Resenha: A Última Carta de Amor


A Última Carta de Amor
de Jojo Moyes,
editora Intrínseca.

EDITORA Intrinseca

Vou começar esta resenha falando sobre expectativas. Ao olhar a capa deste livro fiquei completamente apaixonada. O lacinho que amarra as cartas parece de verdade! O detalhe dos envelopes, as fontes, as cores… Tudo me fez querer ter o livro imediatamente.

Depois de ter o livro em mãos, a quarta capa e as orelhas me deixaram animadíssimas para lê-lo. Esperava um romance epistolar (o que não é) completamente envolvente e que me fizesse desidratar de tanto chorar. Pois é, sou dessas românticas choronas incorrigíveis.

Só que aí, depois de passar duas semanas inteiras sem ler nem uma página de nada, decidi começar a leitura. E não sei bem explicar, mas de repente me senti extremamente decepcionada… A leitura se arrastava impossivelmente até quase o ponto de me fazer desistir.

Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, fui empurrando com a barriga e – TCHARAM! – de repente não conseguia mais desgrudar, e li a metade final do livro no finzinho da tarde do último domingo. Não me arrependo nem por um segundo. :)

A Última Carta de Amor conta a história de duas mulheres (e seus amores) separadas pelo tempo. Elas não se conhecem, mas uma vai mudar a vida da outra de uma forma irreversível e inesperada.

Ellie Haworth é uma jornalista em busca de uma reportagem que possa ajudar a alavancar sua carreira, deixada ligeiramente de lado desde que começou a se envolver com um escritor casado, um ano antes. Revirando arquivos antigos do jornal, encontra uma carta de amor – que é o real início desta história.

Voltamos a 1960 e conhecemos Jennifer Stirling, uma mulher elegante que está tentando voltar para sua antiga rotina depois de se recuperar de um acidente de automóvel. O problema é que a batida apagou muitas lembranças de sua memória e ela não consegue deixar de se sentir deslocada.

Nem mesmo seu marido, Laurence, e os amigos íntimos conseguem fazê-la voltar a seu antigo normal. E ela rapidamente entende o motivo quando encontra uma carta de amor endereçada a ela, escondida em um livro, assinada por “B”. Pois é, parece que ela tinha um amante!

Paralelamente ao “presente” de Jenny, conhecemos sua história antes do acidente. Seu círculo social, seu dia a dia com o marido, o que gostava de fazer, como agia… Até o ponto em que as duas partes se fundem.

Preciso dizer que a Jennifer antes do acidente era uma pessoa que me desagradava, mas não tanto quanto Ellie no início do livro. E este foi um ponto que achei curioso: não consegui gostar das duas até entender realmente a história delas.

A narrativa é em terceira pessoa e sob diferentes pontos de vista, então acho que isso colaborou para que eu demorasse a me envolver com a história e os personagens. Depois considerei este estilo uma vantagem – pude descobrir o que estava acontecendo em diferentes lugares, com diferentes pessoas.

A caminhada de Jennifer em busca de sua história esquecida e do amante perdido é emocionante. Se antes do acidente a considerava insuportável, depois passei a admirá-la… Mas também a reprovar certas atitudes, apesar de compreendê-las.

Nunca fui a favor de traição, não defendo o adultério, mas de certa forma consegui REALMENTE entender as coisas que levaram ao caso de amor de Jenny e B. E estou do lado deles incondicionalmente.

Por outro lado, o caso de Ellie com o escritor me parecia bem mais frívolo e superficial, especialmente por ser mostrada como uma relação praticamente unilateral. Pois é, demorei mais a gostar de Ellie que de Jenny.

Mas aí chegou aquela parte da história que me prendeu. Não sei dizer exatamente em que momento aconteceu, mas de repente estava virando freneticamente as páginas, desejando saber exatamente o que aconteceu e o que aconteceria.

Me peguei chorando de soluçar em alguns momentos, suspirando em outros e sorrindo de satisfação ao final. Em algum ponto fiquei apaixonada pela trama e seus personagens e tudo o que posso dizer, para não estragar a surpresa de ninguém, é: LEIAM!

É um livro extremamente romântico e envolvente (pelo menos a partir de certo ponto, como tentei demonstrar aqui), acho que vocês conseguiram perceber pela minha resenha maior que o normal, não é? E juro que escreveria MUITO mais só para fazê-los entender o que aconteceu comigo durante a leitura, minha mudança de atitude etc e tal.

Como já exagerei nas linhas, me limito a reforçar que vale a pena. No início a narrativa parece confusa pela troca frequente de tempo e narrador, mas depois que você se acostuma (acho que foi aí que comecei a gostar) a coisa flui. É um romance muito doce, e que ficou por muitas horas na minha cabeça, passando como um filme.

Acho que o único ponto negativo que ficou ao final são as lindas cartas de B (lindas, lindas, lindas!). Isso porque meu namorado terá sérios problemas com minhas altas expectativas a partir de agora! hahahahaha ;)

  1. Joicy disse:

    Nem sempre a primeira impressão é a que fica,também me empolguei!Amei a resenha,apesar de você ter se envolvido muito com o livro,soube explorar os detalhes que só os bons leitores vêem. Ah… somos duas choronas,viu!

    Beijinhos :*

    http://joicy-santos.blogspot.com.br

    [Responder]

  2. Lizzie disse:

    Eu ando LOUCA para ler este livro. Infelizmente, tenho 25 pela frente antes de poder pensar em comprar ele -.-
    Bem, sou quase uma especialista em livros com começo chato (por vezes, todo chato), muitos deles precisam de uma introdução grande e isso os torna enfadonhos, mas quando a história de verdade começa vemos que valeu a pena passar por todas aquelas páginas, as vezes elas são extremamente necessárias.
    Enfim, um dia (espero que não tão distante) volto aqui para opinar sobre o livro. Adorei a resenha e fiquei com ainda mais vontade de ler! Beijoos

    [Responder]

  3. Dyana Colares disse:

    Ai que lindo! Desde que vi essa capa pela primeira vez me interessei e depois que li a sinopse em uma livraria, meu interesse aumentou!
    Essa é a segunda resenha que leio dele e só me fez ficar com mais vontade! hahaha!
    Adorei que a história envolvem cartas.. sou romântica à moda antiga, então adoro esse tipo de coisa!
    Adorei sua resenha, Juh! :)

    Beijos!

    [Responder]

  4. Anelise disse:

    Ainda não sei se quero ou não ler esse livro, hahahaha. Omeu problema é que eu tenho um certo preconceito com livros com duas protagonistas, geralmente eu não gosto :| Só que aí lendo a sua resenha, e principalmente esse final e vendo quanto você amou, eu fiquei mais confusa ainda. Vou ver se consigo em alguma troca, ou bem baratinho, rs.

    Beijos!

    [Responder]

  5. Louise Mello disse:

    Em geral essa temática de traição – adultério por si só já é bem polêmica,mas pela sua resenha acho que o livro tenta mostrar que sempre tem duas versões em uma mesma história,que ninguém é 100% mau ou santo e não cabe a nós julgarmos,não é mesmo? um fato que me deixou pensativa se irei ou não por esse livro na listinha de livros que quero ler é devido parecer se uma história de tropeços,uma vida com altos e baixos,as pessoas errando,mas no intuito de acertar e é isso exatamente que ocorre na vida,então acho que seria uma leitura bem fluída.

    [Responder]

  6. Vanessa Grandin disse:

    Eu comprei esse livro porque fiquei apaixonada pela capa…é linda mesmo!!! Mas ainda não li……..
    Eu vi algumas resenhas não muito positivas e fiquei meio que deixando o livro de lado….
    Mas depois da sua resenha ( e é claro que levarei em consideração a sua em relação às outras) , será minha próxima leitura!!!!
    Adorei…beijos!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Vanessa, que honra, obrigada! *-*
    Fui o mais sincera possível: até quase a metade estava detestando, achando um saco, mas de repente comecei a adorar!
    Espero que você goste!
    Beijocas!

    [Responder]

  7. Nossa ja me falaram tanto desse bendito livro, que só me resta comprar neh. O duro é que já tenho tantos no Nicholas Sparks pra ler, que nao quero mais romance. kkk, mas se tiver oportunidade pego esse.

