Resenha: O Projeto Rosie

O Projeto Rosie
O Projeto Rosie
de Graeme Simsion,
editora Record.

Editora Record

Don Tillman tem 39 anos, uma carreira acadêmica na área de genética, um corpo consideravelmente bem cuidado, apenas dois bons amigos, uma rígida rotina diária e uma inabilidade social incrível.

Sua vida se resume a um punhado de atividades previamente programadas, um cardápio que se repete semanalmente para evitar desperdícios, pesquisas no trabalho e, claro, interações falhas com as pessoas – principalmente com as mulheres.

Para resolver o problema de suas desastrosas experiências românticas, Don resolve recorrer à única coisa realmente confiável que conhece: a ciência. Ele desenvolve um questionário detalhadíssimo com perguntas que o ajudem a reconhecer a Parceira Ideal e Adequada para ser sua mulher. E assim começa o Projeto Esposa.

Com o complexo formulário embaixo do braço – que pergunta a respeito de hábitos alimentares, bebida, cigarro e até maquiagem! -, Don investe com tudo na busca da solução de seu problema. Isso o envolve em situações constrangedoras e engraçadas (pelo menos para nós), mas ele não desiste fácil.

E é entre uma falha e outra nessa procura que ele conhece Rosie, o extremo oposto de tudo o que ele busca em uma possível parceira para a vida toda. Aos poucos, e quase sem querer, os dois vão se aproximando e em pouco tempo já passam muitas horas por dia juntos.

Mas isso não é por conta de um interesse amoroso, absolutamente! Don apenas está ajudando Rosie a encontrar seu pai biológico desconhecido, naquilo que passaram a chamar de Projeto Pai. E essa acaba sendo uma desculpa para os dois se envolverem em aventuras divertidas e passarem ainda mais tempo na companhia um do outro.

Don é um cara que, visivelmente, tem um problema (que conseguimos perceber muito antes dele). A dificuldade em sentir e expressar suas emoções, além de toda a questão de interagir socialmente com as pessoas é evidente e responsável por muitos problemas – e risadas.

Apesar disso, de alguma forma, Rosie consegue aturá-lo, provocá-lo e diverti-lo de uma maneira surpreendente. Com seu jeito relaxado e despreocupado, ela consegue, sem querer, um enorme espaço no rígido calendário do professor.

Acompanhar o desenvolvimento do relacionamento de Rosie e Don, que começa com um interesse científico e evolui para, no mínimo, mais uma amizade para a curta lista dele, é extremamente agradável. Como narrador, Don é honesto demais, exatamente como sua personalidade define. Sua falta de filtros e jeito excêntrico acabam sendo um trampolim para muitas situações embaraçosas e hilárias.

Outros dois personagens são muito importantes para o desenvolvimento da história. Gene, seu melhor amigo e colega de trabalho, acha que ainda é um jovem adulto garanhão – e foi também o responsável pelo encontro com Rosie. E Claudia, a esposa psicóloga e extremamente paciente de Gene, é o “pézinho na realidade” que ajuda Don, e os encontros dos dois são muito esclarecedores.

Os quatro ajudam a compor a alma da história, tendo cada um seu grau importância para o desenrolar dos fatos. Mas o verdadeiro pilar que sustenta todo o livro e torna a narrativa fantástica é Don. Fui pega completamente desprevenida, não esperava ficar tão comovida (e até mesmo emocionada) com um protagonista masculino. Além dos que contam as histórias de Nicholas Sparks, não são muitos que conseguiram me conquistar totalmente.

Graeme Simsion criou um plot fantástico, maravilhosamente desenvolvido e um personagem central extremamente complexo e apaixonante. Fiquei tão encantada pelo livro que já recomendei para várias pessoas – e todas que leram adoraram!

Para quem adora chick-lit, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma leitura que segue esse estilo, mas deixa de lado qualquer dose de futilidade e a protagonista mulher (mas sem deixar de ter uma figura feminina forte). O que posso dizer, de tão encantada, é: Leiam! LEIAM AGORA!

Acompanhar as desventuras de Don na procura de uma esposa e suas aventuras com Rosie em busca do pai é envolvente a ponto de ser impossível de largar. Gostaria de detalhar a história e passar para vocês o quanto amei essa leitura, mas nunca consigo fazer isso com livros que adoro. Então, deixo meu apelo: se você sentiu alguma curiosidade a respeito do livro… SE JOGA! Prometo que vai valer a pena. ;)

  1. Adorei a resenha , com certeza o livro já esta na lista de compras :)

    [Responder]

  2. Érika Di Bernardo disse:

    Aiii que amor, acho que vou me jogar mesmo nessa leitura!! Tão legal um livro no estilo chick-lit na “versão masculina”. O Livro está dando o que falar, tudo que leio a respeito, dá cada vez mais vontade de ler… e com a sua resenha não foi diferente! Adorei e espero em breve conhecer esse projeto esposa. Beijos!

    [Responder]

  3. Josiene disse:

    Nada disso Juh, você consegue falar muito bem dos livros que gosta, essa resenha do Projeto Rosie está maravilhosa, vou ler só não vai ser de imediato.
    Bjs e boa tarde.

    [Responder]

  4. Ana Paula Rodrigues Ganzert disse:

    A resenha foi incrível, eu já estava com vontade de ler O Projeto Rosie, sendo que ele já está na minha lista de compras. Lendo a sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler o livro.
    Bjs.

    [Responder]

  5. disse:

    Como sempre, suas resenhas são encantadoras. O Projeto Rosie entra para a “pequena” lista de desejos literários.
    Parabéns pela escrita Juh Oliveto.

    [Responder]

  6. Amanda Saraiva disse:

    Amo chick-lits. Mas nunca li um narrado por um homem. Estou curiosíssima!!!
    Ainda mais depois dessa resenha.
    Ficou ótima Juh!
    Vc passou detalhes bacanas que outras blogueiras não passaram.
    Parabéns! Acredito que instigou a muitos!
    Bjos

    [Responder]

  7. Vanessa Grandin disse:

    Me simpatizei com esse livro desde o lançamento e saber que é narrado por um homem me deixou bem curiosa …
    Depois de várias resenhas positivas , impossível não querer lê-lo logo!
    Vou garantir o meu hoje !!!

    Beijos !

    [Responder]

  8. Milena disse:

    Bom dia!

    Ganhei esse livro no domingo, já estava afim de ler e depois desse entusiasmo todo na resenha, fiquei mais curiosa ainda! Quero ler já!

    [Responder]

  9. Ana Carolina disse:

    Olá Juh!

    Projeto Rosie esta no topo da minha lista de compras. Até agora só li resenhas positivas sobre ele. E a sua despertou ainda mais minha curiosidade.
    Nas próximas compras com certeza ele vai estar no meio :)
    Bjos

    [Responder]

  10. Eu estava louca para lê este livro e agora ainda mais com esta resenha, parabéns Ju você escreve muito bem , que seu blog continue assim , e adoraria que você postasse mais vídeos.
    Bjos

    [Responder]

  11. Gabriela disse:

    oiii Juh eu ja tinha ouvido falar desde livro e agora depois da sua resenha eu qro muito ler…ele passou a ocupar um dos primeiros lugares da minha infinita lista de compras…kkkkk

    Beijosss

    [Responder]

  12. Alice Braga disse:

    Juh, adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler. Hoje passei em uma livraria e fiquei com ele na mão e não comprei. Vou voltar lá assim que der para garantir o meu. Bjs

    [Responder]

  13. Oie,
    eu já mta gente falando desse livro e ele parece ser bom, mas ainda não comprei, estou com mtooos livros para ler aqui, então por enquanto não vai rolar.

    bjos

    [Responder]

  14. Gabi disse:

    Esse livro já foi pra lista só de ler a resenha. Me vejo eu fazendo “projetos” pra ter um relacionamento daqui a um tempo, porquê sabe como é gente teimosa! hahahaha

    Beijo, Juh!

    [Responder]

  15. Camila Medeiros disse:

    esse livro está na minha lista de leitura!!!!!!!!!!!ótima resenha!!!!!!!!!um grande beijuuuu

    [Responder]

  16. Clara Coelho disse:

    Comprei esse livro e não vejo a hora de lê-lo!!! Todo mundo está falando muito bem e pelo visto é o tipo de livro que eu gosto! A capa está maravilhosa também :))))

    [Responder]

  17. Erika Paiva disse:

    Só vejo resenhas positivas sobre esse livro, estou bastante curiosa para ler um chick-lit onde um homem é o personagem principal. Será um dos proximos que irei comprar.

    [Responder]

  18. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh,
    (quanto tempo, hein!? Eu andei sumida, sorry)
    Eu realmente li poucos livros com narradores masculinos e sempre que tenho a oportunidade eu tento. Como vc indicou, já estou correndo atrás!

    bjokas

    [Responder]

  19. Vânia Elenice Müller disse:

    Adorei a resenha. Gosto de chick-lit porque dou boas gargalhadas, imagine então com um narrador masculino? deve ser muito engraçado. Já chorei de rir lendo “Melancia” da Marian Keyes e espero gostar de “O Projeto Rosie”.
    :*

    [Responder]

  20. Bruna Dmsc disse:

    Eu já vi muitos comentários bons sobre esse livro e, achei a capa muito bonita também. Pelo que percebi, é uma historia muito divertida. E além do mais, estou precisando ler mais deste gênero chick-lit, está na minha lista de compras, irei fazer o possível para ler logo haha. ótima resenha, Ju!!

    [Responder]

  21. Wannessa queiros disse:

    Oi Ju,nossa a resenha está maravilhosa,adorei a dica de livro.Don tinha uma “vida programada” nos mínimos detalhes até para encontrar uma namorada, e esse questionário para encontrar uma esposa…
    Realmente as situações vão ser constrangedoras e engraçadas através de um protagonista masculino,com certeza garantia de uma boa leitura e bons momentos para sorrir ao acompanhar Don em seu projeto.

    [Responder]

  22. Jéssica de Paula disse:

    Não lembro de ter lido nenhum chick-lit com um homem de protagonista, fiquei curiosa.
    O livro me ganhou pela capa e por você estar recomendado-o tanto quanto (eu acho) O Diário de Suzana Para Nicholas que, por sinal, eu li e amei. <3
    Adicionado na minha lista dos "fura-fila". :))

    [Responder]

  23. Raquel Moritz disse:

    Desde o projeto de divulgação desse livro estou querendo lê-lo loucamente. Todo mundo tem tido ótimas críticas a respeito dele. Só não tinha visto ninguém dizer que era chick lit, mas gostei de saber.

    Beijo!

    Raquel
    http://www.pipocamusical.com.br

    [Responder]

  24. Eveline Thalita disse:

    OI Juh!!!

    Tem tantos livros em minha lista de leitura que fico até com receio de acrescentar mais algum. Estava com uma certa resistência de acrescentar este, mas com esta resenha linda, não resisti!
    Já esta na minha lista do Skoob.

    Abraços!!

    [Responder]

  25. Ana disse:

    Juh. Vc devia fazer um post com dicas para escrever bem!

    [Responder]

  26. Alice disse:

    Estou na metade do livro. Sensacional!!!! O Don é quase um Sheldon Cooper com um pouco mais de habilidade social, rs.
    Quinto livro que leio por indicação sua e novamente estou amando a leitura.
    Bjs

    [Responder]

  27. Letícia Barros disse:

    Comprei esse livro depois que li a resenha aqui e não me desapontei. O livro é muito lindo e é hilário acompanhar a falta de jeito do Don.

    [Responder]

  28. Flávia Almeida disse:

    Oi Juh !

    Gostei bastante da sua resenha, fiquei muito interessada na leitura. Já tinha visto um video da Alba do Psychobooks falando maravilhas do livro. Até agora não ouvi ninguém dizendo que não gostou do livro, deve ser muito bom mesmo.
    Já está na minha listinha!

    Beijos!

    [Responder]

  29. Jéssica de Paula disse:

    Como sua indicação foi tão fervorosa quanto a de O Diário de Suzana Para Nicholas, quando o vi na prateleira da livraria e lembrei que estava sem nenhum livro e tinha horas para até o check-in, não pensei duas vezes em comprar O Projeto Rosie. Lógico que essa capa fofa gritando na minha frente ajudou bastante também.
    Foi uma leitura deliciosa e me conquistou do começo ao fim, acho que é um livro muito difícil de alguém não se encantar. Confesso que até chorei com o final porque sou uma boba romântica. hahaha
    Adorei esse fura-fila e, até agora, uma das melhores leituras do ano. :D
    Ah, só fiquei chateada com errinhos de revisão e, para mim, o mais gritante foi: “quando o sinal abril”. Juro que dei um grito de WTF! no ônibus, no entanto, ainda super recomendo. <3

    [Responder]

  30. PERFEEEEEEEEEEEEITOOOOO *–*
    Apesar de eu achar o Don um LOUCOO, eu me apaixoneei por ele :))
    Ele é fofo demais. Todo certinho, mas com um certo encanto.
    O livro mais engraçado que eu já li esse ano.
    E uma bela história de amor *–*
    Obg pela indicação JUH :*

    [Responder]

  31. O detalhamento das horas e minutos me mataram de rir :D
    Lembrei um professor Microfisioterapeuta que eu tenho, ele é desse jeito tbm, huahuahua.
    Ameeei mt mt mt Don e cia *——*

    [Responder]

  32. Olá Ju
    Li sua resenha e fiquei doida para comprar.
    Comprei! Hoje começo a ler, te conto depois se achei o mesmo.
    Beijos e super obrigada pelas dicas que vc sempre dá.
    Lu Areias

    [Responder]

  33. Rodrigo Cantanhede disse:

    Terminei há pouco este livro e gostei muitíssimo. A narrativa é muito legal e os personagens com o seu humor, mais ainda. Ahhh, com relação à capa, é simplesmente perfeita. Uma das mais bonitas que eu acho. *-* A resenha, como sempre, ficou maravilhosa. Parabéns, Juh!

    [Responder]

  34. Isabele Cristina Magiore disse:

    Que capa linda! E a história também, claro!

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Powered by sweet Captcha