Resenha: Querido John


Querido John
de Nicholas Sparks,
editora Novo Conceito.

Editora Novo Conceito

“O que significa amar verdadeiramente um pessoa?”. É com essa pergunta, extremamente difícil de ser respondida, que Nicholas Sparks começa seu Querido John. Aliás, meu querido John. É impossível não se apaixonar por John Tyree desde o prólogo do livro.

OK, calma. Primeiro, confesso que fiquei decepcionadíssima por descobrir logo no prólogo o final do livro. Claro que dá pra entender pelo resumo, mas mesmo assim! Mas, passada essa decepção inicial, me dei conta de um recorde na minha vida: esse foi o primeiro livro que me fez começar a chorar na PÁGINA 2 – do prólogo!

Nicholas Sparks – assim como em A Última Música – trata a relação entre pais e filhos destacando suas divergências. Enquanto Ronnie amava o piano e passou a odiá-lo por causa do pai, John dividia com seu próprio pai o fascínio por moedas, algo que também acabou os afastando com o tempo.

Outra semelhança que encontrei com outras obras de Sparks, foi a questão de Savannah – a protagonista feminina, morena no livro e loira no filme – ser religiosa, assim como Jamie de Um Amor Para Recordar. E, também, o narrador masculino me lembrou de O Caderno de Noah. Mas, no fundo, acho que esse conjunto de características, tão marcantes nos livros de Sparks, é que faz a história ser incrível.

John é sensível, incrivelmente sincero consigo e conosco, consciente de seus defeitos e qualidades… Aquele homem dos sonhos! Savannah é um doce de menina, de bem com a vida, sempre disposta a ajudar ao próximo e cheia de sonhos. Eles se conhecem durante uma de licença do exército e, em duas semanas, suas vidas mudam para sempre.

O tempo voa, mas John e Savannah tentam aproveitar cada segundo que podem sem pensar muito na despedida. Mas o dia de dizer adeus chega e o que poderiam fazer? O namoro a distância, a princípio, facilita as coisas e eles começam a contar os dias até o reencontro…

[Voltando no tempo: antes da despedida, Savannah – que estuda educação especial na faculdade – muda o relacionamento de John e do pai de forma profunda e para sempre.]

A vida no exército não é fácil. A distância é de destruir os corações, mas a dispensa de John está quase chegando… Tudo parece que, finalmente, vai voltar para os eixos e ficar perfeito outra vez. Mas daí veio o 11 de setembro de 2001.

A parte I e a parte II do livro terminam com uma carta de Savannah. Ambas são determinantes para a história. Ambas são lindas. Ambas me fizeram chorar muito. MUITO.

A vida de John muda radicalmente. A de Savannah idem. Outras vidas se perdem. E, seis anos depois, assistimos ao reencontro tocante do casal. Fico arrepiada só de lembrar. Mesmo com toda a circunstância que se apresenta, John é fiel ao seu sentimento e aos seus princípios. Mesmo que machuque, ele é firme em sua decisão. E, então, voltamos ao início do livro…

Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre”.

Tive que me segurar, porque se falasse qualquer coisa a mais do que que disse acabaria fazendo spoiler. Ficaria feliz em falar horas sobre o livro, mas respeito que não gosta disso. Queria ter terminado a resenha ali em cima, mas não posso deixar de repetir: esse foi um dos livros mais lindos que já li. Chorei muito, me envolvi muito. Mas, principalmente, recomendo muito. (:

OBS: Ainda não vi o filme, sei que mudaram bastante coisa, mas acho que esse foi o primeiro trailer de cinema que me fez chorar também! HAHAHAHAHAHAHA #chorona

  1. Megazone disse:

    Esse é o meu livro da semana, finalmente ele chegou em minhas mãos, mas ainda não tive tempo de começar, mas estou mega curiosa, tanta gente já leu e elogiou que me deixou com gostinho na boca…
    E o filme tbm ainda não vi tbm :( Mas eu tbm quase chorei vendo apenas o trailer.
    Espero conseguir ver o filme o mais rápido.

    x.X
    Heloo Fontinelly
    MegazoneBr

  2. Mariana Keller disse:

    Ahhh esse livro deve ser lindo demais! Fico impressionada como um homem consegue escrever coisas tão sensíveis assim… Diário de uma Paixão e Um Amor pra Recordar são simplesmente lindos, tenho certeza que esse não vai ser diferente!!
    Por sinal, essa história me lembrou da música "Wake Me Up When September Ends"

    Ótima resenha, Juh!
    Beijoos ;**

  3. Caio Rodrigues disse:

    Querido John, é o livro realmente Querido. O livro que com certeza vou reler quantas vezes for preciso.

  4. Tata*** disse:

    Voce contou o fim do livro,foi isso mesmo???qe absurdo!Faz a resenha,mas jamais conte o desfecho!

  5. Juh Oliveto disse:

    PESSOAL,

    GOSTARIA DE ESCLARECER QUE TUDO QUE ESCREVI, TIRANDO MINHAS PRÓPRIAS IMPRESSÕES E SENTIMENTOS, TUDO ESTÁ OU NA SINOPSE, OU NO VERSO DO LIVRO, OU NA ORELHA. NÃO REVELEI NADA QUE ALGUÉM QUE SEGURE O LIVRO E PROCURE SABER A HISTÓRIA NÃO SAIBA. E JUSTAMENTE ISSO ME SURPREENDEU – VOCÊ COMEÇA A LER A HISTÓRIA JÁ SABENDO O FINAL!

    ESPERO QUE ENTENDAM ;)

    (aah, escrevi tudo em maiúscula para vocês identificarem mais fácil que sou eu, Juh, que estou escrevendo!)

    Beijocas ;*

  6. Priscilla Castilho disse:

    Ai acabei de ler a resenha e olha AMEIIII

    eu vi o filme primeiro pq sempre fico resvoltada quando leio o livro e depois vejo o filme e vejo as mudanças então decidi ver primeiro pq aí não fico com tanta raiva rsr
    Bom eu AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII o filme, ele é lindoooooo, assim sem palavras
    o livro eu tenho através de uma troca no skoob mas ainda nãi li, uma amiga minha já leu e disse que é lindo, mas me contou o final rsrs
    e ela odeia a Savanah KKKKK por isso tô relutando em ler ele, mas depois da sua resenha acho q vou ler sim
    Amooooo os livros do Nicholas, amei Um Umor Pra Recordar, e Corações em Silêncio são perfeitos

  7. Priscilla Castilho disse:

    Bom eu não li o livro ainda, mas percebi pela sua resenha q vc não contou o final não :s

    dependendo do livro acho q s pode contar o final sim
    pq eu por exemplo ODEIOOOO final trágicos, onde eles não ficam juntos, ou um morre, calro que abro excessão pra alguns, principalmente no Nicholas mas é bom q já prepara a gente, pq dá muita raiva vc ler uma resenha falando maravilhas do livros, vc pensa q e uma coisa e acontece outra, resenha pra mim é pra nos AJUDAR, nos deixar mais curiosos tb, mas é mais como um aviso

  8. Alessandra Pilar disse:

    Ah Juh, não liga. Quem vem atrás de uma resenha já sabe que vai saber um pouco mais sobre o livro. Eu adorei a sua. Como disse ontem no twitter, eu estava com vontade de ler esse livro mas queria saber se era bom mesmo. Adorei o Diário de uma paixão e imaginei que esse era bom tbém. Agora me deu mais vontade ainda de ler!!!
    Obrigada querida.
    E os incomodados que não leiam resenhas… hahaha

  9. Batalha Literária disse:

    Sinceramente,não posso lê mesm esse livro. Estou fora de livro que me façam chorar.
    Já chrei em dois e fico parecendo maluca kk.
    Mas adorei a sua resenha menina, valeu o tempo que vc ficou com status ocupada.
    Deixou transparecer o necessaro todo leitor.
    Porque as pessoas nao fazem postagens assim como a sua?

    Beijos e aguardo sua passada nos blogs:

    http://www.leiturasefofuras.com.br
    http://www.batalhaliteraria.com.br

  10. KaahCullen_ disse:

    ADOOOREI A RESENHA

    QUERO TAAAAAAAAAAAAAAAAANTO LER ESSE LIVRO
    JA ASSISTI O FILME, E AMEEEI
    CHOREI LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITROOOS
    AMEEI FLOR
    BJO

  11. Gabi Graciosa disse:

    Ai eu chorei quando vi esse trailer também.
    Ainda não li nenhum livro do Nicholas, acredita, Juh?!
    Estou morrendo de vontade de ler, já tenho A Última Música, e ACHO que tenho Querido John também. O primeiro, já vi o filme. E chorei um monte, o segundo ainda não sei muita coisa sobre a história.
    Na verdade, fiquei curiosa com esse negócio de o começo contar o final, eu vou me decepcionar sabendo o final antes? É melhor pular, como em Fallen?!
    Espero mais umas dicas suas antes de começar a lê-lo. =) (pra isso, vou ter que achar no meio das milhares de caixas lá na reforma ¬¬)

    Beijos,
    Gabi – Está Inspirada

  12. Maura C. Parvatis disse:

    Eu evito ler resenhas de Querido John pois fico ainda com mais vontade de ler esse livro.
    Eu fico toda comovida vendo o trailer, e ao ler uns trechos do livro fiquei ainda mais comovida e apaixonada pela história.
    *
    AH, adoro suas resenhas. Elas me fazem querer ler os livros, assistir os filmes :D

    Beigos

  13. Karlinha disse:

    Guria, eu lí o livro..e ví o filme.
    O filme é diferente mas é bom. Não é a toa….já que ele superou avatar ^^ em uma semana^^ srsrss amei o post e a resenha^^

  14. Isabele disse:

    Queria ler mtmtmt esse livro awn..

  15. Juny K. (Juliana Almeida) disse:

    Morri de chorar com o filme… E o livro esta na minha lista interminavel de leitura XD espero q seja ainda melhor o filme *-*

  16. Dani... disse:

    A vontade de ler este livro é eenorrmeee! Vi o filme e adoreii! E sei o quanto já vou amar o livro!!! Depois da ótima resenha, então. =D

  17. Maria disse:

    "Oi John, me liga vai! Prometo te esperar pra sempre ;)"

    @tathys

  18. Ana Bárbara disse:

    Acabei de ler o livro! E chorei muito também, é emocionante. Recomendo à todos. =)
    Agora, estou doidinha pra ver o filme… tomara que seja bom!

    @ana__barbara

  19. Deborah disse:

    Ah, eu também adoro esse livro. Lindo, lindo. Chorei MUITO com ele.

  20. Amanda Almeida disse:

    Eu nunca, nuuuunca chorei com livro, nem com série, nem com filme.
    Mas eu juro que tenho um coração, ao contrario do que minhas amigas dizem! UHASUHSUHASUH
    Querido John tá aqui na minha fila de leitura, quero ver se choro com ele.
    Nicholas Sparks tem um grande potencial de fazer os leitores chorarem, né. Espero muito que funcione comigo tbm, preciso derramar mais lágrimas nessa vida. sauhuahsuha
    Bj! :*

  21. Deze disse:

    Fiquei com vontade de ler agora Querido John e também a Última Música.
    Quero também ver os filmes, parecem ser lindos também.
    Eu sou muito chorona, com certeza chorarei em todos hehe
    Beijos

  22. Malu disse:

    Amei este filme e ainda não tive a oportunidade de ler o livro que dizem ser melhor ainda. Espero ainda poder lê-lo e me derramar em lágrimas como todos falam.

  23. Rubens disse:

    Juh do céu, você é muuuuuito chorona.
    Cada resenha que leio sua vejo você se derramando em lágrimas a cada página virada. Imagina se você ler "As Brumas de Avalon" então. Você se desidrata inteirinha de tanto chorar.
    Comprei este livro lá no site da Saraiva tambem. Só estou esperando chegar. Deve ser liiiindo.

  24. Myrella disse:

    Ah eu assisti ao filme, é lindo, extraordinário, creio que o livro seja melhor ainda, sendo que contém detalhes dos quais o filme não trás, aah pena que o final não é muito feliz BUÁ, gente quero ler esse livro aiin, são tantos livros que quero ler, essas resenhas me instigam a querer ler mais e mais, ÓTIMA resenha, PARABÉNS

  25. Samgirl disse:

    Deve ser realmente muito bonito.

    Dá pra perceber que conta uma história de um amor profundo, daqueles de vencer a barreira do tempo! (meio cliche, né)
    Romances profundos são sempre bem vindos!

  26. Camila Machado disse:

    amo querido john DEMAIS DEMAIS DEMAIS eu fui pro cinema ver o filme 22:00 da noite no shopping e foi otimo, o final do filme nao foi como eu pensei, fugiu um pouquinho do livro, mais o livro é otimo indico pra qualquer idade, nao tem como vc nao se apaixonar pelo o john, livro pra chorar (l)

  27. @rita_cassia93 disse:

    Querido John é perfeito!
    O livro e bem narrado!!
    E foi o primeiro livro que li que e narrado por um personagem homem.

  28. Déborah Kretli disse:

    Chorei o livro todo tbm e é de longe um dos meus preferidos.
    O filme tem lá o seu charme tbm, apesar de fugir um pouco do livro.Mas gostei muito…

    Parabéns pela resenha e
    Beijos!!!

  29. Talita Arrais disse:

    Não li o livro e como assisti ao filme perdi a vontade de lê-lo! É sempre assim, pelo menos comigo. Se assistir ao filme antes de ler o livro é batataaa não consigo ficar com vontade de comprar o livro! Se alguem quiser me dá de presente eu recebo de bom agrado, masss comprar jamais rsrs

  30. Ligia Paulino disse:

    Juh!! digo que tbm comecei a me emocionar ja no comeco do livro e dai não parei mais, ele é lindo de mais sem compracões!! o Nicholas Sparks sabe como tocar lá no fundo e fazer vc refletir bastante não é? como vc também amei o livro ele é maravilhoso! =)

    beijocas ;*

  31. Lizzie disse:

    Juh essa resenha ficou bem mais empolgante que da “A Última Música”, deu para sentir seu entusiasmo e o quanto você amou esse livro, você conseguiu passar emoção através dela, parabéns. Também amei a citação do livro “Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre”. Quero um John pra mim, mas enquanto ele não aparece vou ler o livro. Já viu que consegui me decidir, certo?! Bjs e valeu pela atenção ;)

  32. Cometi um pecado, assisti ao filme antes de ler o livro (NÃÃÃÃO). E tinha adorado o filme, ate ler o livro… foi a pior coisa que pude fazer, afinal estragou o final de uma história emocionante e deixei de gostar do filme… Adoro os livros do Nicholas Sparks, mas as ultimas adaptações para o cinema (no meu ponto de vista) têm deixado muito a desejar… até o momento a única que gostei (e que li o livro) foi I Walk to Remember.

    Junior Nascimento
    http://www.coolturenews.com.br
    CooltureNews

  33. Lizzie disse:

    Voltei, hehe, tinha que voltar e comentar o que li … Que livro é esse?! Caramba! Chorei litros pela primeira vez na minha vida com um livro. Olha nem tem como dizer o quanto ele é maravilhoso, me faltam palavras. O que posso dizer é que com “Querido John” se você não conhece verdadeiramente o significado da palavra amor com ele você vai aprender.

    p.s. Juh, por favor, da próxima vez que um livro for tão emocionante inclue no kit uma caixinha de lenço. Obrigada ;)

    • Juh Oliveto disse:

      Lizzie, que bom que gostou! *-*
      Sabe o que é mais engraçado? O kit que a editora distribuiu – eu não recebi, mas soube – tinha uma caixinha de lenço junto! HAHAHAHA
      Acabei ganhando a caixinha em uma promoção depois, pena que já tinha lido! :P
      Beijocas!

      • Lizzie disse:

        kkkkk, nem sabia disso, muito legal. Mas também já fica a dica para os próximos livros do Nicholas, cada kit uma caixinha de lenço ;)

        p.s. Fiquei curiosa, a caixinha é customizada? Quero ver :s

  34. milena disse:

    eu sinceramente nao gostei do final do livro ;(
    é o tipo de livro que até te prende, mais chega no final te decepciona um pouco.
    enfim, adorei sua resenha, voce escreve muito bem, parabéns..

  35. Thaisa Otero disse:

    adooro livros desse tipo, tenho certeza que se for ler, vou começar a chorar! kkkk’

  36. Cibele Boiron disse:

    Adorei o filme, minha filha leu o livro e o final é bem diferente… porém o filme tem um final alternativo.

  37. Francielle disse:

    Lindo filme, lindo livro.
    Queria uma caixinha de lenços também.. hahaha seria muito útil!

  38. karine disse:

    Lindíssimo esse livro, o verdadeiro significado do amor.

  39. Jéssica disse:

    Querido John foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li. Já havia assistido o filme e quando o ganhei tratei de ler imediatamente. Li em um dia em meio aos muitos trabalhos da faculdade, mandei tudo para o inferno, pois não conseguia desgrudar do meu livro.
    Que história emocionante! Chorei bastante em muitas partes, é aquele tipo de amor que apesar de tudo você quer para si, pois é tão improvável que se encontre outro tão verdadeiro e intenso como tal.
    RECOMENDO!

  40. Rani disse:

    Esse livro está entre os meus favoritos, assim como o filme. São lindo demais! Por sinal, foi o primeiro que eu lí do Sparks, então foi amor a primeira leitura! haha
    Como sempre, resenha perfeita Juh. *-*

  41. João Luiz disse:

    Dando uma passada nas suas resenhas antigas, vi esse, nunca me interessei pelo livro, li A Ultima Musica ( chorei muitaoo ), e me apaixonei pela a escrita do Nicholas Sparks, mas pelo fato de livro falar um pouco sobre exercito e tals, me desanimou, agora vendo que VOCE CHOROU NA SEGUNDA PAGINA, me deu muita vontade de ler, gosto de livro assim que me emocione =/ Da minha lista ( livros do Nicholas Sparks ), vou comprar primeiro Um Amor pra Recordar, depois esse! ( E talvez depois Diarios de uma paixão )… Resenha super linda! Parabens U_U

  42. Luana Rocco disse:

    Realmente “Querido John” é um dos livros que eu mais amei, ele tem uma magia que nos envolve grandiosamente, e nos mostra sobre o amor de uma forma irreverente, que nos dias de hoje as pessoas não conseguem entender, eu conveso foi dificil segurar as lagrimas!
    Leiam é fantástico!

  43. Rafaela. disse:

    Este é o próximo livro que eu irei comprar. :)
    Gostei tanto da sua resenha, Juh. E já chorei só com o trecho que você citou.
    Também sou muito chorona para livros e filmes… haha

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

  44. Sandra disse:

    Assim que terminei de ler aqui fui comprar o livro. E, quando já estava terminando, crente que conseguiria fazer isso sem chorar, me deparo com as últimas páginas, nas quais John nos define o verdadeiro amor. Aí foi demais pra mim, chorei mesmo. KKKKKK Adorei a resenha, e o livro. Parabéns pelo blog :) Bjs

  45. Lara Lopes disse:

    Dentre todos que já li, acho que esse foi o melhor livro do Nicholas Sparks. Achei lindo e, claro, lágrimas molharam o livro. Só ainda não consegui assistir ao filme. Alguém pode me dizer se é tão bom quanto o livro? :)

  46. Sí Ribeiro disse:

    Como eu citei sobre Sparks na outra resenha, é maçante e enjoativo. Dos três livros que eu li, esse foi o que me ‘agradou’, não totalmente, certo? A história é boa, com um final trágico (eu sou má), só que é uma leitura leve, não consgigo gostar de algo que não seja complexo… Tenho amiga que escreve melhor, infelizmente. Haha

  47. Morjana disse:

    Simplesmente perfeito ..

  48. Marcia disse:

    Juh, e a primeira vez que faço comentário em blog.
    Sua resenha e muito boa, faz o livro parecer mesmo bom,porém na minha opinião nao e.
    Achei o livro previsível, vazio e bobo e nao traz nenhuma reflexão e nao acrescenta nada.
    Bjs
    Marcia

  49. Andressa disse:

    OIee
    Então, esse foi o primeiro livro que li do Nicholas.
    Me apaixonei pela história, parecia que eu tava dentro do livro.
    Como era de se esperar chorei riosss, é muito emocionane o relacionamento do jhon com o pai, e o sentimento dele por Savanah (não gosto dela). Concerteza é um livro que da vontade de ler de novo.
    Agora o filme deixou muito a desejar..
    Bjssss

  50. Vanessa disse:

    Juh, esse livro me deixou muito frustrada com o final… eu fiquei muito triste! Não pareceu o correto.

  51. Já conhecia a história através do filme, mas li o livro somente no final do ano passado. Foi o último livro de 2012.
    Cara, eu sou mt mt mt louca por essa história, é um dos melhores livros do Nicholas, um dos meus favoritos. Chorei mt tanto vendo o filme quanto lendo o livro. Já vi o filme infinitaas vezes, mas msm assim td vez que passa nos canais fechados eu assisto novamente (e olha que eu tenho o dvd, kkk). Semana passada mesmo assisti!
    E pra mim, apesar das diferenças, tanto o livro quanto o filme tem seu encanto de maneira diferente. Sou apaixonada pelos atores que fazem os protagonistas. Desde que vi Querido John assisto todos os filmes deles. Amo amo de paixão essa história :3

  52. Thaís Libório disse:

    Assim como você Ju, sou fã desse autor!
    E esse livro é um dos meus preferidos, não só pela história mas também porque foi depois desse livro, depois do Nicholas Sparks, que me apeguei realmente aos livros, as suas histórias e ao mundo da leitura! Tem um valor emocional pra mim :)

    • Thaís Libório disse:

      Aa, esqueci do filme. Eu adoro o filme apesar de algumas coisas serem diferentes, mas isso é de certa forma normal nas adaptações cinematográficas. Sempre que posso eu tô vendo e chorando como sempre. Sem falar que os atores que interpretam o John e a Savannah são lindos.

  53. Rodrigo disse:

    O livro realmente parece ser muito bom. Daqueles que supera todas as expectativas que se tem pra uma leitura. Com as resenhas de alguns livros do Nicholas que foram feitas aqui no blog, eu tô começando a tirar a má impressão que eu tinha. Alguns até já estão na minha lista.

  54. Alef Cauê disse:

    Eu sou apaixonado pelos livros do Nicholas e esse foi o primeiro livro que eu li dele e fiquei apaixonado pela leitura e pela história, mas sou suspeito pra falar já que eu amo muito qualquer tipo de romance. Adorei seu blog e a resenha.

    Meu Blog: http://www.umcontainer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *