Resenha: Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você
Como Eu Era Antes de Você
de Jojo Moyes,
editora Intrínseca.

Parceiro Intrínseca

Louisa Clark tem 26 anos, trabalha como garçonete em um café de uma pequena cidade turística inglesa, namora o mesmo cara há 7 anos e está razoavelmente satisfeita assim.

Morando com os pais, o avô que sofreu um AVC, a irmã solteira e um sobrinho pequeno, seu orçamento está sempre apertado e sua vida segue mais ou menos uma rotina sem graça. Mas isso tudo muda quando, de uma hora para outra, o pequeno café fecha suas portas.

Desempregada e sem perspectivas por conta de um currículo fraquíssimo, Lou recorre ao centro de empregos local, mas, ao que parece, a única opção aceitável é cuidar de um tetraplégico por seis meses. E, mesmo não conseguindo se imaginar em tal posição, ela decide arriscar pensando no salário generoso.

Will Traynor já foi um advogado muito importante em Londres. Apesar das muitas horas de trabalho, conseguia aproveitar todo seu tempo livre em viagens fantásticas, esportes radicais e com uma linda namorada. Mas isso tudo muda quando um acidente estúpido o deixa preso à cadeira de rodas.

Há dois anos nessa condição, Will tornou-se extremamente amargo e infeliz, afetando a vida de todos a sua volta. Seus pais não sabem mais o que fazer, e parece que o rapaz está decidido a acabar com tudo isso. E é esse cenário confuso e deprimente que Lou encontra quando chega para trabalhar na mansão dos Traynor.

Will é mal-humorado, grosso e nada colaborativo, e Lou logo percebe que serão seis longos meses e só o foco no dinheiro, que a família precisa mais do que nunca, faz com que ela mantenha-se firme.

E é claro que a convivência, o foco dela e a colaboração de Nathan, enfermeiro de Will, faz com que as coisas possam ir se acertando aos poucos. Em certo ponto os dois já conseguem passar algum tempo juntos sem atrito, o que permite que ambos se abram para uma relação de intimidade, amizade e afeto.

A pedido de Camilla, a rígida mãe do rapaz, Lou passa a se esforçar ainda mais para fazer com que ele veja as coisas boas que a vida ainda lhe reserva. Juntos passam a compartilhar novas experiências e vivenciar momentos impagáveis – do tragicômico ao fofo. E isso é o que coroa a real mudança na vida dos dois.

Louisa é um tanto conformada e não consegue enxergar o quanto sua vida é limitada. Seu namorado, Patrick, não é exatamente o príncipe encantado e ela não tem nenhum plano a longo prazo. Mas o convívio com Will faz seus horizontes se expandirem e a personagem amadurecer de forma gradual e notável. Realista.

Por outro lado, Will é o contraponto da menina. Ele já viu e viveu muito da vida, consegue enxergar o potencial e as possibilidades e passa a estimular Lou a buscá-las… Mesmo que sua própria vida seja uma porcaria – como ele gosta de pensar. Sim, ele é amargo e quase insuportável, mas não consigo julgá-lo. Não sei como agiria se estivesse no lugar dele.

Jojo Moyes nos conta uma história dramática, mas cheia de bons momentos; sombria, mas igualmente cheia de vida; complexa, triste, feliz, repleta de surpresas, mas também de coisas já esperadas. É uma história, principalmente, sobre autodescoberta e amadurecimento; sobre duas vidas que se cruzam de forma inesperada, mas que deixa marcas profundas e permanentes.

Esse é um daqueles livros que você já consegue imaginar o final, mesmo que ao longo da história tenha a tendência de acreditar (e desejar) em outro. Mais do que uma história de amor (e de tudo que já falei acima), o livro consegue trazer uma reflexão tão complexa – mas TÃO complexa – que faz com que você siga se questionando muito tempo depois de ler a última página.

Acho que a lição final é linda e tocante, mas não por isso me faz sofrer menos. Odiei Will, odiei Lou, amei os dois, odiei de novo e amei outra vez. Como disse, ainda me questiono e não consigo encontrar uma resposta que seria a “certa”. Acho que ela não existe, de fato, até você precisar estar na pele deles – o que espero que nunca aconteça.

Diferente de A Última Carta de Amor, também da autora, esse livro me ganhou desde as primeiras linhas. Bem escrito e narrado (não só por Lou, mas com a colaboração de outros personagens) vale cada página de leitura. Lindo, comovente, profundamente sensível e corajoso, Como Eu Era Antes de Você entrou para minha lista de melhores do ano – e para a dos mais emocionantes que já li.

  1. Aline disse:

    Chorei, chorei, chorei. Fiquei com muita raiva também, mas com toda certeza foi um dos livros mais emocionantes que já li.

    :)

    [Responder]

  2. Suelen Sena disse:

    Adorei a resenha Juh!
    Esse também se tornou um dos meus livros favoritos do ano. Pensei que seria uma história clichê, forçada e blábláblá…Quebrei a cara. Amei!!
    Fiquei até a última página torcendo por algo, mas entendi o que a autora tentou passar aos leitores. Um dos melhores pontos, foi o crescimento da protagonista no livro. é verdadeiramente notório. E claro, Will foi uma peça muito importante pra tudo isso.

    Resumindo também amei o livro.
    Abç

    Suelen
    http://leitoramanauara.com/

    [Responder]

  3. Vivian disse:

    AMEI a resenha

    [Responder]

  4. Erika Paiva disse:

    Sou louca pra ler esse livro. Será um dos proximos que irei comprar.

    [Responder]

  5. Mandy disse:

    Adorei sua resenha, esse é o tipo de livro que estou precisando ler. A história parece profunda e envolvente, fiquei muito curiosa para saber mais sobre os personagens, com certeza entra na minha lista de compras do próximo mês. Parabéns pela resenha. Beijos!

    [Responder]

  6. Lu disse:

    Amei esse livro. Ele é o tipo q vc nao termina quando fecha a pagina. Remoe dias a história. Chorar foi pouco para mim.

    [Responder]

  7. Thaís Damin disse:

    Parece realmente um daqueles livros que marcam a gente. Entrou pra minha lista de desejados rs.

    http://www.resenhasealgomais.com.br

    [Responder]

  8. Babi Lorentz disse:

    Juh, como eu não gostei muito de A Última Carta de Amor, acabei não me interessando por este com medo de acabar lendo e tendo o mesmo sentimento ao final, mas pelas resenhas que tenho lido, acabei percebendo que esse é o tipo de livro que me faz ficar emocionada e que me faz pensar em algumas coisas…
    Com certeza leria.
    Beijos.

    [Responder]

  9. Camila Medeiros disse:

    Olá!!!Gostei muito da resenha do livro e fiquei tentada a lê-lo!
    Um Grande Abraço!

    [Responder]

  10. Kel Costa disse:

    Já tem semanas que li esse livro e ainda não consigo falar direito dele, me vem logo um nó na garganta. Foi de longe uma das leituras mais emocionantes, mais tocantes que eu já fiz, pq me envolvi TANTO com Lou e Will. Como vc disse, ficou uma coisa de amar e odiar e realmente é uma situação complicada, que não dá pra escolher um único lado. Ora eu me pegava discordando profundamente das intenções de Will, ora eu me via aceitando seus motivos, suas decisões.
    O livro é incrível, lindo lindo… e Will se tornou especial pra mim. Me marcou tanto que já fiz quase todas as minhas amigas comprarem rs.

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com.br

    [Responder]

  11. Vanessa Grandin disse:

    Eu ganhei esse livro e foi um dos melhores presentes que eu já tive!!! A capa é linda, a história é linda,nos faz refletir demais…Eu terminei o livro com o coração apertado e muitos questionamentos……sinceramente não sei como agiria numa situação dessas…..torci demais por outro final, mas entendo perfeitamente a autora!
    Pra mim é o melhor que li em 2013 até o momento !

    [Responder]

  12. Fiquei apaixonada pela capa, já estou querendo ler algo da autora há um tempo, depois da sua resenha, tenho que ler esse! #Drama♥

    [Responder]

    Amanda Saraiva

    Juliana, leia tbm “A última carta de amor”. É LINDO!!!

    [Responder]

  13. Érika disse:

    Ótima resenha!! Na verdade, estava esperando por ela! ahahhahaa Então…li o livro há alguns dias e ele é tudo isso e mais um pouco! Também amei, odiei, chorei, enfim… emocionante mesmo, e qualquer coisa que eu comentar, acho que estarei sendo repetitiva, pois você já descreveu tudinho! Beijos!

    [Responder]

  14. Josiene disse:

    Linda a resenha Juh, me apaixonei. Vou ver se consigo incluir na minha lista de compras.

    Bjs

    [Responder]

  15. Carolina Mesquita disse:

    Um dos livros mais lidos que eu já li, mais emocionantes, achei lindo, bem escrito… enfim, foi pra listinha de melhores e favoritos do ano e da vida :)

    [Responder]

  16. Marcelle disse:

    Linda resenha Juh..
    Beijos

    [Responder]

  17. Lindsay Leão disse:

    Realmente Ju, esse livro merece entrar na lista de melhores de 2013. É muita emoção num livro só, fala sério!
    Tem todos os ingredientes de uma boa história. Eu amei demais! ♥
    Sem contar que achei essa capa super fofa e apesar de ser um mega spoiler não tira em nada o brilho do enredo.

    [Responder]

  18. Territorio das G. disse:

    Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Omg , que perfeição ,
    preciso ler :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    [Responder]

  19. Maria Bemfica disse:

    Juh, terminei esse livro ha pouco tempo e ainda não consigo parar de pensar nele. Ele me fez refletir sobre a situação do casal principal, as dificuldades de cadeirantes como Will e a vida limitada e confortada de Lou e em como isso acontece hoje em dia com jovens como nós. A escrita é muito boa e também entrou para a lista dos meus favoritos.
    Ótima resenha como sempre. Amo seu blog <3
    Beijoos

    [Responder]

  20. Ellen disse:

    Oi Juh!
    Nossa, eu li um livro com um Will que também era advogado e sofreu um acidente que deixou ele preso a cadeira de rodas e a mocinha também era contratada para cuidar dele :O socorro, é MUITA coincidência! De um jeito estranho, porque esse que eu estou falando é nacional e quase ninguém conhece e eu já comparei as datas de lançamento, “Como eu era antes de você” foi lançado depois.
    Acho que agora quero ler “Como eu era antes de você” só pra matar minha curiosidade sobre essa coincidência louca hahaha
    Beijos:*

    [Responder]

  21. Mena disse:

    Terminei ontem o livro. Ia começar outro já, mas não consigo, preciso de um tempo para pensar e assimilar tudo. É uma bela mensagem, não sei porque resolvi ler esse livro (não é o estilo que costumo ler), mas foi o chacoalhão que eu precisava receber esses dias… Altamente recomendado!

    [Responder]

  22. Roberta disse:

    Este livro me marcou muito pq terminei de ler no dia do meu aniversario q é hj e pq meu marido nao pode estar presente pq estava trabalhando enfim choreimmuito, muito lindo o livro, a historia comovente, so queria q ele nao tivesse tomado aquela decisão, pois ***.

    [Responder]

  23. Eveline Thalita disse:

    Olá Juh!
    Que resenha linda!! Acho que foi uma das mais bem escitas. Parabéns!! Deve ser tocante este livro, me lembrou um filme com Julia Roberts “Only you”. Você já viu?!
    Acabei de colocar no Skoob.
    Bjocas!

    [Responder]

  24. Flavinha disse:

    Linda sua resenha! Nunca li nada da Jojo, mas adoro livros de superação, já anotei esse aqui :)

    Beijinhos!

    http://www.chatadoslivros.blogspot.com

    [Responder]

  25. Flávia Almeida disse:

    Oi, Juh !
    Desde que vi você comentando desse livro em um dos seus vídeos, fiquei com muita vontade de ler !
    Não conheço nada dessa autora e acho que é bom livro pra começar.

    Beijos !

    [Responder]

  26. Denise Lima disse:

    Livro lindo e muito emocionante. Chorei horrores, me apaixonei pelo mau humor de Will, odiei o Patrick rsrsrs.
    Apesar de ficar com raiva no final, compreendi e amei a história.

    [Responder]

  27. Laísa disse:

    Estava doida para comentar sobre esse livro.. simplesmente porque foi o melhor que eu li esse ano. A história é emocionante, os personagens foram muito bem construídos, ou seja, a história me tocou muito.. Adorei a resenha Juh, foi exatamente o que eu achei.
    Li o livro em uma tarde e depois disso já reli 2 vezes! Uma linda história! Amei, amei amei!

    [Responder]

  28. Thaís disse:

    Lendo a resenha e os comentários, fiquei doida pra ler esse livro… Com certeza ele vai furar a fila! rs
    Juh, adorei o blog, sou nova por aqui, mas já sou seguidora assídua! hehe

    Beijos!

    [Responder]

  29. Bruna disse:

    Ando lendo mt chick lits ultimamente, ir um pouco pra uma temática mais “pesada” pd ser bom ainda mais quando com ela se tira liçoes de vida. Gostei da dica do livro.

    [Responder]

  30. Talita Colonheze disse:

    “Esse é um daqueles livros que você já consegue imaginar o final, mesmo que ao longo da história tenha a tendência de acreditar (e desejar) em outro”. Em outras palavras: algum personagem vai “bater as botas” (risos). Mesmo assim, estou bastante curiosa em ler esse livro. É tanta gente amando, que provavelmente é uma das minhas próximas leituras.
    Beijos!

    [Responder]

  31. Cindy Alanis disse:

    Juuuuuh, minha filha que resenha incrível foi essa? *o*
    Estou tão ansiosa para ler esse livro, todas as resenhas são positivas; sabe a história me atrai bastante, apesar de parecer extremamente triste. Sua resenha só me fez ter mais vontade de ler!
    Juh, você já leu A Culpa é das Estrelas? Se sim, o que achou? Tem resenha?
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Cindy,
    ACEDE é uma das próximas resenhas aqui do blog. ADOREI o livro! :D
    Beijocas – e leia esse, é lindo demais!

    [Responder]

  32. Fernanda disse:

    Esse foi o livro mais profundo e lindo que eu já li na minha vida.
    É como tu disse: eu amei o Will e a Lou, passei a odiá-los e amei de novo… :D
    Lindo, super recomendo!

    [Responder]

  33. Mônica Portella disse:

    Li, muita linda a história! E triste, mais no quesito choro e profunda tristeza A culpa é das estrelas ganha! hahaha

    [Responder]

  34. Senti um clima de “Intocáveis” nesse livro :)
    Parece muito interessante. Anda curiosa pelos livros da Jojo Moyes, pois ainda não tive a oportunidade de ler A Última Carta de Amor. Adoro esses livros em que amamos e odiamos os personagens em um curto espaço de páginas.

    [Responder]

  35. Patti disse:

    Ótima resenha!
    Impossivel não se apaixonar por essa linda e triste história de amor!
    Mesmo com toda tristeza e amargura, Will conseguiu mudar a vida da Lou, enqto a dele…
    É claro que torci por um final feliz, mas realmente não tinha como ser diferente!
    ‘Como eu era antes de você’ me tocou profundamente e já está entre meus favoritos! Will Traynor e Lou Clark ficarão em mim pra sempre!!

    [Responder]

  36. Lívia M. disse:

    Olá Juh! Terminei de ler esse livro e este me tocou de tal jeito que comecei a procurar outras opiniões sobre ele e, posso falar que a sua resenha conseguiu expressar o que tava na minha mente mas ainda não tava conseguindo assimilar. Li esse livro em 3 dias, e a cada página que lia, o desejo de que o final fosse diferente, fosse do meu jeito, me impelia a continuar lendo cada vez mais. Mas o fim acaba nos surpreendendo (ou não), mostrando que no final das contas, a vida é realmente melindrosa, e que amar é dar ao outro o direito dele escolher seu próprio caminho.

    [Responder]

  37. Jessica disse:

    Muito triste o livro!!!Porém é uma linda história de amor,sem o final feliz ao qual estamos acostumados em um livro de romance!!!Chorei por uns longos minutos,imaginando se o final não poderia ter sido diferente!!!e choro agora ao escrever e lembrar do final!!!

    [Responder]

  38. Elisangela Costa disse:

    Impactante,apaixonante e triste.Como seis meses podem causar um efeito tão grande numa pessoa???Como não se apaixonar por will???Fiquei me perguntando e me apaixonando a cada gesto,sorriso dele e odiando pelo fato que fato de estar claramente sofrendo antecipadamente pelo final.Eu sabia mesmo antes de ser dito.Mas era dificil lidar com um jeito diferente do “felizes para sempre”habitual.Fico tentando naõ chorar novamente enquanto escrevo porque parece que ja derramei muitas lagrimas no decorrer das paginas.Fiquei firme no pensamento que poderia terminar como o filme “Os intocaveis” havia muito dele ali, mas de fato nem tudo segue a logica que queremos.Me vi muito na Lou Clark,era como se algumas daquelas palavras fossem dirigidas a mim e pensei que talvez tivesse tomado as mesmas atitudes que ela e sofreria tanto quanto.

    [Responder]

    Lu Molero

    Elisangela enquanto escrevia meu comentário estava igual vc… tentando não chorar novamente enquanto escrevo!

    [Responder]

  39. Lu Molero disse:

    Pra quem ainda não leu, se prepare para se emocionar muito!
    Chorei e choro novamente!!
    Sem dúvida mesmo um dos livros mais emocionantes que li!
    Me fez rir, me encantar, faz pensar nas escolhas q fazemos e da forma q levamos nossa vida enqto temos diversas possibilidades e saúde, fiquei com raiva, amei o Will depois o achei egoísta e depois amei de novo, tentei me colocar no lugar da Lou… q situação difícil!!!
    Como comentado, não sei oq pensar: tem horas q tento entender as decisões tomadas por tentar me colocar no lugar, mas tem horas q não consigo!
    Enfim, lindo, lindo, lindo!!
    Lista de favoritos!

    [Responder]

  40. Vânia Elenice Müller disse:

    Oi Juh.

    Esse livro já estava na lista de “desejados” antes mesmo de eu ler sua resenha. Por causa da autora e do outro livro dela que eu li: “A Última Carta de Amor”, que no início foi meio confuso, mas depois eu peguei o jeito.
    Gostei bastante da resenha. Realmente não sabia do que se tratava o livro, antes de adicionar a minha estante :P . Mas agora estou curiosíssima para ler.
    :*

    [Responder]

  41. Jéssica de Paula disse:

    Nada como uma capa linda e um bom enredo para me deixar curiosa e com muita vontade de ler. Adoro esses livros que você não sabe se odeia ou ama os personagens. Como sempre, espero que eu possa lê-lo em muito breve. :))

    [Responder]

  42. Gabriela de Souza disse:

    Olá, eu estava buscando resenhas de livros novos para ler, e cheguei até seu blog, e esse e vários outros posts seus, me fizeram aumentar minha lista de livros pra comprar!!
    Com certeza esse post me deixou curiosa, correr comprar e ler!!
    Abrç!

    [Responder]

  43. Elis Jeane disse:

    Parabéns Pela resenha, Traduz toda gama de sentimentos que me tomaram durante a leitura deste livro Maravilhoso!!!
    Foi o primeiro que de fato li após o nascimento de minha filha, só de pensar na história já fico emocionada…

    [Responder]

  44. Lah disse:

    Eu simplesmente AMEI esse livro! Um dos melhores e mais tocantes que já li! Eu chorei horrores! Recomendo para todos!

    [Responder]

  45. Ana Leticia disse:

    Como a maioria, adorei o livro, chorei muito, fiquei triste e continuo refletindo sobre ele após ter acabado. Sua resenha expressa o nosso sentimento!!!! bj

    [Responder]

  46. Olívia disse:

    “o livro consegue trazer uma reflexão tão complexa – mas TÃO complexa – que faz com que você siga se questionando muito tempo depois de ler a última página.”
    Exatamente o que senti…. Parabéns pela bela resenha!

    [Responder]

  47. ALICE BRAGA disse:

    Juh, terminei de ler ontem e definitivamente entrou para a lista dos melhores que li este ano. Lindo demais, super comovente, chorei um bocado e fiquei com vontade de ler mais. Adorei a autora. Aqui no Brasil foram publicados somente dois livros?
    Bjs

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Alice,
    Por enquanto só esses dois! :(
    Beijocas!

    [Responder]

  48. sandrinha disse:

    Ownnn que lindo, já estava super afim de comprar esse livro, depois que li sua resenha a vontade aumentou ainda mais… Chorei lendo a resenha, imagine quando começar a leitura… kkkkkk bjinhooo

    [Responder]

  49. sandrinha disse:

    Oieee tudo bem? Eu preciso falar desse livro com alguém… Comecei a ler ontem e terminei hoje chorando como uma louca desesperada… Ameiiiii foi o livro mais lindo que eu já li em toda minha vida, já tinha me emocionado e chorado diversas vezes, mas nenhum foi como este! Quero parar um pouco agora e ficar só pensando um pouco na minha vida, no meu filho, na minha família e amigos. Espero que essa angustia passe logo e que já, já eu volte a ler outra vez, mas por enquanto eu quero sentir a emoção proporcionada por esse livro maravilhoso!!! Lou e Will vc mudaram a minha vida, meus pensamentos e atitudes. Obrigada Jojo!!!!!!

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Sandrinha,
    A história vai ficar com você pra sempre, tenho certeza!
    Está comigo até hoje. :)
    Beijocas!

    [Responder]

  50. Aninha disse:

    Juh,
    Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas após a sua resenha fiquei com muita vontade de ler. E ainda bem que li… Este livro é fenomenal, eu gosto muito de ler, mas nenhum mexeu tanto comigo quanto esse! Essa história vai ficar pra sempre no meu coração. Obrigada pela dica! Sou super fã aqui do blog! Parabéns pelo seu trabalho, tenho certeza que vc incentiva muita gente a ler e a vivenciar sentimentos maravilhosos como esse livro me proporcionou!

    Beijocas ;)

    [Responder]

  51. Lara Frois disse:

    Esse livro é fantástico! Cheguei no seu blog por acaso e vim direto pra essa resenha, só pra poder reviver um pouquinho do que esse livro foi pra mim.
    Chorei, chorei, chorei e depois chorei mais um pouco. Quis mudar o final e esquecer que a vida nem sempre é feita de finais felizes.
    Definitivamente um dos meus livros favoritos, faz a gente repensar um monte de coisa na vida.
    Beijo! Amei seu blog e a forma como escreve.

    [Responder]

    Juh Oliveto

    Lara, bem-vinda! :)
    Esse livro é lindo demais, extremamente marcante mesmo! s2
    Adorei seu comentário, viu? Volte sempre!
    Beijocas!

    [Responder]

  52. Gabriel Lucas disse:

    Gostei da resenha e vou comprar esse livro.

    [Responder]

  53. Carol disse:

    Livro realmente apaixonante <3 quem não chora é sem coração !

    [Responder]

  54. Fabíola disse:

    ADOREI esse livro!!!! Porem depois de lê-lo fiquei triste, com um pesar no coração…..pesando como era a vida de Will, vivendo 100% dependente de outras pessoas. A autora me fez pensar sobre como sou abençoada por ser capaz de fazer pequenas coisas no nosso meu dia a dia, como andar, comer, trabalhar….viver por conta própria…ser independente….a valorizar cada momento que tenho em minha vida….e também me fez pensar como o amor de Louise por Will se tornou puro e imenso… com a convivência ela descobriu a pessoa incrível que Will era por trás de suas deficiências sem se deixar levar pela piedade….Gostaria que o final tivesse sido como um conto de fadas…porem a Jojo Moyes nos mostrou a vida real, mas com uma bela lição de vida! AMEI

    [Responder]

  55. Loislaine disse:

    Ameiiii o livro e lindo , eles são brilhante e a situação em que will se encontra , nossa realmente me assustou no inicio mais , por fim , aprendemos o quanto nossa vida pode mudar de uma hora pra outra . muiito obrigado pela recomendação.

    [Responder]

  56. Thaís Libório disse:

    Esse livro é outro que está na lista de romances preferidos. Como esse livro me fez sofrer, meu Deus! Li ele a uns oito meses e já quero ler de novo

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Powered by sweet Captcha