Resenha: Um Mais Um

Um Mais Um
Um Mais Um
de Jojo Moyes,
editora Intrínseca.

EDITORA Intrínseca

Jojo Moyes virou autora-prioridade na minha lista desde o magnífico e incrivelmente emocionante Como Eu Era Antes de Você. Isso quer dizer que qualquer livro que ela lançar, não importa o assunto, eu estarei correndo para ler.

Os três livros lançados por aqui – tem A Última Carta de Amor e A Garota Que Você Deixou Para Trás também – mostraram com clareza quão versátil a autora pode ser. E sua nova história, Um Mais Um, apenas veio para reforçar essa imagem.

Se ela já nos presenteou com histórias de amor que ultrapassam a barreira do tempo, com vidas devastadas pela guerra e com infinitas lágrimas com a crueldade da vida, dessa vez temos algo completamente novo!

Jess Thomas se apaixonou, engravidou e largou a escola para ficar com Marty há dez anos. Depois de oito anos de dificuldades, o marido decidiu que precisava de um tempo longe de toda a pressão… E esse “tempinho” já dura dois anos.

Sozinha com a criação de Tanzie e Nicky (filho de Marty com outra mulher!), Jess se reveza entre o balcão de um bar e as faxinas que faz com a melhor amiga nas casas abastadas da região. O dinheiro nunca é o suficiente e esse é o principal – apesar de não ser o único – problema dos três.

Vítima de bullying diariamente por seu estilo pessoal, Nicky torna-se cada vez mais introspectivo e ligado no video game (e na maconha). Tanzie, por sua vez, é uma espécie de gênio infantil da matemática e acaba de ganhar a oportunidade única de entrar para um dos melhores colégios particulares da região, mas, de novo, o dinheiro fica no meio do caminho desse sonho.

A única chance de Tanzie é chegar à Escócia para uma Olimpíada de Matemática que dará prêmios em dinheiro, mas, mesmo que sempre mantenha uma postura positiva frente às dificuldades, Jess se vê completamente perdida dessa vez. Pelo menos até o seu insuportável (e muito rico) cliente de faxina, Ed Nicholls, decidir ficar bêbado no bar no qual ela trabalha.

Nicholls é um gênio da computação que, para se livrar de uma mulher, cometeu um erro grave e agora está sendo investigado por uso de informações privilegiadas. Com isso, ele é obrigado a se afastar da própria empresa e ficar isolado do mundo em sua casa de veraneio.

Já tendo sido tratada de forma pouco educada pelo “patrão”, Jess mal pode acreditar que aquela criatura insuportável veio encher seu saco em um novo lugar – mesmo que ele pareça não se lembrar dela. Porém, ao final da noite, com pena do rapaz, ela acaba dando uma ajudinha para que ele possa chegar em casa.

O que ninguém poderia imaginar é que essa ajuda inocente teria consequências grandiosas e mudaria, em muitos sentidos, a vida dos dois para sempre. Isso porque, meio culpado e meio agradecido, Ed acaba ficando a par do problema da família e oferecendo uma carona para Jess, Tanzie, Nicky e Norman – o enorme cachorro babão da família.

Com muitas horas em um carro de luxo, enjoos infinitos, comida suspeita e tensão no ar, a viagem dessas cinco pessoas que não poderiam ser mais diferentes entre si começa agitada – e ninguém poderia imaginar como iria acabar.

Tem romance? É CLARO que tem romance! Tem risada? Mas tem MUITA risada garantida! Tem chororô? Sim, tem partes emocionantes! E, como disse, é tudo muito diferente do que Jojo Moyes havia apresentado.

Com o lado do humor e o lado trágico andando lado a lado quase o tempo todo, a autora nos conduz por uma jornada divertida e tensa, onde os limites de todos eles serão testados. Abordando temas importantes como o bullying, a realidade de ser mãe solteira e sem grana, os laços familiares e a capacidade incrível do ser humano de meter os pés pelas mãos, a história é envolvente, engraçada e emocionante na medida certa.

É impossível não se imaginar naquele caos que criaram, não entender a necessidade de Jess economizar cada tostão, não desejar que Ed resolva seus problemas familiares, não esperar que Norman pare de soltar pum, não torcer para que eles cheguem à Escócia a tempo… Sério, não dá pra ficar contra ninguém – a não ser Marty.

O enredo é interessante, mas nada se compara aos personagens. Jess é forte e determinada, apesar de teimosa; Tanzie e Nicky possuem muitas características da mãe, mas também são completamente diferentes entre si; Ed é um cara bacana na maior parte do tempo, mas precisa aprender a lidar com os próprios problemas. E todos, junto aos personagens secundários, formam um time que contribui muito para a qualidade do livro.