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    [Responder]

  8. Tenho vontade de ler esse livro desde que vi a capa no site da Wook (que é tão linda quanto essa) e ainda não sabia que tinha ele aqui. A resenha está ótima, só fez ter mais vontade de ler, só vai demorar um bocadinho porque tem uns vários na frente dele.

    Beijos, Izabela :)

    [Responder]

  9. Estou muito curiosa para ler este livro, mas como muita gente por aqui, estou com uma fila de espera na casa dos 40, então, nem tão cedo vou lê-lo. Espero que surja uma oportunidade em breve de lê-lo.
    Adoro a sua sinceridade nas resenhas.
    Beijo, beijo!

    [Responder]

  10. Letícia P. disse:

    Esse livro realmente tem uma capa linda!
    A história n me atraiu muito, até gosto de romances mas esse não me chamou atenção então não pretendo ler.

    [Responder]

  11. Juh fiquei com pena do seu namorado. Como ainda não li este livro, meu marido está tranquilo, rsrsrsrs.
    Bjs, Rose.

    [Responder]

  12. Juh Sutti disse:

    Eu amei o livro também Juh! Mas me encantei desde o começo rs.
    O romance da Jennifer com o B, apesar de ser uma traição, me convenceu, pude entender e torcer muito por eles. No entanto, assim como você, o da Ellie com o escritor não desceu!

    Beijos
    Livros e blablablá

    [Responder]

  13. Fernanda Bianchi disse:

    Adorei a resenha, deu pra entender certinho o que vc sentiu =).
    Espero poder le-lo em breve.
    Bjus

    [Responder]

  14. Quequel disse:

    Choro em litros?
    Opa.. é esse q eu vou ler! kkkk
    Como podemos gostar tanto assim de chorar? kkkk
    Parece bem legal… já está na minha listinha (listona, né?)
    Até mais Juh !!

    Bjinsssssssss

    [Responder]

  15. Maysa disse:

    Tenho tanta vontade de ler esse livro, pena que no momento não tenho como, mas assim que eu puder eu vou ler \o

    [Responder]

  16. Milena disse:

    Fiquei com vontade de ler esse livro.. adoro histórias se entrelaçando, awn *-* hahahha… parece ser um romance bem calmimnho (:

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    [Responder]

  17. Ana Paula Carneiro disse:

    Olá! Adoro seu blog, por isso indiquei-o ao selinho “Seu Blog é Divo!”
    Passe no meu blog e dê uma olhada: http://papeisefrases.blogspot.com.br/2012/07/selinho-seu-blog-e-divo.html

    Abraços e sucesso!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Muito obrigada pelo carinho!
    Beijocas!

    [Responder]

  18. Ana Paula Ramos disse:

    Aiii que lindo!!!!! quero ler ele logo!!!!!
    ja aconteceu comigo tbem, de começar um livro, quase desistir e depois não conseguir largar e ainda ter vontade de gritar que é meu livro favorito!!!

    muito na espectativa deste!!

    adorei a resenha
    bjos

    [Responder]

  19. Maria Clara disse:

    Parece ser um ótimo livro perante sua resenha . No começo parece ser chatinho mesmo, mais depois parece que fica beeeeeeeem legal *-* As vezes largo livros de mão porque acho chatos mais agora vou seguir sua opinião e ler até o final :) Beijos !

    [Responder]

  20. Nane Safons disse:

    Oi Juh!
    Como sempre, a tua resenha me deixou louca para ler o livro!!
    Eu também detesto traição, principalmente quando eu gosto do traído. Mas parece que nesse livro ele não é muito relevante, então fiquei curiosa!! =D
    Vou colocar na lista de leituras romanticas!!

    [Responder]

  21. Raíssa Lins disse:

    A Última Carta de Amor realmente parece um livro incrível. Como você destacou, desde a arte da capa fiquei encantada com ele. Ler em paralelo duas histórias de mulheres diferentes, mas com, aparentemente, algumas convergências parece uma experiência bastante interessante. Além da história, por si só atraente, acho que o livro é algo que possui um algo mais, né?

    beijos

    [Responder]

  22. Oi Juh
    Eu quero muito ler este livro!

    Desde o lançamento e da primeira resenha que li, quero ele pra mim!

    Beijo

    [Responder]

  23. Evy disse:

    Estou lendo agora o livro. Estou na parte em que a Jenny vai jantar com o Anthony…
    Quando eu terminar, volto aqui pra te dizer o que achei.

    Bjos

    [Responder]

  24. Babih Hilla disse:

    Que capa bonitinha!

    “envolvente e que me fizesse desidratar de tanto chorar.”
    hahahaha gostei!

    “envolver com um escritor casado” Mas, ultimamente essas
    relações estão uma bagunça, né? Virou moda os personagens
    casados se envolverem com outras pessoas, já não chega
    a realidade? Isso é uma coisa que detesto nos livros.

    O enredo, na minha opinião, tem certas semelhanças com
    “Paixão e Liberdade”, mas são apenas nuances hehehe

    Que bom que ao final da leitura você acabou gostando
    da história hehe assim a leitura vale a pena, confesso
    que eu leria só pela capa hehehe

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    [Responder]

  25. Kelly Barros disse:

    Que resenha maravilhosa! Concordo com você em quase tudo! u achei os dois primeiros capítulos chatos, mas depois eu me envolvi com a história. eu odiava a Jenny e gostava do marido dela, também não gostava do B. achava ele muito chato. Também odiava a Ellie, mas depois tudo mudou! Também custei a acompanhar o vai e volta no tempo, mas depois que acostumei a leitura fluiu muito melhor. Foi um livro que mexeu muito com as minhas emoções. Eu senti raiva, amor, compaixão, ódio, chorei horrores, tudo num livro só. Eu digo a mesma coisa pra todo mundo: LEIAM!

    [Responder]

  26. Babi Lorentz disse:

    É, Juh, acho que a maior parte das pessoas que leu este livro, começou por causa da capa, se decepcionou com as primeiras páginas e depois se apaixonou com a metade final. Comigo foi assim também, rs.
    Beijos.

    [Responder]

  27. maria laura bernardes disse:

    Não conhecia esse livro. Mas o que é essa capa? Depois que eu vi essa capa linda fiquei morrendo de vontade de correr na livraria e compra-lo. Amei sua resenha e ficou nítido o seu carinho pela história. Confesso que não sou muito fã de livros que me fazem chorar, mas esse eu realmente fiquei curiosa e entrou pra minha lista de próximas compras.
    Parabéns pela resenha!

    [Responder]

  28. Dana disse:

    Oi Juh, nessa resenha eu tinha que comentar…rs Então, tive a mesmíssima sensação que vc no inicio da leitura, decepção, eu achei chatissimo até mais ou menos a pag 180, que é quando começa a segunda parte, aí sim a leitura fluiu de forma incrivel e mais uma vez me senti igual a vc, querendo saber e saber e saber mais o que aconteceria depois. Sim, minha resenha tambem ficou enorme e SIM eu poderia falar paginas e paginas sobre esse livro. Se vc tiver um tempinho, depois da uma lida na minha? :D beijos, otima resenha, como sempre!
    http://www.feedyourhead.com.br/2012/06/resenha-ultima-carta-de-amor-jojo-moyes.html

    [Responder]

  29. Andresa Vidal disse:

    Peguei esse livro na livraria e quase comprei, mas quando vi que se tratava de traição deixei pra lá. Mesmo querendo muito comprá-lo pela capa.
    Agora lendo sua resenha consegui entender melhor oq o autor quis passar e talvez eu volte atras com a minha escola e compre o livro.

    Andresa Vidal
    http://www.inbookshelf.com

    [Responder]

  30. Minha impressão sobre a capa é exatamente a mesma que a sua, parecia que eu estava lendo as minhas palavras. rs!
    Estou louca pra ler por tudo, mas principalmente pra descobrir esses tais romances. rsrsrs!

    [Responder]

  31. Esse livro parece muito legal Juh, e já tinha ouvido falar dele mas até a sua resenha não tinha me interessado!
    Tem taaaantos livro aqui em casa pra eu ler que acho que esse vai ter que ficar na filinha, mas vou procurá-lo quando for a livraria!

    xoxo, Isa =*

    [Responder]

  32. Giselle Bruna disse:

    Hmm… já tinha ouvido falar do livro. Agora estou ainda mais ansiosa para lê-lo!

    [Responder]

  33. Lara Lopes disse:

    Fiquei super interessada nesse livro desde quando li sobre ele no “Um Livro Por Dia”. Acabei colocando ele la lista de prioridades junto com Circo da Noite, Garota Replay e Sábado à Noite. Amei a resenha, parabéns! :)

    [Responder]

  34. Geê disse:

    Adoro livros que mexem assim com a gente! Quando comecei a resenha já pensei “pronto, o livro não vai ser tão bom quanto eu esperava” :s Mas ainda bem que você chorou de soluçar, porque é isso que eu espero que o livro faça comigo :)
    HAHA’ coitado do seu namorado ^^

    Beijos
    Geê – almaleitora.blogspot.com

    [Responder]

  35. Morro de vontade de ler! Toda vez que vou na livraria fico namorando ele! ♥

    [Responder]

  36. Bianca Maia disse:

    Amei o livro pela resenha. Mas nao sei se compraria ele. Sou do tipo que gosta de ler livros que se prendem desde o começo. Porém, sempre abro exceçoes. E esse, pelo desenrolar do final, parece ser interessante! bjOs

    [Responder]

  37. Caue disse:

    muito lgl a resenha! e realmente a capa eh muuuuuito linda, mal consigo diferencias as cartas e o laço, eh muito real! *-*


    hangover at 16

    [Responder]

  38. Estou louco para ler esse livro, mas me pareceu meio o estilo do Nicholas Sparks, sei lá, de todos os livros do Nicholas que eu já li, odiei o começo, mas a partir da metade me apaixonei pelo livro, de acordo com a sua resenha, acho que quando começar a ler esse dai, vou sentir a mesma coisa quando leio os dele.

    [Responder]

  39. Horlanda Barbara disse:

    Desde que eu vi esse livro com essa capa incrivel eu ja quis.
    Conheço e ja li muitos livros assim que no começo acabam com a gente, mas que no fim valem totalmente a pena.
    Gosto dessas historias que meio que desenterram o passao. E se tem romance então, me ganha de cara.
    Quero muito ler ele.
    Beeijos

    [Responder]

  40. Eduarda Oliveira disse:

    Quero muito, muito, MUITO ler esse livro agora! kkkkk
    Confesso que a capa me chamou atenção, mas ia deixar passar porque só lia resenhas negativas sobre ele, mas depois da sua resenha eu PRECISO ler! E costumo gostar de livros que você também gosta :)
    Beijos!

    [Responder]

  41. Victoria eliza disse:

    Estou louca por esse livro , vou confessar que quero mais por causa da capa , mais a historia parece ser realmente ótima!! Adorei a resenha ela esta enorme e muito bem contada detalhada agora eu sei o que esperar desse livro!!

    [Responder]

  42. Andressa Leite disse:

    Isso me lembrou “Questões do Coração”, amei demais aquele livro, mas o adultério é uma questão que me incomoda bastante. Acho que vou ter os mesmos sentimentos lendo o livro: vou demorar um pouco para engatar a leitura e me aproximar das personagens. Também amei a capa *-*, muito linda mesmo.

    [Responder]

  43. Gostei muito da resenha Júh, e estou maluco por este livro. Quero MUITTOOOOOO ler ele.

    Jú, sempre arrasando nas resenhas!

    Bjões,
    - Luizinho.

    [Responder]

  44. João Pedro disse:

    Adorei o livro, breve comprarei, e sua resenha está ótima juh !

    [Responder]

  45. Cláudia Soares disse:

    Também estou apaixonada por essa capa. Os detalhes são incríveis e o laço realmente parece de verdade.
    Amei a resenha. Super sincera. Gosto assim.
    A sua empolgação me contagiou completamente.
    Estou lendo um livro assim. Ainda não consegui gostar dele, mas estou empurrando com a barriga.
    E o que mais me motiva a ler é exatamente essa sensação que você descreveu muito bem: ” que ficou por muitas horas na minha cabeça, passando como um filme.”
    Coitado do seu namorado !!!
    beijão

    [Responder]

  46. Ceile disse:

    Oi, Juh!
    Eu comprei este livro assim que lançou por achar a capa realmente linda e pq adoro cartas!

    Depois li algumas resenhas que foram um pouco desanimadoras, e talvez esta primeira metade nem tão legal que me atrase. Sabe aquela falta de paciência pra esperar até ficar bom? rsrsrs

    Vou deixar para um momento mais livre… Espero ficar tão encantada como você, mesmo que isso demore rsrsrs.

    Um beijo!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Ceile,
    Espero que quando você decida ler goste tanto quanto eu! *-*
    Beijocas!

    [Responder]

  47. Lia disse:

    A capa desse livro é mesmo linda! Fiquei feliz de ler uma resenha positiva, porque as que eu tinha lido não estavam muito favoráveis, e tenho muita vontade de ler esse livro. Amei a resenha!
    bjo

    [Responder]

  48. Tatiana disse:

    A capa é muito fofa mesmo, dá vontade de ler por ela, eu já tinha visto outras resenhas desse livro e tenho muita vontade de ler.

    Parabéns pela resenha

    bjos

    [Responder]

  49. Francielle disse:

    Eu achei super linda essa capa, mas tinha não lido nenhuma resenha do livro, até hoje.
    Mas com certeza lerei. Ultimamente estou gostando de vários livros com isso “alguém-do-passado-e-alguém-do-presente”. Estou lendo Timeless e tem um pouco disso. Acho legal ver as diferentes abordagens com esse tema.
    Beijos Juh :**

    [Responder]

  50. Samira Chasez disse:

    Oi…

    Amei a sua resenha.. A partir dela fizesse com que eu queres-se esse livro com uma intensidade enorme.. Mas, como tenho uma lista de espera para ler não vou poder ler ele ainda só daqui um tempo..

    [Responder]

  51. Mariana Borges disse:

    Não sei muito o que esperar desse livro na verdade, vi muita gente falando bem dele.. e outras pessoas dizendo apenas que gostaram. Está na minha lista de próximas leituras, logo estarei lendo. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    [Responder]

  52. Camila disse:

    Nossa! Adorei sua resenha!
    Com certeza esse livro está na minha lista. Sou romântica chorona incorrigível como você disse. Boas expectativas para esse livro.
    Beijinhos!

    [Responder]

  53. Debora Pereira Viana disse:

    Que bom que você disse que não se arrependeu da leitura. Eu também comecei a lê-lo e parei…não consegui pegar o ritmo e acabei desanimando, ou seja, ele ainda está na minha pilha de livros a ler. Assim que eu terminar os livros que estou lendo tentarei pegá-lo novamente. A capa dele é linda mesmo…muito fofa!!! Bjosss

    [Responder]

  54. Adrielly disse:

    Entrou para minha lista de desejos, realmente a capa é muito linda e cria muitas expectativas, espero ler logo e não me arrepender.

    [Responder]

  55. Larissa disse:

    Peguei esse livro emprestado quinta-feira passada. E, confesso, o fiz com certo receio. Geralmente não gosto muito de livros super românticos (talvez um dia escreva sobre isso rs) e tenho certo preconceito contra eles. Mas, resolvi me aventurar. Ainda estou no segundo capítulo e estava sem muito pique para continuar. Porém, lendo sua resenha agora, me empolguei demais!!! Vou me jogar de cabeça no livro, vamos ver no que dá! Te conto depois! ;)

    Ps.: entrei no blog por causa da promoção da Marian Keyes, mas digo aqui que foi um prazer! Vou fazer isso sempre a partir de já!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Larissa,
    Seja MUITO bem-vinda, viu?
    E obrigada pelo comentário! Aguardo você voltando com sua opinião! ;)
    Beijocas!

    [Responder]

  56. Caroline Mendes disse:

    Eu acho a capa desse livro linda!
    E adorei a sua resenha!
    O problema é que a fila está grande aqui… O dia que diminuir pode ser que eu o leia. :)

    [Responder]

  57. Dani Marjorie disse:

    Acho a capa desse livro linda, e mesmo que as resenhas não me animem muito pra ler, eu com certeza vou ler, pois adoro toda essa coisa de cartas e tal, então já está na minha listinha de leitura…
    Bjs.

    [Responder]

  58. Rosi disse:

    AMEI esse livro, no começoi demora a empolgar mas depois … e a torcida??? Queria ler mais da autora!

    [Responder]

  59. Anne Caroline disse:

    Olá.
    Comprei este livro há uma semana, e ainda não passei do Terceiro capítulo. Comprei porque também me apaixonei pela capa. Comecei a ler e tive exatamente a mesma reação que você. Estou me esforçando muuuuuuuuito pra ler. Eu não conhecia seu blog, vim a conhecer justamente porque fui procurar resenha sobre o livro, pra ver se eu me empolgava um pouco. Bom, me empolguei.rs. Espero que a parte que vai me prender ao livro chegue logo.

    Parabéns pelo blog. Sou leitora compulsiva também. E agora, fã do blog.

    Bjs.

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Oi Anne!
    Seja bem-vinda, viu?
    E, acredite, pra mim valeu todo o esforço do início da leitura.
    Depois volta pra me contar o que você achou! ;D
    Beijocas!

    [Responder]

  60. Bruna disse:

    Boa noite, Juh! Esta é a primeira vez que participo de seus comentários, estou nessa fase de se empolgar com a história, e também de se acostumar da forma que é escrito.Comecei a me cativar pelo livro, quando Janny encontra a primeira carta escondida e a partir dai não consigo mas parar de ler, mas pela falta de tempo ainda não terminei e agora me empolguei mais depois de sua resenha.
    Você está de parabéns, suas resenhas e videos são de inspiração para muitos que não sabem mas que livro ler haha..
    Beijos Bruna

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Oi Bruna!
    Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário, viu? Adorei! :)
    Espero que você goste! Depois volta pra me contar!
    Beijocas!

    [Responder]

    Bruna

    Bom dia Juh! Terminei ontem de ler este livro e me apaixonei pela história, realmente ela consegue encerrar o livro de um jeito que te emociona e te dá vontade de reler.
    bjos

    [Responder]

  61. Eveline Thalita disse:

    Oi Juh!

    Uma capa bem elaborada realmente conquista. Gosto muito de leituras narradas em terceira pessoa, penso que conseguimos ter uma visão ampla dos personagens e situações. Amei sua sinceridade na resenha, tem livro que demora mesmo a “engatar”.
    Bjocas!

    [Responder]

  62. Erika Paiva disse:

    Parece ser muito bom mesmo.

    [Responder]

  63. ALICE BRAGA disse:

    Olá, comprei os dois livros da Jojo por sua causa. Gostei bastante deste, mas preferi “como eu era antes de você”.
    Bjs

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Alice,
    ADOREI saber disso!
    Que com que curtiu, eu também prefiro esse! ;D
    Beijocas!

    [Responder]

  64. Camila Alexandrino disse:

    Eu li esse livro ano passado e nossas opiniões sobre eles são um pouco divergentes, pelo menos quanto ao final do livro. No começo eu estava como você: achei chato, difícil de continuar, mas me manti firme e fui lendo aos pouquinhos, mas o final? Eu particularmente achei chato, bobo e sem graça. Foi uma leitura decepcionante. Não teve nada que me fizesse suspirar. Mas claro, eu respeito totalmente sua opinião, vários livros que você leu eu quero ler ou já li e concordo que combinamos na maior parte das opiniões, mas quanto a esse eu discordo :s
    Um beijo e boas leituras!

    [Responder]

  65. Olívia disse:

    Adorei esse livro também, ainda não tinha lido Jojo, esse foi o primeiro.
    Demorei um pouquinho para engrenar também, mas a partir de algum ponto me prendeu e terminei em pouco tempo.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Powered by sweetCaptcha