Resenha: Amanhã #7 – O Outro Lado do Amanhecer


Amanhã #7 – O Outro Lado do Amanhecer
de John Marsden,
editora Fundamento.

Editora Fundamento

Se você ainda não leu o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto ou o sexto livro da série… Não tem problema! Essa resenha não conta nada além do que a sinopse do livro diz. :)

Ellie e seus amigos recebem uma importante missão do coronel Finley: causar o maior estrago possível no ponto mais importante que encontrarem em poder do invasor. Com uma rápida ajuda da Nova Zelândia, os meninos estão prontos para entrar em ação! Mas isso é uma guerra, e coisas inesperadas acontecem.

Depois de algum sufoco e alguns contratempos, parece que tudo daria certo… E tudo ia realmente bem até Ellie precisar fugir e acabar separada dos seus amigos, presa em um trem em movimento! E, em pouquíssimo tempo, ela se vê cercada de inimigos por todos os lados, completamente isolada e perdida.

Esta resenha será diferente, porque não vou me ater apenas ao sétimo livro, mas vou falar da série como um todo. Esperei muito para ler O Outro Lado do Amanhecer e posso dizer que não fiquei decepcionada. Mas, apesar disso, tenho minhas ressalvas.

O livro, como outros da série, é bastante agitado, mas acho que justamente pela quantidade de acontecimentos poderia ser mais longo. Não é como se fosse exatamente corrido, mas senti falta de um aprofundamento em alguns trechos. Foram muitas coisas diferentes acontecendo em um livro que é apenas ligeiramente maior que os anteriores.

O que posso dizer com certeza é que Amanhã, definitivamente, é uma das minhas séries favoritas. John Marsden conseguiu contar uma história fantástica, que poderia ser real, sem perder a doçura da narradora. Mas, ao mesmo tempo, acompanhamos Ellie e os amigos perdendo a inocência.

O sétimo livro, especialmente, seguiu uma tendência da série: ter fortes emoções e momentos importantíssimos de reflexão. Especialmente no final. Fiquei muito preocupada durante a leitura em como o autor concluiria a história… Pensei em mil e uma possibilidades, mas juro que não esperava a coragem dele terminar da forma como foi: o mais próximo possível do real – ou do que imagino que seja o real.

Em sete livros acompanhamos muitas perdas, momentos de tensão, superação, transformação… Mas acompanhamos principalmente o estreitamento de laços fortes, onde um se abriu para o outro, dividiu as piores angústias e as maiores monstruosidades. No último livro acompanhamos o desdobramento disso. Cruel? Talvez, mas muito real.

Outro ponto importantíssimo da série são os personagens. Não só Ellie, a protagonista e narradora, mas cada um da turma – desde o primeiro livro até o final – deixou sua marca. Todos colaboraram para a história, para a guerra e para o amadurecimento dos personagens que sobreviveram. Justamente pela importância de cada um é que cada morte foi tão sentida. :(

Não consigo expressar tudo o que gostaria, especialmente porque não quero contar nada da história, mas se você ama livros que misturam ação, amizade, romance, momentos de tensão etc e tal, tenho CERTEZA que você vai adorar Amanhã, assim como eu.

Na verdade me sinto um pouco triste ao fazer essa resenha, porque sei que tive que me despedir de Ellie e sua turma… Pelo menos até a trilogia The Ellie Chronicles sair por aqui! ;)

32 comments

  1. Juh, te vejo sempre falando dessa série e pensei em comprar só por causa das estrelinhas[?] da lombada haha. Mas com essa resenha a série ganhou uma futura leitora. Não gosto muito de séries que passam a mão na cabeça do leitor, ou sempre fogem do real.
    Mas será que agora com o fim sai algum box? Os preços são meio salgados por aqui. Mas com livro a gente dá um jeito né?
    Beijão! E obrigada pela indicação :)

  2. Sou dessas que sempre analisa a capa antes do conteúdo e esse não foi diferente: imaginei um livro bobinho de adolescentes .hm
    mas a sua resenha me despertou a vontade de ler a série toda *-*
    beijo, beijo

  3. Conheci essa série ao ler suas resenhas anteriores…até já procurei pra comprar , mas vou terminar primeiro o monte de livros que tenho pra ele….
    Me interessei pela história e espero poder le-la em breve!!!!

  4. Juhh, por mais que eu não tenha nenhum livro dessa série, digo que você continua arrebentando nas resenhas. Você arrasou tanto que me convenceu a ler essa série, você também me convenceu a dar uma chance para ler um livro do NIcholas Sparks e você talvez me vicie em Harry Potter.
    :D
    Mas não te culpo, porque isso é legal.
    Bjs *.*

  5. Juh, desde que eu vi você falando da série no Bookshelf Tour que eu fiquei com vontade de ler, e depois dessa resenha eu fiquei: “POR QUE EU AINDA NÃO LI ESSA SÉRIE???”
    Vou deixar os outros livros que estavam na fila esperando mais um pouco para ler esses ;D

  6. Amei a resenha Sempre quis ler essa serie as capas são lindíssimas e é bem comentado essa serie já cheguei a pegar o livro na mão pra compra mais acabei não comprando. Quando eu tiver outra oportunidade de comprar com certeza eu vou.. Estou super curiosa com essa serie e com uma sede de Ação, Romance , Amizade que esse livro tem!!

  7. Li só o final da resenha, INFELIZMENTE ainda não li nenhum livro de Amanhã.
    Muita vontade de conhecer essa série! Parece ser diferente de tudo que tenho aqui na estante. Mas são tantos livros que quero ler, e estes, além de serem muitos, não são dos mais baratos, então acabam ficando mais pra trás na fila ;/
    Parabéns pela resenha, Juh!
    Beijinhos

  8. Eu amo essa série.Amo todos os livros. Ainda ão li o final, mas to super ansiosa.É uma pena que a Editora não faça mais divulgação, nem mesmo com o filme. E eu acho que muita gente considera a história boba e para crianças(eu sei que eu considerei antes de ler), mas os personagens são tão bem desenvolvidos e a história é tão emocionante.Em diversas situações eu me peguei pensando o que EU faria se estivesse em alguma das situações que eles passaram.
    Não sei se estou realmente preparada pra ler o último livro.Isso é fato.

  9. Nunca tinha ouvido falar dessa série, Juh! Amei a capa :) Mas provavelmente não vou ler, estou evitando começar séries tão grandes… hahahaha

    Beijos!

  10. Depressão por n ter lido nada dessa série ainda =(
    parece ser ótima!
    Tomara q agora com todos os volumes lançados, façam um box ou alguma coisa pro preço abaixar um pouco e eu criar coragem e comprar.

  11. Não tem como não ficar com vontade de ler alguma coisa quando você faz uma resenha tão boa e estimulante.
    Fiquei muito interessada em conhecer a série. Quem sabe quando minha lista diminuir eu não me rendo a ele? :**

  12. Olá,

    Bela resenha me deixou com muita vontade de ler o livro e confesso que estava na dúvida se começava ou não ler. Quero te parabenizar também pelo blog, um cantinho muito gostoso. Já o sigo e gosto muito de suas resenhas, espero ter mais tempo para comentar. Eu também tenho um blog onde publico poesias, textos e indicações se quiser dar uma passada lá ficarei muito contente.

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    Abraços

  13. Eu quero saber também se sai o box, porque além de mais barato a gente fica com todos os livros à mão de uma vez só e pode engatar direto de um pro outro. Eu aaa-mo fazer maratona! Não sei se você curte.

  14. Eu sou louco para ler essa série, mas apesar de parecer ótima, os preços são muito salgados, e eu to pobre de tanto gastar em livros e vou ficar mais pobre ainda com a bienal do livro aqui de sp, que vai começar em agosto *_* Mas quem sabe eu possa comprar pelo menos o primeiro volume dessa série né? Quem sabe.

  15. Pela capa, parece ser um livro de baixa categoria. Mas depois que li a resenha, fiquei surpresa em perceber que neste caso nao vale a pena julgar a capa e sim le-lo. Amei demais e vou ter que acrescentar nos meus books esperados!..rsrsrs

  16. Nunca li nenhum deles, mas já gosto pelas suas resenhas. Adoro as capas :)
    Sei bem como é isso de despedir de uma serie que a gente gosta tanto. =(
    Sou louca pra le-los.
    São poucos autores que ousam no final do livro hahaha.
    Já quero todos.
    Beijoks

  17. Eu não li nenhum livro ainda, mas pretendo(só não sei direito quando…) porque entrei no clima de guerras, revoltas, rebeliões.
    Assisti ao filme, e gostei, isso me deu mais vontade de ler.
    Beijos :*

  18. Nunca ouvi falar da série, por isso é bom estar acompanhando notícias dos blogs…rsrs Como são vários livros prefiro esperar estar todos lançados pra me empolgar a ler.rs

  19. Juh, parabens pelo site. Estou praticamente na metade do vol. 7, e confesso….achei que por ser o ultimo seria o mais surpreendente de todos…senti uma certa decepção…..porem, pesquisando na net vi que a editora fundamento vai lançar a “continuação” dessa série. mais 3 volumes com o nome “as cronicas de ellie”
    a fundamento anuncio em sua pagina do facebook que sera lançado agora no começo de 2013…vamos esperar pra ver…enquanto isso,,,estou lendo um capitulo por dia do vol. 7…
    abraços

      1. Então Juh , as cronicas de Ellie aqui no Brasil se chama Depois de Amanhã e já está no segundo livro, e posso te afirmar que é tão bom quanto a serie Amanhã.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *