Resenha: Lola e o Garoto da Casa ao Lado

Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Lola e o Garoto da Casa ao Lado
de Stephanie Perkins,
editora Novo Conceito.

Editora Novo Conceito

Dolores Lola Nolan tem 17 anos e um senso de estilo único. Apaixonada por moda, costuma se expressar por suas roupas nada discretas, perucas coloridas e muita atitude.

Filha de dois homens carinhosos e gentis e trabalhando num cinema com pessoas muito bacanas, Lola tem uma vida ótima, apesar da implicância dos pais com Max, seu namorado de 22 anos que tem uma banda de rock.

E tudo ia mesmo muito bem até que uma movimentação na casa ao lado ameaça sua estabilidade emocional e seus nervos. Isso porque Calliope e Cricket Bell estão de volta e, para Lola, que passou anos tentando apagá-los de sua memória, esse retorno é sinônimo de problemas.

Calliope é uma patinadora fantástica, ex-amiga de Lola, e a responsável pela constante mudança da família, já que todos fazem questão de apoiá-la incondicionalmente. É uma menina ciumenta e mimada, extremamente egocêntrica e irritante.

Por outro lado, Cricket é um doce de pessoa, que abre mão de toda a sua vida para seguir e apoiar a irmã. Inventor hábil, agora está na universidade e não parece mais tão disposto a ser uma mera sombra, apesar de ainda dar todo o apoio do mundo. Foi amigo de Lola no passado, mas a relação não acabou muito bem.

E são esses os elementos que compõem a vida de Lola e que contribuirão para o desenrolar dessa história. O enredo é extremamente clichê, mas fofo na mesma medida. Não temos grandes surpresas e reviravoltas, mas a forma como tudo nos é contato – pela própria Lola – torna tudo interessante e envolvente.

Para quem, como eu, amou Anna e o Beijo Francês, este livro é uma ótima pedida. Stephanie Perkins tem um jeito doce e simples de contar histórias e criar personagens que faz com que seja impossível não amá-los.

Diferente de Anna, Lola é segura, decidida (na maior parte do tempo) e não tem muito “nhé nhé nhé”. Ela (quase sempre) sabe o que quer e faz o que precisa para ter. Cricket é tão charmoso e apaixonante quanto St. Clair, mas também um pouco mais direto. O desenrolar da história é mais objetivo, com menos problemas e mais soluções.

Ainda assim, mesmo tendo gostado MUITO de Lola e o Garoto da Casa ao Lado, meu favorito continua sendo Anna e o Beijo Francês. E o mais legal é que pude reencontrar Anna e St. Clair nesse outro livro!

Os dois fazem parte do núcleo do cinema em que Lola trabalha e isso nos deu uma oportunidade de saber o que aconteceu com o casal após o fim de seu livro. Ao mesmo tempo, a autora forçou um pouquinho a participação dos dois, e Anna acaba tendo mais destaque na história que a melhor amiga de Lola, por exemplo.

Lola e Cricket são ótimos juntos, reconstruindo uma amizade há muito perdida. Apesar de conseguirmos enxergar como as coisas vão terminar, acompanhar esse desenvolvimento – como sempre – é o que torna a história mais interessante.

Para quem procura um livro leve, romântico, divertido e despretensioso, a história de Lola é uma ótima pedida! Perkins tem uma escrita adorável e, justamente por isso, mal posso esperar pelo livro que fecha essa “trilogia” (os livros não são interligados, mas os personagens de um aparece no outro), Isla and The Happily Ever After.

  1. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler esse livro. A capa é linda!

  2. Bianca Alves disse:

    Que lindo!! Li sua resenha de Anna e o Beijo francês , mas não consegui lê-lo ainda acredita? ! Os elogios a autora não são dispensados não é mesmo!?
    Eu realmente espero conseguir ler estes dois livro muito em breve!
    Beijos

  3. Adriane Gomes disse:

    Oi Juh! Tudo bem? Como foi de viagem??!!
    Como sempre, adorei a sua resenha!! Li Lola à poucos dias, e gostei muito, porém não sei dizer qual dos dois livros gostei mais (Anna ou Lola). Achei a narrativa da Perkins perfeita *–* O único ponto negativo do livro é que ele é previsível demais, mas isso não afetou muitooo. Também gosto mais de St. Clair <3 , o Cricket foi um pouco parado KKKK'
    Não tenho mt tempo de comentar, mas sou mt sua fã e do Livros & Bolinhos :D
    Bjs, Dri
    http://drihgomes.blogspot.com.br/

  4. Raíssa Lins disse:

    Gostei muito de Anna e o Beijo Francês e mal posso esperar para ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Vi muitos comentários positivos a respeito do livro e parece ser aquele tipo de livro para ser lido numa tarde, gostoso, leve e divertido. Acho que estou precisando de um pouco disso e vou gostar muito de ler o segundo livro da Perkins.

    Beijos

  5. Laís disse:

    Acho que fui a única garota que nem gostou tanto assim de St.Clair em “Anna e o beijo francês”. Ele é apaixonante, mas tremendamente indeciso, pede colo a uma e não se resolve com a outra… Gostei mais do romance de Lola com o Cricket. O garoto errou no passado, mas o livro já começa com ele de volta, mais maduro e decidido sobre o que quer. Gostei muito de reencontrar Anna e St.Clair, mas eles nem era realmente necessários no livro. Lola tem muito brilho próprio e Cricket é o tipo de cara que dá vontade de sequestrar do texto e levar pra casa. Amei!

  6. Rayme disse:

    ah, eu ainda não li Anna, mas quero muito ler os 2 mesmo assim =/
    me falaram que é melhor ler Anna primeiro do que Lola, pois em Lola conta alguns spoiler de Anna né? ^o)

  7. Michelle Tatiana disse:

    Adorei a resenha!

    Gosto de histórias desse tipo, mas vou ler Anna e o Beijo Francês antes :)

    Beijos ;*

  8. Luis Gustavo Salmazo disse:

    Vendo a resenha o livro parece ser daqueles que prende o leitor e que começa e nao para ateh terminar o livro

  9. João Luiz disse:

    Ain, eu A.M.E.I Anna e O Beijo Frances. A Perkins tem um humor tao peculiar, tao diferente de todos que… nossa… Muito amor por ela.
    Estou doidinho por esse novo livro. E ja vi que a Lola é tipo eu, adora mudar constantemente, nunca repete roupa e etc… Sou desses haha.

    Adorei a resenha Juh :*

  10. kamilla karoline disse:

    Amei sua resenha, como sempre, e recomendo muito esse livro da Stephanie Perkins(se alguem ja viu a foto dela percebe q ela parece com Lola)
    Entretanto queria muito que ela escrevesse outro livro sobre Anna e St. Clair ^^. Gostei bastante do Cricket mas ele nao tem todo o charme e encanto que o St. Clair traz.
    agora é so torcer para q Isla and The Happily Ever After chegue logo no Brasil.
    bjs e parabéns pelo blog. ;)

  11. Estou muito ansiosa para ler esse livro, parece ser tão fofo. E Anna também, não li ainda :/

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

  12. Ótimo post, ótimo livro, ótima capa. Realmente deu vontade de ler.

  13. Malu Centin disse:

    Putz.
    Hahahah eu to meio que me segurando pra ler esse, pra poder ler os outros da fila antes. Mas fiquei com vontade de ler depois dessa resenha, e to quase largando o que eu estou lendo agora :P

    Parece ser bem gostoso de ler, assim como Anna e O Beijo Francês foi o máximo. Mas é isso, é bem bobinho. Só é… divertido, fofo.

    Beeeijos
    Malu :)
    http://www.wordsbooksworlds.blogspot.com

  14. Cintia Daflon disse:

    Oi Juh, pelas fotos que postou no Face a viagem foi show né?

    Eu comprei esses dias Anna e o Beijo Francês. Assim que eu ler penso se lerei esse da Lola. Mas me pareceu que o da Lola é mais legal que o da Anna.

    Ah, a feirinha está de volta na Praça Sans Pena. Descobri com o moço de uma das bancas que ela vem pra Tijuca todo mês de janeiro. ele ficarão até dia 02 de fevereiro e depois vão para outros municípios, e voltam ao Rio na Cinelândia em maio. É só uma vez por ano que ele se instalam aqui na Tijuca, pelo menos foi o que o rapaz disse.

    Beijos,
    Cinti.

  15. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh! Vc jã voltou??? Como foi a viagem?

    Mas eu NÃO ACREDITO que vc fez a resenha antes de eu ler o livro! aiiiiiiiiiii não aguento!!! Amanhã mesmo eu vou comprar (depois da minha prova de ortopedia) e vou ler tudinho amanha mesmo pra fazer um comentário decente rs

    bjooo

  16. Mariane disse:

    Oi Juh!
    Ótima resenha!
    Esse livro não só é ótimo para quem já gosta de ler e quer uma leitura mais tranquila pra se divertir, quanto para quem está começando nas leituras!
    Bjos

  17. Vabessa disse:

    A cada vez que eu leio resenhas sobre os livros da Stephanie Perkins, fico com uma vontade imensa de lê-los. Preciso ler primeiro o da Anna e depois o da Lola. Adoro livros assim, leves e apaixonantes! Espero gostar também ;)

  18. Lívia C. disse:

    Oi Juh!!!!
    Que ótimo ver um post seu! :D Se divertiu na viajem?
    Eu nunca li Anna e o Beijo Francês e acabei lendo Lola, pois uma amiga tem e li, vou comprar Anna em breve, apesar que já sei com quem Anna irá ficar no fim néh? Ameeeei Lola, e se Anna for ainda melhor, vou ficar muito feliz. Como sempre resenha PERFEITA, muito bem escrita.
    Bjsss ;*

  19. Priscila Menezes disse:

    Juh,

    Ainda não li “Anna e o Beijo Francês”, e me prometi só ler “Lola” depois de ler “Anna”, pois ouvi que há alguns spoilers, já que a Anna aparece no livro da Lola.
    De qualquer modo, o livro parece ser muito bom, ouvi maravilhas sobre ele, e você apenas confirmou o que eu já havia ouvido por aí.

    Bjs!

  20. Rafaela. disse:

    Oi, Juh!

    Eu AMO “Anna e o Beijo Francês”, um dos meus favoritos!
    Sua resenha me deixou ainda mais animada em ler Lola. Já o comprei e lerei em breve.
    As capas são lindas!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

  21. Isabella disse:

    Oi Juh
    Adorei a resenha, só aumentou minha vontade de ler este livro. Recentemente li Anna e o Beijo Francês, que é clichê total, mas que eu amei! Não sei se Lola vai proporcionar os mesmos sentimentos que eu senti ao ler o romance de Anna, mas espero que sim, pois me senti muito bem!
    Beijos,
    Isabella,
    lendoumsonho.blogspot.com

  22. Mariana Martins disse:

    Juh, amo seu blog, parabéns! Graças a ele, tive várias dicas de livros, estimulou mais meu gosto pela leitura. Agora estou louca por livros não posso ver uma promoção de livros que já fico doida, e é por isso que vou parar de visitar o site do submarino por um bom tempo. Peguei uma promoção muito boa nele e comprei a série dos jogos vorazes e quando chegou meus livros, já comprei a série feios.
    Parabéns pelo blog ^^
    Beijos

  23. Isabelly disse:

    Awwww, já li e curti muito Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Ao contrário de você, eu não sei qual é o meu favorito. Se é Lola ou Anna.

    Beijos,
    Belly ~ Just a Girl

  24. Lola e o garoto da casa ao lado é super fofo, mas não supera Anna e o beijo francês!!!Em relação as protagonistas gostei mais de Anna,não menosprezando Lola que também é uma ótima protagonista a sua maneira!Mas no caso dos meninos acho que o Crickett me conquistou mais!Que menino mais fofo *-*
    Sou completamente fã da Stephanie Perkins! #CampanhaStephaniePerkinsNaBienal :)

  25. Kel Costa disse:

    Eu adorei o livro, mas achei que tinha uma pegada mais teen do que em “Anna”, então tb ainda prefiro Anna e o Beijo Francês. E é adorável ver o casal tão pop do primeiro livro aparecendo frequentemente nessa nova história.
    Foi uma leitura legal. Não amei, mas me diverti lendo!

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com.br

  26. Adorei a resenha, Ju. Parabéns!

    Beijo

  27. Cris Sampaio disse:

    Oi Juh,

    Tb amei Anna e o beijo francês, mas amei mais ainda o da Lola. Como romance é muito identificação, o Cricket me lembra muito um namorado fofo como ele, de adolescência, não pude deixar de gostar mais desse casal ;)
    Adorei a resenha, bjs!

  28. May disse:

    Oi Juh!

    Eu não sabia que teria um terceiro livro, mas fico feliz! Achei esse livro tão fofo quanto Anna e o Beijo Francês, e adorei conhecer Crickett, mas confesso que meu preferido ainda é o primeiro, amo St. Clair infinitamente! <3

    Beijinhos,
    May :*

  29. Jéssica disse:

    Ow *-*
    Quero muito ler esse livro, adorei Anna e o estilo de escrita da autora. Espero ter a oportunidade de lê-lo ainda esse ano. :))

  30. Mist disse:

    Eu estava curiosa sobre essa historia, mas agora fiquei curiosa sobre o ‘anna e o beijo francês’ rs

  31. Flávia Almeida disse:

    Esse livro é MUITO fofo ! A escrita da Perkins é tão, tão, tão boa, que mesmo a história sendo completamente previsível a gente não consegue parar de ler ! Adorei o fato da Anna e do St. Clair aparecerem na história. Fez com que eu gostasse ainda mais (: Eles continuam sendo os meus preferidos também !

    Beijos !

  32. Horlanda Bárbara disse:

    Perkins *_*
    Sou totalmente apaixonada no modo como ela escreve.
    Parece ser muito boa essa historia. Mas Anna e o beijo francês é melhor que tudo. Tenho que ler esse Lola. Anna e St. Clair aparecem nesse? Òtimo!
    Adorei :))
    Beeijocas!

  33. Mariana Borges disse:

    Tinha muita coisa que eu não sabia sobre o livro que você comentou na resenha, eu achava que eram dois irmãos e não uma casal.. e também que ele estava indo para a faculdade e tals. Fiquei muito mais curiosa para ler, amei Anna e o Beijo Francês (acho que não tem como não amar). Obrigada pela resenha, beeijos!!

  34. Babi Dewet disse:

    É pra me deixar com mais vontade!! Preciso comprar logo esse livro só pra, pelo menos, saber que posso ler a hora que eu quiser hahahaha
    Adoro a capa!

  35. Thainá disse:

    comecei a ler esse livro e estou gostando muito, amei anna e o beijo frances e isso me fez estar gostando mais do livro.

  36. mist disse:

    Nossa Cheer, fui na sua indicação e li esse livro, amei *_*, o li em três dias! É muito fofinho, eu diria que tanto quanto Anna e o Beijo francês e fiquei feliz em ver mais um pouco de Anna e St Clair nesse livro ^^ , adorei a Lola, ela é tão diferente, e o Cricket é um menino meigo, apaixonante, obrigada por mais essa adição de cultura e meiguice rs na minha vida!!!

  37. Camis disse:

    Livro muito legal de ler, romance de adolescente bem cliche mas vale a pena! Quem gostou de Ana e o Beijo Frances, como eu, com certeza vai gostar desse tambem. Otima escritora.

  38. Crislane Barbosa disse:

    Olá!
    Achei Anna super fofo! Quando fiquei sabendo que ia ter uma “continuação” fiquei empolga!
    Sabia a que a Anna e St. Clair aparecia, mas não tanto quanto você disse. Espero gostar da leitura.

    Bjus…

  39. Giovana Suda disse:

    Oi Juh!
    Terminei hoje a leitura do livro. Gostei da leitura, mas achei certas partes do livro um pouco cansativas. Talvez seja porque li Anna e o beijo francês e amei de paixão! Por ser da mesma autora esperava um pouquinho mais. Achei o Cricket um fofo, um verdadeiro príncipe e a idéia da Stephanie Perkins de envolver Anna e o St. Clair na história muito legal! E apesar do estilo da Lola ser meio “doidinho” achei ela segura e decida na maior parte do tempo como você disse.
    Bjos!

  40. Sabrina Rocha disse:

    Gostei bem mais de “Anna e O Beijo Francês” acho que Paris ajuda muito tb. E tenho que admitir que saber o que aconteceu com Anna e St Clair é o que me facinou no inicio. o livro de Lola é tão leve e gostoso de ler como anterior, mas não suficiente para transformar a minha paixonite pelo St. Clair para o Cricket, mesmo achando o gêmeo Bell fofo.

  41. Cecilia Domingues disse:

    Oi Juh
    Já li Anna e o beijo francês e gostei bastante, então estou querendo muito ler Lola e o garoto da casa ao lado. Só li e escutei comentários positivos sobre esse livro, então estou bem animada com essa leitura (: Espero gostar!
    Beijos

  42. Rodrigo Cantanhede disse:

    Que bom ler comentários positivos sobre este livro de você. Está na minha lista, e depois de ter lido sua resenha, continua na minha meta pra este ano, assim como “Anna e o beijo francês”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *