Resenha: O Guardião

O Guardião
O Guardião
de Nicholas Sparks,
editora Arqueiro.

Editora Arqueiro

Julie Barenson tem 29 anos, um emprego como cabeleireira, poucos, mas bons amigos, e um cachorro que é seu fiel companheiro – Singer, uma surpresa de seu marido.

Quatro anos após a morte de seu amado Jim, ela parece finalmente pronta para voltar a se apaixonar – ainda que saiba que uma parte dela sempre estará com ele. E Singer está sempre por perto para confirmar isso.

Depois de alguns encontros esquisitos, o universo parece finalmente conspirar para que Julie seja feliz. O charmoso e elegante engenheiro Richard Franklin está realmente encantado e a faz se sentir uma princesa, deixando claro para todos seu interesse.

Quem está desconfortável com essa situação é Mike Harris, seu melhor amigo, que nutre por ela uma paixão nada secreta – que só Julie parece não perceber e que ele mesmo se recusa a admitir. O clima leve entre os dois parece ter ficado para trás depois que Richard apareceu.

Só que talvez Richard não seja o cara certo. E talvez, só talvez, Mike possa ser mais que um amigo. Sem saber como agir a princípio, Julie pensa muito sobre o assunto, analisa seus sentimentos e percebe o que precisa fazer. O problema é que sua escolha vai transformar sua vida em um inferno.

Depois de uma juventude complicada lidando com os inúmeros namorados da mãe e sendo, inclusive, assediada por um deles, Julie decide fugir de casa. É vagando sem rumo que ela conhece Jim, que paga seu café da manhã e oferece uma chance de mudança: basta que ela vá para a pequena Swansboro.

E com essa mudança vem um novo emprego, uma chance de recomeço e um amor profundo e verdadeiro. Depois de seis anos da mais pura felicidade, um tumor no cérebro levou Jim embora, deixando muita saudade e, pouco depois, um cachorrinho.

Se não fosse Singer, os amigos que dividia com Jim e a tia do rapaz, que também é sua chefe, a vida de Julie estaria acabada. Mas aos poucos, com muito apoio e carinho, ela conseguiu se reerguer. Agora, quatro anos depois, podemos acompanhar sua tentativa de ser feliz outra vez.

Apesar disso e dos momentos muito fofos e românticos que temos, o livro não tem seu foco principal no romance. Sparks, assim como fez em Um Porto Seguro, surpreende seus leitores com uma história de suspense, tensão e uma pitada de ação.

Narrado em terceira pessoa e com diversos pontos de vista (ponto para o livro!), a história não é um “clássico Sparksiano”, mas conquista justamente por essa diferença – principalmente se levarmos em conta os leitores que vinham reclamando do “mais do mesmo” dos livros do autor.

Além de Julie, Mike e Richard – um personagem complexo e bem construído -, Mabel e Andrea também acrescentam muito e são partes importantes da história. Bem como Henry e Emma, irmão e cunhada de Mike e amigos de Julie. Mas de todos os personagens preciso destacar a policial Jennifer. Com toda sua sensibilidade e faro investigativo fez toda a diferença! Adorei e acho que ela merecia um livro só dela. ;)

Acompanhamos o desenrolar de um romance cercado de problemas e passamos o livro inteiro esperando que tudo termine bem. O vilão é extremamente ardiloso e calculista, estando sempre à frente de todos. A combinação do risco com as partes fofas foi o que me atraiu e prendeu até o final da leitura.

Não entrou no meu TOP 5, mas certamente foi um livro que gostei de ler. O estilo de Nicholas Sparks em seus últimos livros lançados no Brasil tem variado bastante e ainda espero um que me arrebate como os primeiros. Mas O Guardião certamente me empolgou para continuar na busca. :)

  1. Gabriela disse:

    Oii Juh…estou lendo esse livro e estou adorando…adoro Sparks…bjss

    [Responder]

  2. Déborah Andrade disse:

    Oii Juh! Adoro esses novos “estilos” do Nicholas Sparks, adorava aqueles romances de mesmice dele mas esses de agora estão simplesmente imperdíveis! Adorei Um Porto Seguro e O Guardião me chamou a atenção também, fiquei curiosa mas não sabia do que se tratava até ler sua resenha! Fico feliz que ele seja diferente dos anteriores e me interessei bem na estória, alias sua resenha ajudou pra aumentar minha vontade de ler! Amei a resenha Bolinho!
    Beijos!

    [Responder]

  3. Taynara disse:

    Olá Ju! Primeiramente, quero parabenizá-la pelo blog: ele é simplesmente maravilhoso!!! Dito isto, gostaria de saber qual é o seu top 5 dos livros de Nicolas Sparcks. Grande abraço!

    [Responder]

  4. Marcus disse:

    Juh, comprei esse livro ontem por internet, esperando chegar pra ler, ansioso, e eu gosto muito do autor. Concordo também quando você diz que está tendo uma diferença de seus livros lançados de agora pra os outros mais antigos, espero que os demais a ser lançado volte a ter mais aquele “fogo” rs. E Juh, qual livro de Nicholas você mais gosta?

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Marcus,
    Diário de uma paixão! :D
    Beijocas!

    [Responder]

  5. Renata Kerolin disse:

    Gostei dessa trama, esses novos elementos devem ser interessantes de ler. Que bom que apesar de não ser aqueles clássicos do Sparks, agrada também. Já está na minha lista de desejados.

    [Responder]

  6. Oi Juh, só acho uma pena que a editora esteja fazendo as caps do Nick tão parecidas, parece até série.
    Bjs, Rose.

    [Responder]

  7. Haida disse:

    Juh,

    não curto muito Nicholas Sparks, mas fiquei curiosa pra ler esse livro. Talvez por ele ter fugido do tema muito romântico eu acabe gostando. Ótima resenha.

    Bjos =**

    [Responder]

  8. Mariane disse:

    Oi Juh!
    Gostei muito da resenha, mas Nicholas Sparks é um autor cujas estórias realmente não meu chamam a atenção….
    Bjo

    [Responder]

  9. Rayme disse:

    aiii, adoro os livros do Nicholas e estou doida para ler este!
    comprei ele na promo da sub e não vejo a hora de chegar! hahaha
    Um porto seguro se tornou meu livro preferido dele pelo fato de ter bastante suspense… então acho que vou gostar deste também *-*

    [Responder]

  10. Esse foi o livro que mais gostei dos lançados pela Arqueiro, não fiquei muito empolgada com os outros e sinceramente me surpreendi por não ter gostado. Ainda prefiro o Nicholas escrevendo drama do que investigação, mas por uma questão pessoal. Mas o vilão do livro… Meu Deus, ele me deu arrepios! Muito sociopata!
    (Essa também é a melhor capa dos livros dele pela a Arqueiro rs).

    @Juliana_Barnes

    http://resenhandoporaqui.blogspot.com.br/

    Beijos, Juh!!!

    [Responder]

  11. Quequel disse:

    Olá !!
    Nicholas… nossa sou muito fã! ;)
    No momento to lendo “o milagre” quase não tem resenha positiva dele, mas vamos ver qual é né?!
    Eu comprei esse já… e logo logo espero ler tb!
    Bjinssssssss

    [Responder]

  12. Talita Colonheze disse:

    Ah, Juh, ultimamente eu estou tão desanimada para ler algo do Nicholas Sparks… Não sei se é porque eu ando enjoada de romances muito melosos e clichês (estou mais na onda dos romances loucos e doentios dos New Adults rsrs) ou se é porque, pelo menos para mim, seus livros estão ficando… parecidos. Com elementos parecidos… Eu já tenho raiva de plágio, agora auto-plágio?! Não sei… Eu realmente gostava dos livros do NS, mas acho que diminuiu muito a qualidade deles nesses últimos lançamentos… Mas talvez um dia eu dê uma chance a O Guardião… Beijos!

    [Responder]

  13. Josiene disse:

    Morrendo de vontade de ler :) Mesmo com a mesmice Nicholas é Nicholas e ainda bem que temos seus romances impossíveis, melosos, que nos faz suspirar rsrsrsrs também são ótimos para descansar a mente de tantos livros de fantasia, distopia, policiai, etc. Sempre que leio uns três desse gêneros, gosto que o seguinte seja um Nicholas.

    Bjs Juh e tudo de bom.

    [Responder]

  14. Jéssica de Paula disse:

    Sou uma das que anda cansada com os últimos livros do Nicholas e, como você, ainda estou a espera de um que deixe meu coração em pedacinhos como os primeiros que li.
    Fiquei curiosa com a resenha e espero que meu pai me presenteie logo com os dois novos livros dele que me faltam.
    :*

    [Responder]

  15. Estou louca para ler! Estava um pouco enjoada dos livros do Nicholas Sparks, mas esse mistério policial no qual você comentou me chamou muita atenção. No momento, estou lendo Diário de Uma Paixão, em que eu sempre fui louca para ler, mas nunca tive a oportunidade, agr que surgiu, não fui experimentar… Eu tenho uma pergunta Juh, Diário de Uma Paixão tem a mesma base que O melhor de mim? Repete muitas coisas? E de qual você mais gosta? Obrigada =))

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Bárbara,
    O Melhor de Mim tem muita coisa parecida com Diário, muita mesmo!
    Gostei dos dois, mas Diário é meu xodó! ;)
    Tem resenha de ambos aqui no blog.
    Beijocas!

    [Responder]

  16. Luana disse:

    aaaaaaaaaahhh louca pra ler este livro, adoro o Nicholas *_*

    [Responder]

  17. Lindsay Leão disse:

    Oi Juh,
    É, parece que Nicholas Sparks resolveu mudar mesmo a temática de
    seus livros, o que eu particularmente não acho ruim, até porque
    parece que nessa nova fase ele resolveu punir apenas os vilões, ao
    passo que antes matava os protagonista, o que me deixava extremamente deprimida e frustrada. rsrsrs
    Enfim, gostei bastante da sua resenha, parabéns!
    Beijos

    [Responder]

  18. Laura Guimarães disse:

    Agora fiquei curiosa para ler, apesar de algumas decepções que tive com Nicholas Sparks. É bom saber que o livro não foca apenas no romance, isso deve deixar o livro bem mais interessante. :D

    Bjs

    [Responder]

  19. Thais P. Toledo disse:

    ai ai.. Nicholas ♥ ♥, mais um pra lista..rs.. ontem fiquei na livraria namorando esse e Uma Curva na Estrada :) Eu amei Um Porto Seguro, principalmente por causa do suspense, então já sei que vou gostar desse.. Só vou dar um tempo porque não curto ler livros do mesmo autor seguidos, e o último livro que li foi A Escolha, então vou dar uma intervalo, mas eu também ainda quero ler Um Amor pra Recordar (que ainda não li, que vergonha)e Noites de Tormenta, acho que só faltam esses.. :)
    ahh li o comentário da menina aqui em cima e me lembrei que perdi a promo maravilhosa do Sub, queria tanto o Queda de Gigantes e os livros da Emily Giffin, aff :/ Já leu Presentes da Vida, Juh? Só li esse dela e amei!
    beijos

    [Responder]

  20. Ana Alves disse:

    Ainda tenho meus receios com esses livros que menos romanticos do Nicholas, mas os lerei com sempre e verei se eu gosto.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    [Responder]

  21. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh

    ai, tô ficando cansada de tantas histórias destruidas por um câncer…sério, já deu (ou quase).
    Não vou comprar. :/

    [Responder]

  22. Erika Paiva disse:

    Amo os livros do Sparks, tenho varios, mas como alguém comentou as capas estão muitos parecidas…
    Quando você olha parece tudo a mesma história, ou uma continuação realmente.
    Espero gostar desse também, apesar que os primeiros que li dele, pra mim ainda continuam sendo os melhores.
    Vontade de ler A Ultima Musica.

    [Responder]

  23. Laísa disse:

    Adoro os livros do Nicholas Sparks, mas desde que comprei Um Porto Seguro me decepcionei um pouquinho.. Gosto mais dos livros dele estilo Diário de um Paixão ( meu favorito).. Vou comprar O Guardião para vê se me empolgo novamente com o autor.. Depois que eu li a resenha me interessou!

    Beijos

    [Responder]

  24. Eu gostei bastante desse livro assim como gostei de Um Porto Seguro. São livros menos focados nos romances e com personagens mais interessantes e fortes. Mas o cenário de cidades pequenas e homens virtuosos continua a mesma coisa.

    Eu achei o Richard bem perturbado e você passa a perceber o medo de uma pessoa ao ser perseguida por alguém!

    Beijos!

    [Responder]

  25. Tatiane Harbs disse:

    O único livro que li do Nicholas Sparks foi o Casamento, gostei bastante e pretendo ler os outros…
    Bjo

    [Responder]

  26. Eveline Thalita disse:

    Olá!

    Juh, gosto muito do Nicholas Sparks, mas já faz algum tempo que não me empolgo a ler mais livros dele, porque parecem feitos com a mesma fórmula. Mas depois de ler sua resenha vou procurar o Guardião, porque adoro um suspense misturado com muito romance e lágrimas. rsrsrs
    Além do mais, só de saber que tem personagens bem construídos já é um grande incentivo.
    Obrigada pela dica!

    [Responder]

  27. Danielle Demarchi disse:

    Apesar de gostar muito do autor, os últimos livros dele lançados no Brasil não me empolgaram tanto como os mais antigos. Eu sou uma das leitoras que estava preocupada com esse “mais do mesmo” nos livros dele, por isso fiquei bem feliz sabendo que “O Guardião” é um bom livro. Uma outra coisa que acabou diminuindo meu interesse pelos livros dele é que são muitos livros lançados todo ano e eu acabo não dando conta de comprar e de ler todos.
    A mistura de elementos de mistério com o romance e com um bom vilão me deixou bem animada para ler o livro. Também gosto de livros com romances entre melhores amigos, então acho que vou gostar dessa história.
    Estou tentando parar de comprar novos livros antes de ler os que já tenho (espero conseguir! haha), por isso vou demorar para ler “O Guardião”, mas com certeza farei isso assim que tiver a oportunidade.

    [Responder]

  28. Cindy Alanis disse:

    Oi Juh, tudo bem?
    Eu acho que sou a única, a ÚNICA pessoa que nunca leu um livro do Sparks, preciso mudar isso. Bem eu tenho vontade de ler A Última Música, eu já assisti ao filme e gostei bastante, mas não sei… tenho um pouco de receios em relação aos livros dele. Não sei explicar.
    Bem O Guardião parece ser muito bom, mas não vou começar por ele.
    Sua resenha ficou muito boa e super clara!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas.

    [Responder]

  29. Natalia Eiras disse:

    Graças a Deus não é mais um livro água com açucar de Sparks. Um dos motivos de eu não ler nada do Sparks, é porque é tanto amor…tudo tão igual…que só os filmes baseados nas obras deles já me deixam enjoada. Eu vi querido Jonh e Um home de sorte, e pra ser sincera, não vi diferença entre um e outro.
    Como você diz que esse livro tem um pouco de tensão, suspense….talvez (eu disse talvez) eu dê uma chance pra ele. Vou, pelo menos, pensar com carinho…se tiver com um preço legal na Bienal eu compro.

    [Responder]

  30. Andrea disse:

    Olá Juh, ainda não tive a oportunidade de ler o autor Nicholas Sparks, mas pretendo fazer isso o mais rápido possível, pois parece que ele escreve esses romances tipo arrebatadores que certamente é um dos meus gêneros favoritos, ainda mais que pelo que li em sua resenha tem um personagem com meu nome. Bjocas de sua mais nova seguidora e fiel heim ;)

    [Responder]

  31. Káritha disse:

    Oi Juh.
    Minha mãe é viciada em Nicholas Sparks,(eu nem tanto:# )
    Mostrei pra ela sua resenha e ela adorou diz ela que é o proximo da lista dela rsrs.
    Bjos

    [Responder]

  32. Lauren Alice disse:

    Esse livro do Nicholas é realmente muito bom !!! Adorei como ele desenvolveu esse livro, a história é muito rica e a cada página a gente descobre alguma coisa nova que faz com que a gente queira terminar o livro logo pra saber o que vai acontecer!
    Quando peguei o livro pra ler, tava no segundo ou terceiro capítulo e saí correndo pra procurar uma resenha, li essa e fiquei com muita vontade de conhecer a Jennifer, e ela não me decepcionou, na verdade o livro inteiro não me decepcionou! Amei, amei ! mas eh muito difícil colocar os livros do Nicholas em uma ordem de preferências, sei que a maioria das pessoas acha que os livros dele são sempre a mesma coisa, mas cada um tem uma essência diferente que, na minha opinião, é o que faz a diferença e todos serem os meus preferidos!
    beijos

    [Responder]

  33. Jéssica de Paula disse:

    Então, eu li.
    Comentei com você no twitter que estava arrasada e decepcionada. Li os primeiros capítulos e imediatamente deduzi o final e, no fim das contas, acabei acertando mesmo.
    Até a metade do livro estava realmente incomodada com a narração, não sei se foi a tpm, mas sempre revirava os olhos com “maninho” ou coisas piegas do tipo. Por fim, acabei aceitando que talvez não fosse problema do livro em si, mas da tradução mesmo.
    Mas como não sou só reclamona, tiro o chapéu para a parte que o suspense engrenou do meio para o fim.
    No final das contas, acabei amenizando a minha decepção inicial e foi uma leitura razoavelmente agradável. :)

    [Responder]

  34. Viviane disse:

    Achei a resenha que eu queria, eu queria muito esse livro, mas estava com medo de acabar não gostando, mas eu curti a resenha e vamos ver no que dá, né rsrs. Bjs

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Application Error