é importante mesmo; a autora quis jogar essa coisa mais politizada e "pesada" em um livro infanto juvenil e eu achei isso genial, mas eu preferi ver o lado mais literário mesmo, mais aventura, ação e romance.

    beeijos!

    [Responder]

  68. Matheus disse:

    Comecei a ler Jogos Vorazes ontem, o mundo inteiro fala bem dessa trilogia, não poderia eu ficar de fora, então comprei e já estou lendo.
    Estou simplesmente amando, a história é muito bem conduzida pela autora, e muito bem criada também.
    As vezes me pego pensando, como uma pessoa pode ter tanta criatividade para escrever essas coisas? Pena que não nasci com esse dom.
    Quero terminar o livro logo, pra ver o filme que também promete e muitoo.

    [Responder]

  69. Vilmar Júnior disse:

    To louco pra ler essa trilogia, já comprei Jogos VOrazes e Em Chamas há alguns meses mas comecei a ler porque quero ler toda a trilogia de uma vez, mas o último livro ta muito caro e quando tem promoção o frete só é grates pro sul e sudeste, e o frete pra cá é uma fortuna, rsrsrs. Bom, espero acabar logo com minha angustia e ler logo eles.

    [Responder]

  70. Mariana Borges disse:

    Jogos Vorazes foi a primeira história distópica que eu li e me apaixonei pele gênero, agora quero ler tudo que aparece AHSUAHSUAHSUA Mas tudo isso foi por causa da “originilidade” (pelo menos para mim na época em que eu só tava lendo sobrenatural) da autora e trazer algo tão brutal de uma forma ótima de se ler. Como você disse esse é aquele livro que você não consegue desgrudar e o mesmo aconteceu com a série toda, o último livro é sufoco só, é bomba atras de bomba. Estou esperando ansiosamente pelo filme, espero que consigam transportar pelo menos metade do livro no filme. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    [Responder]

    Suzy

    Na verdade, apesar de ser um livro bom, ele não tem uma história original. The Running Man (filme de 1987), Battle Royale (livro de 1999) e Gamer (filme de 2009) tem histórias parecidas com a de Jogos Vorazes e dois deles foram criados bem antes do mesmo.

    [Responder]

  71. Tereza Antunes disse:

    A.D.O.R.E.I. a resenha… Você sabe fazer uma resenha mesmo quando não ama loucamente e sabe reconhecer os pontos fortes do livro.. Eu amo Jogos Vorazes e já li Em Chamas, confesso que Jogos Vorazes é meu preferido, claro que só posso dizer isso por enquanto porque ainda não li o ultimo, Esperança. Juh fico muito feliz quando você resenha um livro que eu gosto, parece que a resenha é pra mim :)
    Parabéns!!!

    [Responder]

  72. Lizzie disse:

    Sou suspeita para falar de Jogos Vorazes porque tenho grande afeição pela série. Bem, adoro o primeiro livro, mas acho o segundo melhor, mais intenso, mais maduro, me arrisco a dizer. Gosto muito de todo o contexto político desenvolvido pela autora, que deixou toda a história muito bem amarrada. Enfim, achei um livro fantástico e muito maduro e, como sempre, achei sua resenha muito justa :)

    [Responder]

  73. bruno disse:

    nossá li os livros da séries e me apaixonei pela Katniss e pelo Peeta. ficava com vontade de bater nela quando ela ficava naquela indecisão entre o Peeta, que estava dando a vida por ela nos jogos, e o Gale, affffffff.

    [Responder]

  74. Gíih Santos disse:

    Entendi perfeitamente sua opinião…

    Li o livro essa semana, e gostei, mais não sei, sinto que falta algo para que eu possa me APAIXONAR pela história.

    Acho que talvez o problema seja a expectativa que eu criei, eram muiiitos falando que o livro era perfeito e tals.

    To lendo Em Chamas e vamos ver no que vai dar ;)

    Bjus
    Livros Lovers

    [Responder]

  75. ilma disse:

    Eu li horas antes de ir assistir o filme , e adorei, senti falta de muitas coisinhas mas fazer o que né, amei o filme também.

    [Responder]

  76. Quero assistir o filme, mas não estou correndopra ler os livros, não. Quem sabe um dia! Amo distopias, mas por algumas razão não me cativou tanto assim essa série de Suzanne Collins >.<

    abraços,
    Luciana

    [Responder]

  77. Lucas disse:

    Achei o filme muito sem noção. Uma história forçada e sem pé nem cabeça. E cá entre nós, pra ver adolescentes se trucidando nao preciso dar 10 reais. É só ligar a tv ou ir pra rua. Muito triste que o cinema esteja tão fraco ultimamente. Saudade dos tempos de HP e LoTR….

    [Responder]

  78. João Akio disse:

    Li os três livros e me apaixonei por tudo, sem exceções. Me apaixonei até por coisas que não envolviam a história como a diagramação e nenhum errinho sequer. Acho a Rocco muito boa! Já assisti o filme, mas confesso que não gostei tanto quanto gostei do livro. Acho até que os filmesda Saga Crepúsculo foram um pouco mais fiéis aos livros

    [Responder]

  79. Gabriel disse:

    Ja li a trilogia e mt bom eu sou fã de carteirinha JOGOS VORAZES FOREVER.

    [Responder]

  80. Lady Leitura disse:

    Já tenho Jogos Vorazes, mas estou lendo dois livros e tenho que terminá-los. Já li várias resenhas positivas e espero que o livro seja tão bom quanto parece!

    Beijos!

    [Responder]

  81. Tem problema de comentar de novo na resenha? hehehe
    Depois de um tempinho na minha estante, eu finalmente me rendi e me joguei na leitura e não me arrependi de ler.
    Achei o começo bem chatinho, mas ele vai melhorando a medida que os jogos começam e já no final é impossível de largá-lo. Gostei da narração da Katniss, só que lá para o final senti falta de uma narração em 3ª pessoa (quando os Idealizadores mudam e desmudam as regras do jogo), mas foi uma vontade que passou rapidamente.
    Passei o livro inteiro me imaginando dentro da arena e como eu reagiria em cada situação. Gostei disso, gostei dele em um contexto geral, só não ameeeeei e não vejo sentido nas pessoas que dizem que é melhor que Harry Potter. :X hahahaha

    [Responder]

  82. Danny Reis disse:

    Eu assisti ao filme e achei a história bem interessante, mas fico com o pé atrás de ler livros “adolescentes enlouquecidos”. Ainda bem que li sua resenha, acredito que agora dá pra ler sem medo. Mesmo estando bem atrasada kkkk

    [Responder]

  83. Deyse disse:

    Eu também não “politizei” muito o livro e acho que isso fez com que a leitura fosse mais tranquila. Eu amei a Katniss nesse livro, mas acho que nos outros livro da série ela acabou perdendo a essência guerreira e tal. Esse livro teve a dose de romance e aventura na medida totalmente certa o que fez com que fosse muito bom ler ele. Como eu disse, achei que nos outros livros se perdeu um pouco essa dosagem, mas ainda vale a pena conferir!
    Beijos.

    [Responder]

  84. Crislane Barbosa disse:

    Ótimo livro!
    Assisti ao filme primeiro e gostei bastante.
    Mas o livro é bem melhor!
    Li na expectativa de encontrar um livro dinâmico. E acho que ele cumpriu esse papel para mim.

    Bjus…

    [Responder]

  85. Raylana disse:

    Estou simplesmente louca para ler o livro, já vi o filme… meu Deus são tantos livros pra comprar q nem sei qual compro/leio 1° rsrs !
    Amei a resenha, q me deixou com mais vontade de ler ainda ! bjs

    [Responder]

  86. Eliza disse:

    Gostei bastante do livro. Não vi o filme dele, mas fui ver o segundo (em chamas), fiquei empolga e acabei comprando o primeiro livro pra conhecer a história de verdade. Li em um dia rs. Gostei muito da protagonista e apesar da ideia macabra do jogos, gostei do história. Quero ler a continuação.

    [Responder]

  87. Bruna Petri Lima disse:

    Quero compraaaaaar! hahahahaha
    Ai, porque o dinheiro não nasce em árvore? Poxa vida.
    Ou então porque os livos não são de graça, ja que aumentam o conhecimento? ALÔ DILMA!
    Amei a resenha, bem bacana e sincera. Tenho muita curiosidade em ler, tanto pelo lado modinha, tanto pelo lado do conteúdo mesmo. Vamos ver!

    [Responder]

  88. Olívia disse:

    Ainda não li essa série!!! Assisti o primeiro filme, e nem sabia do que era na verdade, tava meio na lua, adorei o filme, e adorei o em chamas tbm, to na duvida ainda se leio a série antes de sair os ultimos filmes ou se leio só depois de assistir todos, algumas coisas que fiquei sabendo ja mudam, tipo o Peeta perder a perna, que no filme não acontece… Adorei a resenha by the way…
    bjs

    [Responder]

  89. Isabele Cristina Magiore disse:

    Resenha maravilhosa para um livro maravilhoso!

    [Responder]

  90. Jordana Casagrande disse:

    Ameei esse livro! Já li umas 3 vezes a série…

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Powered by sweet Captcha