No início, confesso que fiquei ressabiada com essa mudança de estilo da autora e achei que não fosse gostar tanto, mas me diverti um bocado e gostei da experiência, tendo curtido especialmente a postura da protagonista e a mensagem final. Certamente reforçou a ideia de que Jojo é uma das minhas queridinhas da atualidade. Por favor, que venham outros! :D

  1. Yasmin Narcizo disse:

    Cara, já me acostumei a amar tudo que ela escreve. Mais um livro que eu fiquei apaixonada e não queria que acabasse nunca mais!

  2. Rodrigo disse:

    Há muito tempo os livros da Jojo Moyes estão na minha lista. Agora, Um mais um acaba de entrar também. Espero conseguir lê-lo o quanto antes.

  3. Fernanda Miranda disse:

    Devo confessar que tava com um pé meio atrás quando vi que esse livro, cuja sinopse eu tinha adorado, era da Jojo. Comecei a ler “A Garota que Você Deixou Para Trás” e achei meio arrastado; apesar disso, resolvi dar uma chance ao livro e adorei! Espero poder vencer o “medo” de ler os outros títulos dela e gostar mais ainda do que ela escreve.

    Beijinhos!

  4. Daiane disse:

    Simplesmente adorei a resenha e já estou louca pra ler esse livro. Só espero que eu não chore feito criança igual quando li Como eu era antes de você! Adoro seu blog!!!! Suas resenhas são perfeitas!!!

  5. natacha moraes disse:

    Oi Juuu
    no inicio eu senti td isso…mas depois..n sei o que aconteceu…comecei a achar o livro chatinho…tedioso sabe? Nao consigo terminar :( me empolga saber q curtiu o final
    bjoooo

  6. Realmente você tem o dom de fazer com que os seus leitores se apaixonem por um livro apenas por lerem suas resenhas. Parabéns!

    http://www.fredericodelima.com/

  7. Andressa disse:

    Oiee..corri na livraria comprar esse livro. To amando.. bjs

  8. Oi, Juh! Faz tempo que comprei “Como Eu Era Antes de Você”, mas cadê que leio! Talvez por ter quase 99,999…% de certeza do final ser triste. Enfim, sua resenha me deixou muito curiosa para conferir esta obra e conhecer a escrita de Jojo Moyes. E saber que é meio “clichêzinho” me atraiu ainda mais :)
    Bjs

    http://garotablockbuster.com

    • Juh Oliveto disse:

      Evelyn,
      Vou ser sincera: você vai chorar e ficar agoniada e tensa e questionar o sentido da existência ao longo do livro, mas VALE MUITO A PENA.
      Não vou confirmar ou negar o que você pensa a respeito do final, mas LEIALEIALEIA! :D
      Beijocas!

  9. Gabriela Bertollotto disse:

    Oi Juh…eu ja comprei esse livro e a Jojo tb é prioridade nas minhas leituras…e adorei sua resenha!! (pra variar)…bjs

  10. Elida Malheiros disse:

    Jojo Moyes com TODA CERTEZA DESSE MUNDO é uma das minhas autoras preferidas e eu estou penando por não ter comprado esse livro ainda. Confesso que quando comecei a ler as obras da autora fiquei meio que empacada no início, principalmente em “A Garota que você deixou pra trás” – quando digo isso foi porque abandonei o livro nas primeiras 100 páginas – mas depois de uns dias decidi ler o restante da história e tentar descobrir porque todo mundo falava tão bem da Jojo e foi tipo uma paixão arrebatadora pela autora, é muito interessante como ela faz a gente se envolver com a história, a ponto de nos identificarmos com as personagens dela. Com toda certeza comprarei o livro, espero que também goste.

  11. Olívia disse:

    Estou lendo esse livro no momento!!!!
    To gostando bastante, confesso que o melhor para mim ainda é Como eu era antes de você, mas achei super diferente esse enredo do Um mais Um, não cheguei no final ainda, falta umas oitenta páginas, mas já está dando para ter uma opinião… Odiava a postura da Jess com relação ao ex no inicio e meio do livro, mas sinto uma mudança GRAÇAS A DEUS!! hahahahah
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    OBS: Adorei o Norman, kkkk!

  12. Silvia Helena disse:

    Oi Juh!!!! Tambem sou apaixonada por essa autora! Impossível não se emocionar com “Como eu era antes de você”, primeiro livro que li dela. Comecei a ler “Um mais um” e estava um pouco apreensiva se realmente seria bom. Mas depois da sua resenha não tenho mais dúvidas! Jojo Moyes não vai me decepcionar!!!! rsrsrsrs
    Um super bj!!!!

  13. Eveline Thalita disse:

    Oi Juh!!

    Por indicação sua li Como eu era antes de você e simplesmente amei!! Já coloquei os outros dois resenhados na lista e, óbvio, coloquei esse também. É muito bom encontrar um autor que nos encanta e ainda é diversificado em sua escrita.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *