Resenha: Finale

Finale
Finale – Hush Hush #4
de Becca Fitzpatrick,
editora Intrínseca.

Essa resenha é do quarto e último livro da série Hush Hush. Se você ainda não leu Sussurro, Crescendo e Silêncio, esse post pode conter alguns comentários sobre o enredo, especialmente do terceiro livro.

O Mão Negra está morto, Nora deveria – finalmente! – ficar em paz e aproveitar seu namorado sempre que pudesse… Mas Hank não era bobo e, antes de morrer, obrigou-a a fazer um juramento que a tornou líder do exército nefilim. E Nora deve liderá-los na guerra contra os anjos caídos, ou pagará com a própria vida (e a da mãe).

É nesse cenário preocupante que Finale começa e se desenvolve. O grande objetivo de Nora é fazer com que a guerra não aconteça, mas sem descumprir seu juramento. Para isso ela vai contar com o apoio de Patch, que promete levantar todas as informações possíveis a respeito dos anjos caídos enquanto Nora tenta manobrar os nefilins.

Só que as coisas estão longe de ser simples como eles gostariam. Agora que é uma nefilim – e não uma qualquer, mas a líder! -, Nora precisa provar para sua sociedade que está no poder por mérito, e não apenas por filiação. Ou isso, ou eles jamais se deixarão liderar, e os planos de paz irão por água abaixo.

Enquanto finge que não tem mais nada com Patch (ninguém pode desconfiar do plano dos dois!), Nora ainda precisa lidar com seu segundo-no-comando, Dante, e uma se sequência cruel de treinos que servem para potencializar todo seu lado nefilim – e esgotar sua energia.

E se tem algo de bom nessa coisa de não ser mais humana é todo o poder que o corpo tem. Nora agora é agil, forte, quase incansável – e pode ficar ainda mais forte com a ajuda de um elemento surpresa que Dante apresenta.

Só que os problemas da vida da menina não terminam por aí. Como desgraça pouca é bobagem, Marcie Millar, sua meia-irmã, muda de mala e cuia para sua casa, com o aval da própria Sra. Grey! Loucura, eu sei. E só mais uma das situações surreais que Becca criou no livro.

Quem leu minha resenha de Silêncio sabe que estava com muitas esperanças para este quarto livro. Mas, de alguma forma, isso que falei aí em cima é tudo o que acontece. Ficamos acompanhando os treinos de Nora (zzZZzz), as confusões com Marcie, o envolvimento com Patch e Dante, e passamos a maior parte do tempo na expectativa do que vem pela frente.

E quando finalmente – FINALMENTE! – chega o momento pelo qual estava esperando (Vai ter guerra? Não vai? O que vai acontecer?) a coisa acontece um pouco rápido demais, meio atropelada e um tantinho surreal, mas consegue salvar o final da série – ufa!

A verdade é que ao longo de todo o livro tive a nítida impressão de que a autora foi pressionada para terminara história da noite pro dia. A qualidade – que já não considerava TÃO alta – caiu, as situações mais doidas aconteceram (O que fizeram com a Vee? *chora*), Nora mudou radicalmente, Patch deixou de ser lindo-e-tudo-de-bom para ser um chato/neurótico/meio meloso demais.

Não sei explicar, é uma contradição: apesar de achar que Finale proporcionou um final chato, mas relativamente decente para a série, acho o livro consideravelmente inferior aos outros (ainda mais se compararmos com o terceiro), o que me faz pensar que poderia e deveria ser MUITO melhor. Logo, o final não foi tão digno assim.

Acho que minha “revolta” não é maior porque nunca fui mega fã da série, mas me senti bastante ofendida, como leitora, quando parei pra analisar algumas escolhas da Becca. Ao mesmo tempo em que temos um final bacaninha, as coisas que aconteceram pelo caminho desse livro o fizeram perder muitos pontos comigo.

[Nefilins dão em árvores? Se multiplicam com água? Brotam da terra?]

Para completar o carnaval ao longo da história – como disse, pra mim, só o final salva, mesmo tendo sido rápido -, ela conseguiu matar o personagem que mais gostei em Finale, transformar todos os outros, e ainda criar um prólogo que, apesar de fofo, foi totalmente aleatório e esquisito.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês que já leram o livro, principalmente dos verdadeiros fãs da série. Agora só posso desejar que Becca Fitzpatrick consiga escrever algo mais legal da próxima vez, porque Finale me decepcionou. :(

  1. Adorei sua resenha, Juh!~
    Sou louca para ler a série Hush, Hush tanto quando Fallen que também se trata de Anjos, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma das duas.

    Bem, como li a sua resenha e boa parte não entendi por não ter lido os livros, posso comentar apenas algo quanto ao fim apressado que a maioria das autoras são obrigadas a escrever. Acho que na maioria dos mercados editorias quando algum livro/série fica famoso e vende muito, as vezes a autora não tinha planejado escreve outro livro tão cedo, tanto quanto um final, assim na pressão elas acabam esquecendo porque escreviam e porque amavam escrever. Pois bem, só vou poder comentar mais sobre o livro em sim depois que ler.

    Um Beijão,
    Milla~

  2. Lizz Marsholl disse:

    O que? Um final relativamente bom, só isso?

    Sou uma fã fiel, estou para começar a ler o livro.. e estou um pouco decepcionada agora que li a resenha, mas vou ler e captar os detalhes propostos por você. Estou ansiosa para devorar mais um livro da série.

    xoxo

  3. Thamyres disse:

    Juh, compartilho da sua decepção com o final.
    Desde o começo da série me apaixonei pela história, gostei da forma como a autora descrevia os acontecimentos. Esperei quase um ano pelo lançamento do último livro, contando os minutos para saber o desfecho… e me desapontar. Que final foi aquele da Vee? muito sem noção. E a morte daquele personagem? sem palavras. Pra não dizer a minha maior frustração, quando finalmente o Patch começa a “sentir” a Nora… a história acaba. Esperava sinceramente que os dois fossem um pouco felizes juntos antes do fim.

    Enfim… gostei de Finale, mas acho que criei muita espectativa =(

  4. isabella disse:

    Oii sou mega fã de hush hush e concordo com você porque fiquei muito empolgada achando que iria acontecer a guerra mas me decepcionei com o rumo que a estoria tomou,e aquela indecisão da Nora se ia conseguir ou não lutar me deixou com raiva.Esperava mais de finale não que a estoria foi ruim mais podia ter sindo bem melhor principalmente o final.Mas gostei como a Becca conseguiu colocar o Dante que chegou de mansinho e conquistou uma boa participação no livro.

  5. Josiene disse:

    Nossa Juh, tava com vontade de ler esta série só por curiosidade, mas já vi você falando dela duas vezes sem muita animação, agora já não sei se quero ler :). Juh não gosto muito de séries, tirando HARRY POTTER claro, me indica uma série boa, uma que você mais gostou, tem tantas que não sei qual ler. BJS.

  6. Felipe Zamoran disse:

    Confesso que tbm me decepcionei com finale, n foi de todo ruim, mas confesso que esperava mais!!

  7. René disse:

    Ihh eu sempre quis ler essa série mas agora fiquei com dúvida. Você recomenda ela mesmo depois deste final?

  8. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh

    Poxa, eu sempre quis ler hush, hush…me disseram que era a melhor serie do segmento ~anjos~, mas parece que não…mas é ler pra saber

    bjos

  9. Rayme disse:

    ainda não li o livro, mas estou querendo ler logo!
    me decepcionei um pouco com Silêncio, então não estou esperando muito por este não :S

  10. Oi Juh!
    Gostei muito de sua resenha! Você deve se desdobrar entre livros, resenhas, jornalismo, bolinhos… e? [sorrio]
    Abraço.

  11. Priscila Menezes disse:

    Juh,

    Não li a série, mas compartilho da opinião da Camilla de que é cada vez mais frequente séries mal acabadas por conta da pressão das Editoras para o lançamento. Quem sabe se o processo fosse mais natural, e o autores ficassem mais à vontade, as coisas seriam diferentes…

    Gostei bastante da resenha, você, como sempre, exprimiu sua opinião de modo claro e compreensível.

    Beijo!

  12. Adriely Galdino disse:

    Puxa!eu realmente gostaria muuito de ler essa série,principalmente por causa do romance. Mas vc pareceu bastante decepcionada,com o final e tudo…mas acho que vou dar uma espiada na história pra ver no que vai dar. Há algum livro de romance (tipo, proibido )que vc recomendaria?? ^^ Bjs

  13. Valt disse:

    Oi … eu sei que você gosta de Nicholas Sparks e pela primeira ver estou gostando de um livro dele O MELHOR DE MIM, procurei resenha aqui mas não achei … se tiver posta o link aqui por favor!!

    Vlw ;)

  14. Taty disse:

    Nossa agora estou chocada com sua resenha, estou esperando a muito tempo pelo fim da estoria e super empolgada mas ainda não li, como assim ela consegue estragar a estoria no ultimo livro fico no horror quando isso acontece, a Vee morre? Nãooooo, por que? Oh vida, já estou indignada antes de ler, preciso logo comprar o livro

    bjos

  15. Lu disse:

    Eu na verdade não sou fã da série, acho que em todos os livros a autora se perde um pouco, parece começar a narrativa com um objetivo e perde o foco em certas partes. Infelizmente eu já esperava que Finale fosse como os outros.
    Bjs

  16. thays disse:

    JU eu já li os 3 livros da serie e gostei de todos, agora que vc falou na resenha que vc ficou decepcionada como o livro, fique com medo de ler kk, mas qual foi o motivo que te levou a estar conclusão ?

  17. Ta ok, confesso depois que li que poderia ter spoiler sobre silencio acabei não lendo nadinha da resenha. Gosto bastante da série, mas só li até o segundo, era muito lenga lenga para ficar esperando pelo próximo livro…. eu já tenho silencio mas só lerei quando o finale chegar hahah é verdade que tem uma carta de pach para norah faltando no livro? Bju

  18. Juh Sutti disse:

    Oi Juh!
    Eu amo essa série, mas confesso que estou com medo de ler Finale e me decepcionar um pouco. Li outras resenhas que destacaram os mesmos pontos negatuvos que você.
    É a próxima leitura, vamos ver como vai ser hahaha.

    Beijocas
    Livros e blablablá

  19. Crislane Barbosa disse:

    :'(
    Ju por que a Becca fez isso?
    Silêncio também foi meu livro preferido! Amei!
    Aí em “Finale” ela enrola, enrola e enrola.
    Nora ficou muito chata e o coitado do Patch ficou para escanteio por várias vezes.
    E o final? AAhhhh!!! Por que ela fez isso com um personagem tão fofo? Ele tinha tudo para finalmente ser feliz.
    Me sinto profundamente triste com esse final.

    Bjus…

  20. Marta Araujo disse:

    Olá Juh
    este final está dando o que falar. Mesmo com medo de me decepcionar, fiquei curiosa para saber sobre esse final.
    Beijo

  21. Malu Centin disse:

    Meu medo era exatamente de o final da série ser fraco. MAS, como nem sempre concordo com as suas resenhas depois de ler o livro, vou ler como se fosse ótimo,HAHAHA.
    De qualquer forma eu já estou com o livro em casa, mas to enrolando pra ler – pra não acabar a série e sei lá porque mais.
    Sei lá, triste pensar em não ter mais Patch :(

    Beijos!
    Malu
    http://www.wordsbooksworlds.blogspot.com

  22. Luana disse:

    Juh,

    Li o livro, e tava a muito tempo pra lê-lo, pois ganhei o primeiro logo quando lançou, o segundo também, assim como o terceiro. Comprei em pré-venda porque queria muito saber do fim, e meio que me decepcionou também, não sei explicar, mas achei ele melhor que Crescendo e igualado a Sussurro, embora tenha achado o Silêncio muito melhor. E na minha opinião, todo aquele nhe nhe nhe da Nora em não querer jurar lealdade a um anjo caído chato, porque ela poderia ter jurado lealdade ao Patch, que nunca a possuiria. Amei o cachorrinho do livro <3

  23. Ana Beatriz disse:

    Oi Juh!
    Sou uma fã fiel da série hush hush e já li todos os livros também.
    Diferente de você, não me decepcionei taanto. Foque no TANTO. haha
    Achei que ela podia ter desenvolvido melhor o final da história (a parte da batalha, especialmente); e que ela podia ter feito aquele prólogo ser o fim do livro e ter feito um novo prólogo, só com o *** (desculpe o spoiler pra quem tá lendo).
    Fora isso, amei o livro. E, adorei sua resenha!

    Beijitos,
    Ana Biia
    ~*Blog Just a Girl
    ~*Blog Balde Nerd e Pop

    (comentário editado para remoção de spoiler)

  24. Polly Bittencourt disse:

    Ju, também acho que o final da série ficou a desejar. Não sei se foi porque a Becca já estava em função do novo livro que ela resolveu apressar toda a narrativa da guerra ou se ela teve outro motivo. Gosto de pensar que foi por causa disso pois seria menos frustrante para mim como fã do Patch. Concordo que o que ela fez com a Vee foi sacanagem, e pra falar a verdade, não sei se gostei do prólogo não… Enfim, continuo achando a série muito boa, já comprei vários outros livros que falam sobre o mundos dos anjos caídos e talz…

  25. Thielen Costa disse:

    Eu adoro muito as resenhas dessa série. Ainda nao consegui lê-la, espero poder fazer isso em breve, pois parece ser ótima né? :) Bjoooo

  26. Renata Kerolin disse:

    Ainda não li nenhum livro dessa série, não tem como eu opiniar.

  27. Adriele Queiroz disse:

    Bem como vc disse o livro foi bem massante e a morte daquele personagem (nem tenho palavras).

  28. Marina Ricci disse:

    Falta apenas este livro para eu ler, mas, lendo a resenha e os comentários… Acho que prefiro não ler e guardar os bons momentos dos outros livros.

  29. VANESSA QUEIROS disse:

    Nossa adorei o post Juh, chegou ao fim!
    Adorei as capas dos livros.
    Finalmente o último livro para fechar a história e descobrir o que acontecerá entre Nora e Patch.
    Na expectativa para ler deve ser emocionante a parte deles fingirem que estão separados e a parte da guerra,fico imaginando como será

  30. Tacila Porto disse:

    OMG, Posso chorar néh?! decepcionou?
    Eu aqui me descabelando e o povo falando mal de Finale? Meu Deus. Eu tenho medo de me decepcionar. Eu amo essa série. Amo de coração ♥
    Agora fiquei com medo de ler Finale.

    Beijinhos :3
    carinho das Palavras

  31. Francielle disse:

    Eu sou muiiiiiiiiito fã da série e amei Finale, só queria ter mais cenas Patch/Nora, mas fora isso foi perfeito!
    Chorei com a morte do personagem que você disse, mas mesmo assim, ainda é uma das minhas séries favoritas!

  32. Luan dos Santos disse:

    Eu li o primeiro e achei muito fraco, mas esperava um dia animar de ler o restante da série (só pra honrar compromisso mesmo), mas olhando pelas suas resenhas percebi que não é o tipo série que vá me agradar muito! (risadas)
    Obrigado pelo livramento, Sra Juh Oliveto! rsrs
    Beijocas!

  33. Joyce Silva disse:

    Olá adorei a resenha quero muito ler finale amo a serie Hush hush
    Joyce Silva – Blog Só quero saber de livros

  34. Renata disse:

    Não li direito a resenha, fiquei com medo de spoiler, só li o primeiro livro, não sei se vou continuar com a serie, não gostei muito.

  35. Cecilia Domingues disse:

    Oi Juh
    Só li os três primeiros livros da série e gostei bastante dos três, agora só falta Finale. Acho que não comprei até agora com medo, porque eu realmente não quero me decepcionar, e você não é a primeira pessoa que acha que faltava algo a mais e que o nível da série caiu… Mas enfim, espero ler e gostar de finale! (:
    Beijos

  36. Concordo com vc do começo ao fim, e também fiquei revoltada com esse livro. Eu comprei Finale e ficou quase dois meses guardado pq eu não queria que acabasse, e quando decido ler me deparo com aquilo. A Becca vacilou demais nesse livro, e o Scott **** e a Vee ****? Ai nossa, essa da Vee foi uma das piores coisas da série. Foi como se a Becca disesse: ”não sei mais o que escrever, então agora a Vee ****!” Aff. Amo a série, de verdade, faço propaganda desses livros pra todo mundo, e o Patch me namora, a coitada da Nora que se ilude! Apesar de tudo isso eu não gostei nem um pouco de Finale. Fiz uma resenha no meu blog colocando toda a minha decepção pra fora, haha

  37. Idênia Sá disse:

    Nunca pensei que fosse ter tanta raiva lendo um livro, não parecia com os outros três que li, na verdade comprei quando foi lançado, mais estava guardando, sempre com a sensação da falta que sentiria quando lesse o último…é sou fã da série!.
    Gostei do final(seria o mínimo que poderia acontecer) Nora ficando com Patch, isso não poderia ser diferente, Mais Scott sacanagem o que foi aquilo…e Vee?!sem comentário. A guerra foi muito mal contada…eu esperei mais, bem mais…
    Me senti lendo um livro escrito por outra pessoa e não Becca Fitzpatrick, a sensação que tive foi que ela queria terminar a história e pronto.

  38. Tuane disse:

    Olá, Juh!
    Acompanho a série desde o primeiro livro, o comprei pouco tempo depois de ser lançado por aqui e sempre fui apaixonada, até ler Finale. Não que eu tenha desgostado totalmente, mas também compartilho da decepção e até hoje tenho a sensação de “alguma coisa ficou faltando” sobre o livro. Não sei se você sabe, mas a princípio, a história terminaria em Silêncio, mas a Becca disse não estar preparada para abandonar os personagens na época e divulgou o nome do quarto e último livro em um chat no Goodreads.
    Momento wikipédia à parte, acredito que o erro maior foi justamente ela ter aumentado a quantidade de livros e só Deus sabe o que levou essa criatura a fazer isso!! E sim, é realmente contraditório, levando em consideração que não consigo não gostar do livro, mas também tenho a incapacidade de gostar dele.
    Eu esperava mais. Muito mais.
    Acho que teria sido muito mais interessante sem a perda de memória da Nora em Silêncio e a enrolação que veio com isso e toda a enrolação de Finale também.
    As fanáticas que me perdoem, mas o melhor livro da série é o primeiro.
    Saudades, Patch <3

    Beijinhos e parabéns pelo blog! Acompanho sempre! (:

  39. Olá,
    sério que fui a única pessoa que AMOU o desfecho da história? haha
    Sério,gostei de tudo e não achei o livro nada monótono. Achei que teve uma progressão positiva e instigante,que faz você querer ler e sem conseguir parar.
    Tirando a Vee *** e o meu amadinho ***,achei que se a Becca tivesse incrementado mais a história e o final dos protagonistas ela iria acabar escorregando,sabe? Tipo,gente,o Patch ***! Precisa de mais? Não,eles *** pronto =D

    E,não sei se me apaixonei de mais por esse anjo caído,mas não o achei nem um pouquinho melancólico e meloso de mais…pelo contrário, foi romântico na medida certa!

    Além disso,discordo sobre ser um Crepúsculo com anjos. Embora goste muito das duas séries,são MUITO diferentes e TODOS os aspectos!

    Enfim,opinião de uma fã aqui HAHA

    Comentário editado para cortar spoilers.

    • Lola disse:

      Nao, você não foi a única pessoa que amou o desfecho da história! Na minha opinião, o Parch é um personagem maravilhoso! Haha ele consegue ser romântico mas não chega a ser tão meloso. A Becca, definitivamente, acertou no Patch. Sinceramente, achei que o final não iria me surpreender mas, de alguma forma, fiquei mais apaixonada ainda pela série!!

  40. Thamy disse:

    oi Juh!
    você com certeza tem toda a razão. eu estava atrás de alguma série pra ler e me deparei com hush hush, quando comecei a ler o primeiro livro fiquei presa até o final e ansiosa pra ler o seguinte e assim sucessivamente até que…. bam! a Becca simplesmente escreveu palavras aleatórias e publicou finale. hush hush não é apenas um romance (sempre comparam ele com crepusculo) há ação nesse enredo e Becca tinha tudo pra escrever uma guerra ÉPICA, havia tanta coisa pra ser esclarecida, e dar um fim digno a série, mas não. então eu como fã dessa série me decepcionei um pouco, principalmente com o que ela fez com a Vee e o scott e aquele prologo. pelo amor de Deus, o que foi aquilo?! então se alguem quiser reescrever o fim de hush hush lerei com prazer hahaha

  41. Lola disse:

    Oi, vi os comentários e não consegui deixar de comentar também! Mas como assim?? Eu amei a série toda, só não gosto do fato de a nora ser meio chata mas o resto é ótimo, na minha opinião. Acho que vale a pena ler. Queria saber se fallen seria, supostamente, melhor que hush hush… Só lendo pra descobrir. Anyway, não me arrependo de forma alguma ter lido hush hush. É uma das minhas séries preferidas com certeza!

  42. Priscila Faria disse:

    Oii,

    Bom, essa série foi uma que lutei um pouco para ler, não me prendeu, achei o casal bem fraquinho, não me apaixonei por eles.. Achei que faltou mais detalhes, mais demonstrações do amor deles.. E a história em si, não me prendeu nenhum pouquinho, mas como tinha começado a ler, tinha que terminar a série… Esperava muito mais, porque a história tinha tudo pra dar certo, nunca tinha lido livros sobre anjos, foi meu primeiro, acho que a expectativa estava muito alta, e o livro decepcionou.. :(

    Bjo juh

  43. Os três primeiros livros maravilhosos..Mais o finale…Q é isso me desculpa, mas ela conseguiu estragar tudo…Parece q ela pediu pra filha de 10 anos terminar….Aff q lástima…Tava sendo minha série favorita…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *