Resenha: Maldosas


Maldosas – Pretty Little Liars #1
de Sara Shepard,
editora Rocco.

Três pessoas podem guardar um segredo, se duas delas estiverem mortas” – Benjamin Franklin.

É com essa citação nada subjetiva que Sara Shepard começa a história de suas Pretty Little Liars. Confesso que pensei que essa série de livros seria mais uma Gossip Girl na minha vida: li todos os livros, não sei quem é GG e, ainda por cima, a série de tevê é BEM melhor.

O que posso adiantar é que, apesar de não ter visto a série, eu ADOREI o livro. Sim, tem aquela coisa adolescentes-ricos-e-pseudo-rebeldes-fazendo-besteira, mas achei o pano de fundo criado pela autora muito bom. E parece que no final dos 4 primeiros livros descobrimos o grande mistério! UHUL!

Talvez esteja na minha fase suspense adolescente outra vez, mas a verdade é que devorei Maldosas em poucas horas e queria ter os outros livros do meu lado para poder descobrir quem diabos é A.!

Cinco amigas muito unidas vivem alegremente o final do sétimo ano. São, quase todas, populares e glamourosas, mas o que as unia de verdade eram os segredos que compartilhavam. Além dos segredos tinham outra coisa em comum: todas concordavam silenciosamente que Alison DiLaurentis era a líder entre elas.

E tudo ia razoavelmente bem até o último dia de aula do sétumo ano, quando – depois de um atípico enfrentamento – Ali some do mapa. Três anos depois suas vidas estão muito diferentes e as outrora amigas, agora mal se olham. Pelo menos até agora.

Conhecemos Emily, Hanna, Aria e Spencer. E é aí que acho que está um dos pontos altos do livro. O livro poderia ser só mais um livro adolescente com um mistério bobo, mas a narrativa que intercala o ponto de vista de cada uma das quatro me deixou grudada até a última página!

Emily é uma atleta muito dedicada e acabou de descobrir que está apaixonada pela menina nova da escola. Aria volta de sua estadia na Europa e começa um caso com um carinha lindo… Que é seu novo professor. Hanna está tentando seduzir seu namorado e manter seu corpo em forma, mesmo que precise recorrer a métodos agressivos. Spencer está apaixonada pelo namorado da irmã… E não é a primeira vez.

Esse breve resumo (que está na orelha do livro, não me matem!) dá uma noção do que vamos encarar durante a leitura. Mas até aí tudo bem, afinal seus segredos obscuros sumiram com Ali, certo? Errado. MUITO errado.

Enquanto tentam lidar com seus problemas, mensagens de “A.” começam a pipocar insinuando coisas nada agradáveis. O que raios estava acontecendo? Alison estava de volta? Ninguém mais além dela sabia daqueles segredos, então onde ela está?

São essas perguntas que acabam se instalando na nossa cabeça até, pelo menos, o capítulo 30 (são 35!), quando algumas opções de resposta são eliminadas. E isso só deixa tudo ainda mais intrigante!

Reforçando: o livro não é uma obra-prima literária e nem é algo revolucionário para o gênero no qual se encaixa, mas a história conseguiu me prender a ponto de só ir dormir quando terminei. E já estou louca pela continuação! *-*

Para quem ficou curioso, a Bee resenhou a série de tevê aqui – não deixe de conferir!

  1. Maeva disse:

    Eu assisti ao seriado, vi a primeira temporada completa, e larguei mão de continuar a assistir… Não pretendia ler os livros, e depois que terminei The Lying Game e vi gente falando que The Lying Game é ainda melhor que a série de Pretty Little Liars, tive certeza que não vou ler, mesmo :P

  2. Nossa, aacompanhei essa tua leitura pelo twitter e foi rapida msmo! rsrsrs!
    Gostei da resenha, e em breve eu lerei este livro!
    Parabens pela competência e rapideZ!
    Bjoss

  3. Lucas Borges disse:

    [aaaaaa] Eu adoro a capa desse livro. Babo por ela desde quando e Rocco anunciou a capa dele. Não li, kkkk, ainda pelo menos. Mas a resenha da Juh, que como sempre é divina e perfeitas , bom quase, pois nada é perfeito, 99,9% hehe tá bom Juh?
    Enfim… mas ela é uma fofa, adoro-a demais…

    A resenha, ficou demais mesmo. O livro parece ser muito bom, já me conquistou pela capa, espero que quando eu puder lê-lo me surpreenda com a sua história. Mas creio que irá.
    Não, assisto a série, não sei o por que, mas eu não assisto. Sou meio louco mesmo.

    Abraços Juh!
    Sucesso nas resenhas, como sempre =)

  4. Kellen disse:

    Assisto a série e estou louquinha para ler Maldosas!
    Espero que consiga comprar em breve!
    :)
    Beijos

  5. Leo disse:

    Muitas pessoas acham que as capas de The Pretty Little Liars são feias. Já eu acho que são lindas. O amarelo de Maldosas chama atenção nas livrarias.

    Muito legal a resenha, Juh!

    Leo XOXO

  6. Juh disse:

    Juh vc não leu o livro, engoliu!! Que rapidez absurda!!
    Quero muito ler esse livro, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa!! Estou só esperando esse preço ingrato abaixar huahuahau
    beijocas enormes
    Livros e blablabla

  7. Debbie disse:

    Comecei a ver o seriado mas depois parei,vou voltar a ver hoje,e realmente no inicio também pensei que ia ser mais um gg !(é serio mesmo que mesmo depois de ler todos os livros a gente não descobre quem diabos é gg ?!pasmei –‘)Espero que o livro me prenda também,pelo menos ao ponto de querer continuar só para descobrir quem é A.!Depois que li sua resenha,fiquei com mais vontade de ler o livro !:D
    OBS:Louca pra ler o capitulo 30 e olha que eu ainda nem comecei a ler o livro !HAHAH
    Beijos !

  8. RUDYNALVA SOARES disse:

    Já tinha escutado alguém em algum blog citar a série e os livros, cheguei a ler a resenha e se não me engano, estou até concorrendo a um exemplar.
    Confesso que não assisti a série e comom sou igual São Tomé, só vou poder dar minha opinião depois que ler o livro.
    A resenha está muito bem feita.
    cheirinhos
    Ruddy

  9. João disse:

    já peguei o livro na mão pra ler e acabei deixando pra depois…agora, espero voltar a ler!

    já vi toda a série de TV e me falaram que é bem parecido, então, não estou com tanta pressa.

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

  10. Nat Puga disse:

    Acompanho a série por diversão, não acho A série, e acho que o livro deve seguir esse mesmo estilo – uma leitura divertida, nada oh my god.

  11. Eu assisti só cinco episódios da série e não sei se continuarei a assistir, mas ganhei o livro e tô interessada na leitura! Espero que seja agradável! \o/

  12. Livia disse:

    Isso, nao eh uma obra prima, mas que o misterio eh bom eh! Te falo que o livro 2 eh ainda melhor! Tenho q ler o 3 urgente, mas ai vai aquela frase: So many good books, so little time!!!!
    BJOS

  13. Quando conheci também pensei que fosse outra Gossip Girl. Jura que no fim não fala quem é a GG? Perdi meu tempo lendo aqueles livros para nada, só faltava o último –‘ Comecei a ver PLL essa semana e já estou totalmente viciada! Estou LOUCA pra ler Maldosas, mas o preço não ajuda :s

  14. Ainda não assisti ao seriado e nem li o livro ainda,apesar de já saber que o livro é bom porque eu já ouvi muiitas blogueiras elogiando!
    Parece ser bem divertido!

    P.S.-Eu tô me contendo para não baixar a série…quero ler o livro primeiro! ;)

    Bjs,Guilherme
    Devorando Letras

  15. Hey, Juh!

    Eu quero muito ler esse livro!
    Sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda… rs.
    Vou começar a ver a série de tv tb, pra ver se gosto.

    Super beijo pra vc!
    Vou comentando outros blogs enquanto carrega o vídeo de ontem pra eu poder ver…. kkkkkkkk

  16. Heey Juh! Iii, já vi que não vou ter outra escolha a não ser ler o livro, depois dessa resenha ai… :)
    Apesar de ainda achar a história meio “macabra” e tensa vou dar uma chance a ele (só não me pergunte quando hahahaha) ;D
    Ahh, eu adoro essa capa *-* Esse amarelo berrante me conquistou!
    Beijocas!

  17. Yasmin disse:

    Eu tenho alguns ‘poréns’ com relação à Pretty Little Liars, mas eu leria, se não tivesse TANTOS livros na frente… Além do mais eu não acho que conseguiria ler um livro de mistério de adolescentes logo depois de terminar a trilogia de Jogos Vorazes…

  18. Bee disse:

    Haha, estou super curiosa para ler. fiquei bem feliz da Rocco ter trazido a série para o Brasil. Mas achoq que deve demorar muito para os próximos livros lançarem, estamos bem atrasados. Acho que já tem pelo menos uns 4 livros já lançados dos Estados Unidos. Espero que seja tão bom como a série..

  19. Geisiane disse:

    Quero muito ler esse livro, ainda não tive oportunidade porque está bastante caro :x
    Apesar de não ser do meu gênero favorito, estou curiosa, começei a ver a série e é bem legal.
    Adoro seu blog Juh,e com essa nova cara estpa lindo, parabéns .
    BEIJOOOZZ!

  20. Claudinha Teles disse:

    Tô bastante curiosa pra ler o livro, pois acompanho a série e acho muito boa! Por curiosidade, hoje eu ganhei em uma promoção, então só vou ficar esperando chegar! *-*

    Beijos

  21. Elis disse:

    Eu tenho vontade de ler o livro, apesar de não ter assistido à série, mas é complicado… estou com tantos livros que ainda estão no plástico que ando me recusando a comprar mais.. rs
    Bjo!!

  22. Sem duvida tá na minha lista . Mas a minha irmã leu e disse que não revelaram o segredo . Dai eu perdi um pouco a vontade . Acho que tem livros melhores pra eu ler :D

  23. mah disse:

    A serie e mtttt intrigante! Quero muito o livro, ainda mais depois da sua resenha!
    Bjss
    http://comessaseoutras.blogspot.com/

  24. Barbara disse:

    Oie Juh! Eu já ouvi falar tanto no livro quando na série e, nos dois casos, ouvi falar bem.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais cuirosa por ler o livro, mas terá que esperar eu acabar minha oh-não-tão-pequena-pilha antes de eu comprá-lo u.u
    Até!

  25. Amanda disse:

    Pra falar a verdade, a capa não me agradou muito.
    Mas a sinopse me deu vontade de ler o livro,e sua resenha também…
    Mas não é prioridade.

  26. Talita Arrais disse:

    Oiii!
    Assisti a série e não gostei!
    Já ouvi falar mt bem do livro!
    Vi que na saraiva tava em cont, mas ainda n comprei.
    Adorei a resenha!
    Bjsss

    • Talita Arrais disse:

      aaaa e ja fui mt viciada em Gossip Girl. Só que a série perdeu o encanto para mim. Sou viciada em varias e tirei GG da minha lista. Agora Maldosas deve ser bom mesmo o livro pq a série deixa mt desejar!

  27. Talita Arrais disse:

    Sim esqueci de parabenizar!
    Passamos de 1600 membros!
    Parabéns Juh!
    Que seu blog continue crescendo você merece!

    Bjsss
    Talita

  28. Talita Oliveira disse:

    Quero muito ler essa série .
    Estou bem , bem , bem curiosa .
    Ainda não vi a série com medo de me decepcionar com o livro depois.

    Beijos.

  29. Vivian disse:

    Gostei muito da resenha, já tinha ouvido falar desse livro e fiquei curiosa pena que não mantiveram a capa original é mt boa!!!

    Bjokas!!!

  30. Oi Juh ^^

    AH, eu quero ler o Maldosas *-* Mas acho que eu vou esperar sair o segundo, porque já vi a série de tv, e sei bem como são os primeiros livros quando trata-se de já ter visto a série – oi GG!
    Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler o livro *-* Sério dilema agora >.<
    AH, e na tv as coisas não são diferentes: só parei de ver quando acabaram os episódio rs

    Bjoos'
    Lee Iauch – ϟ●•Giяl's•●ϟ

  31. Litch disse:

    Nossa eu vi a série e amei aí comprei os livros em ingles já estou no último (oitavo) quase acabando quero saber toda a história logo!Realmente não é uma obra prima mas é rápido e gostoso de ler a mudança de narradora em cada capítulo é ótima e te faz ver vários pontos de vista,o legal é que ao decorrer dos livros a autora vai revelando coisas e acrescentando segredos praticamente todos os personagens escondem alguma coisa o que faz com que vc fique muito confuso e formule várias teorias!E como se não bastasse agora que to acabando a autora resolve que vai lançar mais 4 livros não sei o que mais ela vai inventar,mas sei que pelo menos as coisas se esclarecem no fim do oitavo livro!

  32. Leo disse:

    Juh, as suas resenhas são as únicas que influenciam a a lista de prioridades. Agora com essa resenha, vou ler o livro pelo mistério que ele pareçe ter.

    Leo XOXO

  33. Thaís Varine disse:

    Ainda não li o livro! E pela série percebo que o livro dever ser ainda mais emocionante!
    Adoro suas resenhas! De verdade, gosto muito o jeito que você coloca as coisas.
    hehehhe

    Beijos

  34. Lady disse:

    eu tenho MEDO da capa desse livro AIUHAuihaUIah. tipo, essa bonequinha é muito do mal! sou totalmente a favor de substituírem esse amarelo horrendo com essa boneca demoníaca por uma capa promocional de Pretty Little Liers da TV! bem mais bacana!
    Ainda nem li o livro, mas já sei que vai ser bem meu tipo. Adoro histórias de menininhas e futilidades e essas coisas, tão diferente da nossa realidade! é sempre uma boa distração! :D
    beijinhos

  35. Rebecca disse:

    Como sempre amei sua resenha, e quero deixar claro que não é puxação de saco hem? huahuaa eu gosto mesmo das suas resenhas, enfim, fiquei louca pra ler, mas eu não gostei muito da capa não, achei que poderia ser melhor, talvez em desenho, ou com pessoas de verdade sei lá, achei um pouco estranha, mas enfim… uhahuahu

  36. Horlanda Bárbara disse:

    Eu gosto da série GG ( a serie de Tv), nunca li, mas tenho vontade de ter eles aqui, afinal as capas são tãao legaiis( eu acho).
    Parece ser muito bom a serie Pretty Little Liars, já vi o trailer e quero ver a serie =D
    Òtima resenha Juh, eu adorei e siim, fiquei com vontade imensa de ler, assim coomo acontece na maioria das suas resenhas =D ahusha
    Beeijos

  37. suelen_senalf disse:

    Oi Juh!!td bem?
    Esse livro fica me “olhando” toda vez que vou na Saraiva..rsrsr.., + ainda nao comprei.
    Amei a sua resenha…vamos ver se me animo e compro o livro logo.
    Queria o livretinho, vc tem??
    Bjs

  38. Ana Carla disse:

    Morro de medo dessa capa…

    Estou super curiosa para ler o livro, a série eu já assisti, é ótima.

    Bjs

  39. Re S Ramos disse:

    Nunca vi a série, mas tenho vontade de ler os livros. Não sei o motivo, mas gosto destas tramas de adolescentes riquinhos metidos a rebeldes sem causa… Quero ler!

  40. Hangoverat16 disse:

    Não tenho muita curiosidade em ler o livro, já que tenho acompanhado a série desde a estréia, mas a história em si eu acho ótima, vale muito a pena!

    xx carol

  41. OMG! Eu tenho que ler!
    Juh, corre assistir a série! *_*
    Ótima resenha. O legal é que sua resenha não teve comparações com o seriado, justamente porque você não assistiu. Pegou toda a essência unica e exclusivamente do livro.

    Beijos
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    PS: assista!

  42. Thamy disse:

    Got a secret, can you keep it? Swear this one you’ll save.. Better lock it, in your pocket, taking this one to the grave ♫
    *-* EUIHEIUEHIUEH A série é ótima, eu mega acompanho e aproveitem, foi renovada para a 2ª temporada \o UHUL

    Mas o livro.. eu não gostei. Acho que foi pelo jeito que ela narra, intercalando as personagens. É um jeito ótimo de conhecê-los, mas ao mesmo tempo vem os conflitos internos de cada uma, e os diversos pensamentos… eu me sinto meio confusa :x

  43. Bruna disse:

    ai amiga, já tinha visto outras resenhas e tô super curiosa pra ler o livro… e pra ver a serie também!

    bjoo
    ;**

  44. Igor disse:

    faltam 95 páginas para eu terminar de ler e to adorando também! a resenha ficou muito boa, concordo com você sobre não ser uma “obra prima literária” mesmo porque além dos erros de português PÉSSIMOS da Rocco – parecendo até que o livro nem foi revisado, e não duvido -, algumas partes não são muito bem escritas. tambem pensei como voce que seria mais uma GG da vida, mas vejo a série desde o início e adoro os livros tanto quanto adoro a série e nem mesmo terminando, já tô doidão pela sequencia! *-*

    Igor
    http://www.SomosCriativos.com

  45. Aline disse:

    Juuuh, leio sempre teu blog e nunca tenho tempo de parar e escrever um comentário legal. Mas…eis-me aqui! haha Primeiro, acho você uma fofa, super simpática e adoro suas resenhas.
    Agora, sobre Maldosas…Eu estou louca para ler, já que eu adoro a série e todo mundo fala super bem do livro. Preciso urgentemente comprá-lo. (:
    Beijos grandes xx

  46. Renata disse:

    Gostei de seu comentário, e a proposta de convite para o grupo adolescente me parece convidativo. Agora o título é bem sugestivo: Maldosas.
    Muito Legal!!!

  47. Anna Furtado disse:

    Oi Juh! Ah, estou doida pra comprar o livro, a começar pela capa que eu acho muito fofa! Só que estou sem dinheiro no momento, haja dinheiro para tantos livros né! Fazer o quê!

  48. Erica Marts disse:

    Estou ansiosa pro meu livro chegar.
    Ganhei ele na promo do blog da Tathy.

    Eu vi a série e adorei.

    O que eu sei é que “A” vai ser diferente no livro e na série, que os livros terão agora 12 volumes ao todo (o $$$ falou mais alto) e que até onde eu sei, em 8 livros “A” ainda é um mistério.

    A música de abertura da série é perfeita, cai como uma luva para o tema.

    Estou doida para lê-lo.

    Bye

  49. Evellyn disse:

    Oi Ju!
    sabe, eu vi os primeiro cap da série e achei mt boa! Tenho ate que voltar a assistir pq ja me atrasei…
    Quero mt ler o livro – o pessoal diz que a serie é toda a historia do livro – mas eu odiei essa tradução do titulo pra Maldosas… ahh me deu uma raiva, achei tão feio… então to ate adiando a compra…rs
    espero que a Rocco não demore a lançar as continuações né, pq a serie é bem grandinha!
    bjsss

  50. Laynara disse:

    Pensei, no começo, em esperar para ler esse livro, porque a Rocco demora muito para lançar a continuação. No entanto, a editora deu notícias que o próximo livro tem previsão de lançamento para fevereiro. Por isso, irei lê-lo esse mês, ainda! hahahaha!

    beijoks

  51. Laynara disse:

    Ops! Esqueci de dizer que a sua resenha está ótima, como sempre!

  52. Kelly Esteves disse:

    Já tentei ver algumas vezes a série… mas acho q por sempre pegar no meio, depois ficar alguns episodios sem ver… eu nunca me liguei mto e acabava dando + atençao a internet q a tv…
    Tenho alguns livros p/ ler na minha lista, mas quem sabe depois da sua resenha eu consiga dar um credito maior e para pra ler e depois assistir :)

    Como sempre, sua resenha muito bem feita!!!

  53. Oi Ju,
    Tudo???Acabei de voltar de férias e vim te visitar…affs e quanta novidade para colocar em dia. Sobre a sua resenha de hoje tinha lido algo sobre esse livro já em outros blogs e como vocÊ mesma disse me pareceu bem gossip girl mas sabe que as vezes me bate uma vontade de ler livros assim também…eheheh…o tema parece ser interessante ainda mais por ter um mistério envolvido nele.eheehh…assim que tiver uma oportunidade vou comprar com certeza. Adorei seu novo lay e ja comentei no post onde você fala dele também.
    Mil Bjks
    Raquel Machado.
    Leitura Kriativa!

  54. Anastácia disse:

    AÊÊÊ :D
    Ganhou o livro ontem e leu rapidinho! Adorei a resenha. E viu como quase todos que lêm esse livro procuram spoiler? hahaha, bem vinda ao clube! Descobriu quem é a “A”?

    Beijos ;*

  55. Monica Cooper disse:

    Eu comprei o livro recentemente, mas ainda não li.
    Me arrependi depois quando vi que a Saraiva estava vendendo o box com os quatro primeiros, em inglês.
    Amei a capa chamativa!
    Estou doida para ler.
    Na verdade, ainda estou cogitando comprar o box…rs
    Ótima resenha!
    Bjs

  56. Andressa Leite disse:

    Eu amo a série e estou curiosa em ler o livro.

  57. Se eu me lembrooo bem… Você disse que só ia ler um capítulo do livro e dormir, né dona Juh? HAUSHAUSHAS.
    Enfiiim, ainda não vi a série de TV e nem li o livroo… Mas estou louuuuuca para fazer isso! Sério, esse livro me seduz totalmente.

    beeeijos

  58. Bianne Souza disse:

    Eu já tive oportunidade de colocar Maldosas no meu ‘carrinho de compras’ mas desisti achando que ia ser chato.

    Acabo de me arrepender de não ter comprado..=/

    Ótima resenha!

  59. Léka disse:

    A série de TV é muito boa, mas os 10 primeiros episódios já revelam mistérios que equivalem até + ou – o 4º livro! Essa é a parte ruim, porque agora tenho muita preguiça (mesmo) de ler uma série de livros que, ao que tudo indica, é ótima :/!

    :**,
    Léka

  60. Deze disse:

    a sinopse me lembrou muito gossip girl pelo fato de uma das garotas sumir por um tempo, e depois voltar.
    Não sabia que esse livro tinha inspirado a Pretty Little Liars, não vi a série ainda mas fiquei curiosa com o livro.
    Beijos

  61. Kauana Gomes disse:

    Adorei a resenha. Comprei o meu semana passada pela Saraiva que estava com uma super promoção e sua resenha me animou mais ainda para colocá-lo na frente de alguns livros na meta de leitura. Também fiquei preocupada com as comparações com Gossip Girl, abandonei a série no primeiro livro e concordo com você que a série de TV é muito melhor. Também ainda não assisti Pretty Little Liars, prefiro ler os livros antes.

  62. Tatiana Leite disse:

    Eu quero TANTO TANTO TANTO TANTO ler esse livro!
    A capa é legal, a sinopse também e esse tipo de leitura é ÓTIMA pra qualquer época do ano! \o/

    Sério que você prefere a série de Gossip Girl do que os livros? Eu ainda não terminei de ler, mas pelo o que estava lendo e acompanhando na tv, a versão original era muito mais legal… Tudo bem que eu considero duas histórias diferentes com os mesmo persongaens… E, fala sério, o Dan da série é muito melhor que o dos livros!

    Adorei a resenha! =)
    Beeijo! ;3

  63. Uau!! Se vc fez essa maravilhosa resenha, que por sinal me deixou com muita vontade de correr para a livraria, é pq o livro deve ser o máximo.

    Mas a pior coisa de série é isso, ter que esperar pelo próximo lançamento.

    Eu estou vendo a série, e amando. E foi isso que me está motivando (claro, agora com a sua resenha) a querer muito o livro.

    Gosto muito da Aria (já gostava muito da atriz mesmo) e do namorado gato dela (miau!!); a Spencer tbm é muito legal.

    Bjks Juh!

    P.S: Desculpa ter encomodado sua leitura por causa do formulário tá! Foi mal naquele dia… #sorry

  64. Ana Carolina Ardente disse:

    Juh, adorei a resenha! Eu também amei o livro e estou doida para ler a continuação! Quem será “A”? Não aguento mais esperar para saber! Spencer, Emily, Aria, Hanna e Ali formaram um grupo formidável com bastante suspenses e intrigas. Sara Shepard conseguiu escrever um livro que prende do começo ao fim.
    Parabéns, Sara!

    Beijos ;*

  65. Ana Carolina Ardente disse:

    E temos que marcar um clube do livro para o segundo, ok? :)
    Beijos ;*

  66. Tava me segurando pq não queria ler a resenha. Mas ainda to na dúvida sobre ler ou não o livro. Uma vez que eu AMO a série, acho que vou deixar o livro pra depois e focar em outros livros.

    Adoro essa capa das barbies =) Acho tão fofas!

    Bjs!

  67. It Cultura disse:

    Ai, mais uma resenha que vejo falando bem do livro =/
    Eu assisti alguns episódios da série e teve uma hora que começou a enjoar, por isso nem liguei muito quando o livro foi lançado aqui… Mas agora vendo tantas resenhas boas, fico com vontade de colocá-lo na lista rsrs

    Bjs,
    Kel – It Cultura

  68. Isa Pina disse:

    Ahh, Juh, o começo da resenha, falando sobre GG, eu concordo com você; eu já tentei ler umas 3x os livros, mas a leitura não me prendia e sempre – sempre! – acabava abandonando. E olha que amo a série *-*.
    Esse livro já está na minha listinha faz tempo, todos falam bem e eu adoooro a série (só pontos positivos, né?), então provavelmente será minha próxima compra (aê… mais um livrinho pra estante *-*).
    Bjs ;*
    Isa.
    ~Portal dos livros

  69. verena disse:

    Essa série é muito falada, parece ser daqueles tipos que ou vc ama ou odeia porque nunca achei ninguém no meiotermo. Embora a resenha esteja ótima[como sempre] tenho certeza que não vou ler, a não ser que eu ganhe de presente porque não vou comprar e detesto ler em pdf

  70. KAAHCULLEN_ disse:

    quero mt ler
    parece ser otimo =D

  71. É o que sempre falo, mesmo alguns livros não sendo uma obra-prima literária, mas contendo um enredo envolvente a ponto de prender o leitor do começo ao fim, merece realmente ser reconhecido.

    Eu peguei esse livro esses dias nas mãos e quase comprei. Agora se acontecer isso novamente – depois da sua resenha – eu não irei resistir e acaberei comprando hehehe.

    Parabéns querida!!!! Suas resenhas sempre são ótimas!!!!

    OBS: Desculpa pelo sumiço, mas final de Ano, família, etc eu acabo realmente ficando longe do PC. De qualquer forma, eu estou de volta. Senti falta daqui.

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

  72. Mellory disse:

    Estou LOUCA para ler esse livro, principalmente depois de me apaixonar pela série televisiva!
    Pela sua resenha, parece que quase tudo é parecido com a série de TV. Isso é bom, eu acho AUHSUAHUHAUHSAUS
    Uma coisa que quero muito ler é o romance de Aria com Ezra, o professor! Acho isso liiindo na série de TV, vamos ver como se sai pela literatura.
    Enfim, AMEI sua resenha, Juh!
    MUITO boa…
    Beijinhos xx

  73. iluj disse:

    nossa tu leu rápido , eu to loka pra ler ele quero saber quem é a A.. curiosaaaaaaaa;…rsrsrs mas essa capa me dá muito medo…

  74. Gabi disse:

    Minha irmã começou a assistir à série e se apaixonou. Eu queria ver também, mas quando descobri que a Rocco ia lançar o livro, decidi esperar para lê-lo antes de assistir à versão da tv.
    Sua resenha me deixou mais desesperada pelo livro ainda. Mas no momento estou sem grana para comprá-lo, comofas? hahahhaha
    Juh, prometo agora tentar aparecer por aqui sempre, viu?!

    Beijos,
    Gabi – Está Inspirada

  75. yago disse:

    Quero ler mas como dizem que quase sempre o seriado é melhor do que os livros, fiquei com o pé atrás.
    Quem sabe eu não dou uma chance?

    Abraços,

    Yago Matias,
    Coffe Books
    http://coffe-books.blogspot.com

  76. livia disse:

    Adorei a resenha, estou louca para ler esse livro, e agora estou mais ainda. Vai pra lista de compras

    Beijos
    Livy
    http://nomundodoslivros.blogspot.com

  77. Carol disse:

    Também não vi o seriado, mas já a terceira resenha que leio desse livro que mostra aspectos interessantes. Parece ser um bom passatempo! Acho que vai pra minha fila de “Vou ler”…^^

  78. Georgia Fernandes disse:

    Não vejo o seriado. . . Maas, eu estou com muita vontade de ler o livro!!! Quero ele logo na minha estante. HSAHUAS (:

  79. Nicole disse:

    Estavam reclamando muito da capa do livro.. que a bonequinha é meio demoniaca (ahhuahuahu eu exagerei oook…) mas a história parece ter muito suspense o que é bom :)
    Fiquei curiosa pra saber quais são os segredos de cada uma U_U (sou muito curiosa) ahahuahua

    vamos ver se consigo ler o livro esse ano :)

  80. Larissa Medeiros disse:

    Achoq ue a capa acaba passando uma idéia de que a história é infanto-juvenil!
    Eu sou fã da série e amo as meninas que fazem Emily, Hanna, Aria e Spencer.

    Se eu ler os livros vais er com a imagem delas que vou formar as cenas na minha cabeça! Se um dia eu ler os livros quero ler todos juntos, sou muito curiosa para aguentar até descobrir quem é A.

  81. Bianca Prado disse:

    Fiquei com mta vontade q ler esse livro.Adorei a resenha ^^

  82. Bruna Camposs disse:

    Ainda não tenho esse livro, mas eu quero muito.
    Eu assisto a série Pretty Little Liars e amo, espero também gostar do livro.

  83. Bibs disse:

    eu só vejo o pessoal da timeline falando de PLL ehuehue
    confesso que achei o plot bem parecido com o de GG, não li nenhum, mas acompanho a série.
    não sei se leio (detestei as capas =x) ou se assisto, dúvida cruel

    beijos,
    bibs

  84. Taisa disse:

    Todo mundo fala tão bem dessa serie, que mesmo não fazendo muito meu tipo acho que vou ler por curiosidade…hehehehe
    bJAO
    =]

  85. Amanda Faustino disse:

    OMG! Eu sou louca por esse livro! kk

  86. Evie disse:

    Não sei se já passei da idade de ler esses livros mas ás vezes é bom ler alguma coisa mais leve só p/ distrair mesmo. Esses livros já tinham me chamado a atenção por causa da capa fofa, agora só falta uma boa promoção p/ eu comprar pelo menos o primeiro livro.

  87. gabriella RK disse:

    Preciso ler este livro parece ser muito legal!!!!
    adorei a resenha ,parabens!

  88. Máh disse:

    A serie de tv é ótima! E o livro também. Super anciosa para a continuação!!

  89. Mariana disse:

    quero muito ler, parece tão instigante!!!!

  90. Ariane disse:

    Gostei da sua resenha. Espero que de pra mim comprar esse livro quero muito ler ele. Eu não gostei muito é da capa mais até ai tudo bem o que me importa é eu gostar do livro mais eu já acho que eu vo amar o livro e não vejo a hora de comprar ele.

  91. Mônica de Oliveira disse:

    Oi Juh!!
    Eu já li Maldosas e não me empolguei tanto com a história, mas gostei do livro! A leitura é super rápida, é um livro gostosinho de ler, e confesso que eu tava achando que sabia quem era A.! Mas tive que descartar minha hipótese, e ao terminar o livro sim, fiquei curiosa não só para saber quem é A., mas também para descobrir os outros mistérios que ceram as meninas!
    Beijos!!

  92. Salomé disse:

    Li alguns capítulos de Maldosa, é bem simples a leitura e flui rápido, quero comprar o meu e terminar de ler o mais rápido possível!
    beijos;*
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

  93. Angela Prado disse:

    Estou aguardando ansiosamente a chegada do livro… comprei, na semana passada…!!!

  94. EU ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO Pretty Little Liars. E eu to dando um tempo de assistir porque meu computador ‘tá com probleminha’ :x Mas assim que der volto a assistir e to loooouca pra ler os livros. ótima resenha Juh :*

    C. Araújo
    http://www.ce-ararujo.blogspot.com

  95. Ale Bellan disse:

    Adorei a sua resenha! Fiquei com bastante vontade de ler o livro. bjs

  96. Nathi disse:

    Aaaahh!!! Eu quero muito esse livro!!!
    Ele é perfeito!!!
    Para falar a verdade, eu quero a série inteira!!!
    Parabéns pela resenha!!! Linda!!!
    =*

  97. FABIANO disse:

    Eu adorei Maldosas… Concordo quando a Juh diz que o livro não é uma obra prima literária, mas tem um clima tão envolvente que se torna um livro desejado. É encantador e ao mesmo tempo irritante.. adoro isso esse saber de chocolate com pimenta!

  98. Gaabi Costa disse:

    Eu gostei de Maldosas, o jeito da Sara escrever é bom e leve, mas eu teria gostado bem mais do livro se eu não tivesse visto a série. O primeiro episódio é praticamente o livro todo e isso me deixou um pouquinho “pra baixo”, se eu pudesse voltar ao tempo, eu teria escolhido ler o livro antes. rs.
    Ah, quando a Rocco divulgou a capa do primeiro livro, eu odiei. Essas bonecas me davam medo, muito medo (kkkkk), mas agora eu já acostumei e estou até achando-as bonitinhas =D

  99. Aneska disse:

    Confesso que não li e não sei se lerei tão cedo a série da Sara. Estou vendo o seriado e me apego ainda mais a cada capítulo. A história é completíssima, com todos os elementos necessários para o entretenimento juvenil, na minha opinião; sem contar que o elenco é maravilhoso!
    Pretendo ter o box da série literária em breve, mas continuarei vendo a série de tv enquanto isso ((:

  100. lilian maia disse:

    esse livro é muito bom!!!! adoreiiiiiiiiii

  101. GEEEEEEEEEENTE EU QUERO LER ESSE LIVROOOOOOOO!

  102. luciana disse:

    parece bem legal! Estou com muita vontade de ler!

  103. thae r. disse:

    eu assisto o seriado e nunca tive vontade de ler os livros, mas do episódio 12 em diante comecei a ficar com muuuuuita vontade de ler os livros, e depois dessa resenha então! agora que preciso ler mesmo *-*

  104. Rafael disse:

    Eu assisti ao seriado ! A finale season foi ontem, 21/03 e foi ótimo !
    Mas eu preciso do livro @_@

  105. Duh Araujo disse:

    Amo a serie *—*

  106. Fernanda Araújo disse:

    Parabéns pela resenha!
    Ai minha conta bancária, mais um para a lista ^^

  107. Cibele Q. Busana disse:

    Eu vi todos os episódios da primeira temporada da série e meu livro Maldosas está pra chegar. Adoooro

  108. genteee quero muito ler esse livro

  109. Bianca disse:

    Uaaaaaau, esse livro já está na minha wish list a muito tempo, mas o precinho nao ajuda, né? quero ler logo :(

  110. Já comprei esse livro mas confosso que estou com preguiça de ler, assisto o seriado e sei o que vai acontecer :)

  111. ILANA PRUDENTE disse:

    Estou doida pra ler o livro!!!
    Adorei a resenha!

  112. Larissa disse:

    Queria muito ler =(

  113. Antes de saber da série de livros, já estava vendo a série. Um pouco antes de acabar a 1ª temporada comprei o livro e resolvi ler. É MUITO legal e a série é MUITO fiel ao livro. Não é igual a outros (como TVD) que inventa um bando de coisa pra prender a audiência. O livro por si só já te prende :D O ruim é que o 1º livro é praticamente o 1º capítulo do seriado :s Por isso que ler logo o segundo pra ver se já passa da parte da 1ª temporada :D KKKKK

  114. Meliza Araújo disse:

    Eu gosto muito do seriado, mas ainda não li nenhum livro. Mas sei que devem se ainda melhor, pois no livro se pode conhecer muito mais a personalidade de cada uma. Na série, minha favorita é Spencer.

  115. iasminemine disse:

    Eu li o livro e é muito bom!!!!Ah,eu quero o resto da série,quero muito!!!

  116. Nathália de Andrade Sant'Anna disse:

    Quero muito ler esse livro!
    A resenha está muito boa, parabéns!
    Também curto GG, e jáhaviam me dito que lembra a série… Bem, vou ler, com certeza!

  117. Vania Gisleine Schmitz disse:

    ADORO PRETTY LITTLE LIARS!!!

  118. Erika Barreto disse:

    Gostei da resenha =)
    Agora deu vontade de ler =/
    preciso de mais horas para ler todos os liros que quero ler.

  119. Bruno M. disse:

    Já estava com vontade de ler e essa resenha só aumentou ainda mais! Lendo o livro eu consegui enxergar uma série direitinho, sabia?! Acho que é porque tem bastante personagens que têm vidas ‘paralelas’… Enfim, cada vez mais fico com vontade de ler o livro! :D Beijos.

  120. Carol M. disse:

    Ai que capa liiinda *—*
    Maluca pra ler!

  121. Dayana disse:

    Tenho intenção de ler essa serie de livros.

  122. Fiquei curiosa agora!! OMG! Mais uma série pra levar meu dinheiro embora *-*
    Beijos

  123. Rayra Farias disse:

    as capas dessa série são lindas.. quero muito ler *_*

  124. Alice W. disse:

    Assisto a série e quero muito ler o livro, deve ser bom demais!

  125. Bruna Limas disse:

    Nunca assisti ao seriado
    E nem estava tão afim de ler o livro assim até ler tua resenha!
    Eu adoro essa coisa de “descobrir o mistério” haha

  126. Lívia Lamenha disse:

    Não vi ainda o seriado, mas gostei do livro ;)
    bjo*-*

  127. Lucia Marina disse:

    Oi!

    Não assisto essa série, e estou super na dúvida quanto a esse livros, não acho que sejam meu estilo, mas estou até curiosa!

    Bjos!

  128. Caroline Tomassini disse:

    Adoro a série, e quero muito ler os livros :D

  129. Patricia Lima disse:

    Eu assisto a série e fiquei muito feliz quando soube que seria lançada no Brasil. Ainda não tive a oportunidade de lê-los, mas não vejo a hora!

    Beijos :*

  130. Maccky disse:

    Nao assisto a serie e nem tinha interesse nos livros, mas nos ultimos dias fiquei CURIOSA. *o*
    Adorei a resenha, assim como tantas outras que li ultimamente e estou louca para ler a serie. ^^

    BEijos :*

  131. Ana Beatriz Magalhães disse:

    amo a série, e li um pouquinho do livro em inglês e gostei muito! =)
    o bom é que já soube que a A da série será diferente da do livro, daí é ótimo para quem pretende ler os livros né?

  132. =D
    adoroooooooooooooooo
    Ainda n vi na tv, mas a hst é ótima

  133. Amo p seriado e comprei maldosas a pouco. Ansioosa pra ler! ps: quem é A???

  134. Thiago Pined disse:

    Ol ivro já começa ótimo! Muito interessante. Aliás, eu venho pensando se Alison ainda está viva, escondia por aí. Será que é possível?

  135. Marcellie disse:

    Gosto muito de PPL, quero muito ler os livros, mas toda vez que vou comprar esse livro, está esgotado! To sem sorte! rs

  136. Victor Coelho disse:

    eu quero

  137. Angela disse:

    Está na lista de leitura

  138. Jéssica disse:

    Esse livro parece ser perfeito! Quero muito!!!

  139. Marta Ribeiro disse:

    Já encomendei ,mas ainda não chegou ,por causa do feriado só seman que vem SNIFFF,bjs.

  140. Tatiane disse:

    quero muuuuuito ler, to esperando chegar o primeiro e o segundo em casa, comprei sabado *–*

  141. Thaís disse:

    Estou lendo o primeiro livro e tô AMANDO! Só fiquei desanimada quando soube que seriam 12 livros — aí não tem bolso que aguente.

  142. Thaisa Otero disse:

    eu adoreei sua resenha, estou assistindo a série no Boomerang, estou adorando e não vejo a hora de ler os livros :D

  143. Thaisa Pedron disse:

    Você pode me explicar a razão de colocarem uma boneca na capa? eu vi escrito em algum lugar, mas na pressa , perdi a postagem :-)

  144. karlene disse:

    eu acho a capa dos livros dessa série super bonitinhas e depois do seu comentario fiquei louca pra começar a ler.

  145. Essa série do canal’ABC’assim como o livro,são perfeitos;são garotas pelo qual vc não entende quem matou a Alison Dilaurentis ou quem manda recados e e-mails assustadores assinados com “A”….isso sim é perfeito;um ótimo suspense.

  146. annielus disse:

    Como vc msm disse, não é a obra-prima da literatura..mas é extremamente cativante. O sadismo de A, as ‘aventuras’ de Aria..tudo fizeram do livro algo muito bom.
    Eu conheci o romance através da série, mas não me arrependi nem um minuto de ler o livro…Devorei em mais ou menos 1 semana, mas teria feito em menos não fossem outros compromissos. Impecáveis já está comprado e na pilha de leitura. Com certeza, uma ótima aquisição pra estante.

  147. Natália Cardoso disse:

    Quero muito ler, muito legal esse livro, vou ler a coleçao inteira, vai demorar um pouquinho só, pois tem apenas 12 livro, pouquinho neh!!!!! Vou ler

  148. Gabriele disse:

    Eu adorei esse livro! As meninas são bem diferentes das personagens que normalmente aparecem. E o Ezra.. ai ai ai… sem palavras né!

    bjs

  149. Aii quero muito ler esse livro! Mais com suspense, adoroo!! Pela sua resenha o livro parece ser muito legal, já que vc o devorou rapidinhoo!! rsrs
    Vou procurar le-lo logoo!!
    Beijoss

    Entre Amigas

  150. michelle disse:

    eu já li, é muito bom *-*

  151. Dayana disse:

    Sim, parece uma daquela leituras adolescentes, mas que te prendem fiquei com vontade de ler. Eu ouvi falar do seriado, mas nunca me animei a assistir.

  152. yasmin Rodrigues disse:

    Estou precisando de uma leitura assim!parece muito bom…Hm eu Quero’
    bjus

  153. Carol disse:

    Li o livro e fiquei viciada na história, é incrivelmente perfeita. A cada página que terminava, ficava cada vez mais curiosa para saber quem é A.

  154. Marcos Davi disse:

    Morro de vontade de comprar essa saga, até porque sou vicidado na série da ABC Family, ms o problema é essa capa com bonecas, pega mal pra um cara como eu neh, rsrs
    #TorcendoPraTerCapasAlternativas…

  155. Marcos Davi disse:

    Bem que podia sair um relançamento com capas menos, hmmm, femininas, né!
    Deve ter muitos meninos interessados na história mas que tem vergonha de carregar pra lá e pra cá um livro com bonecas na capa…
    Alguém sabe se tem capas alternativas?

  156. Marcos Davi disse:

    Capas do seriado Ju?
    que show de bola!
    Seria muuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor!!!
    Uma capa com a Spencer, sonhoooooooooo

  157. Victor Coelho disse:

    Qual delas é sua mentirosa favorita ?

  158. Victor Coelho disse:

    Oi juh ,
    então eu tô hiper ultra mega feliz
    porque ontem eu cheguei em casa
    olhei pra minha cama iiiiii…
    surpresa maldosas pra mim (gritos histéricos) ,

    Então o comentário em cima desse é o meu , então nele eu perguntei qual a sua mentirosa favorita , a minha sem duvida é a Hanna , cara ela é muito eu no ano passado.

    Então, até agora eu suspeito da Melissa eu sei que você já sabe quem é A. , mas antes de você descobrir quem era quem você suspeitava ? (não me fala da verdadeira A. )

  159. Bruna disse:

    Adorei a resenha, e claro, o livro! Comecei a ler o livro no final de julho e estou quase no fim. A história é DEMAIS e o seriado também, inclusive os atores. Assisto o seriado desde o começo, mas só agora comecei a ler o livro.
    Eu acho que A é a Alison.. por mim ela não morreu! Ou talvez seja um complô com várias pessoas que odeiam as meninas, tipo Jenna e mais alguém..
    Adorei seu blog, primeira vez que eu visito, vou voltar sempre haha (:

  160. Isabela disse:

    Não gosto da série de TV e eu pensava que os livros fossem naquela linha também, mas essa resenha do livro me deu vontade de começar a ler! Então vou ler os livros da série, daí talvez eu começe a assistir na TV, pra comparar a adaptação livro-TV… vai que eu passo a gostar do programa?

  161. Júlia disse:

    Detestei a série e acabei perdendo a empolgação de ler os livros, vai que seja a mesma coisa? :T
    Tudo bem que tem livros que não tem nada que segue a história da série,a base é a mesma mas o livro nem se compara! Vou procurar mais sobre essa série, e com os comentários de um tal A, fiquei curiosa haha
    Beijos
    Júlia
    http://www.saladacultural.blog.br

  162. Gabriel Costa disse:

    A série é milhões de vezes melhor que os livros! DDD: E nunca que The Lying Game é melhor que PLL. DD: Não compro com essas capas femininas, só tenho Maldosas porque ganhei.

  163. Giovana Suda disse:

    Uia! Fiquei curiosa p ler esse (esses) livros. Resenha muito boa! Adorei! Pulando agora p Saraiva para garantir o meu…huhuhuh…

  164. sara disse:

    adorei a resenha!! li até o sexto livro e todos são ótimos, descobri quem é A mas ñ vou estragar a surpresa, ok? é uma pessoa q vcs nunca imaginariam, eu mesma fiquei surpresa quando descobri! só posso dizer que ela sabe de todos os segredos das meninas pq [removido por spoiler]!

  165. Sí Ribeiro disse:

    Uh, não tinha dado muito atenção para os livros, mas lendo sua resenha fiquei muito interessada. Adoro suspense :) E as capas dos livros são fofinhas *u* A série eu assisti só uns 15 minutos e desisti, acho que não estava no clima, mas darei uma chance para os livros. :B

  166. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh
    Essa série está uma febre na turma da minha irmã (sexto ano) e vim ver se era adequada rs. Nunca li GG, nem pretendo fazê-lo e essa série segue a mesma linha por isso fiquei com o pé atrás…mas (como sempre) você conseguiu me convencer por sua resenha. Então vou ver se dou de presente pra minha irmã (não que eu não vá ler tb rs)

  167. Maccky disse:

    Oi Juh, tudo bem contigo????

    Quanto tempo menina…

    Ah, FINALMNENTE eu comprei a série Pretty Little Liars, graças ao submarino e suas promoções de arrasar, mas o que importa é que eu tenho a série *quase* completa aqui e já estou devorando Maldosas como se não houvesse amanhã. rs
    Eu comprei a série animada e ao mesmo tempo com o pé atrás pois tenho medo da autora começar a se enrolar devido a série ser tão longa…
    Iniciei Maldosas como quem não quer nada, só pra me distrair mesmo enquanto aguardo o Ponto Frio entregar o eu knddle e WOW! estou amando!!!
    Estou no capítulo 28 e você me deixou curiosa pra saber que raios acontece no capítulo 30. :P
    A escrita da Sarah é viciante e o mistério deixa a gente louca pra saber quem é A e o que vai acontecer, confesso que prefiro as partes da Spencer e da Aria, mas ambos os pontos de vista me deixam ávida para descobrir o mistério e estou adorando o livro.
    Ele não é nenhuma obra prima literária, mas cumpre de forma excelente o seu papel: entreter e divertir o leitor.
    Quero agradecer Juh, pois desde a primeira vez que li sua resenha eu fiquei curiosa por esta série e esperei a Rocco lançar mais alguns livros, sabe como a Rocco demora as vezes né, e sempre que via alguma resenha negativa eu lembrava da Juh Oliveto que defendia a série e amava um pouquinho mais a cada novo livro lançado e quero dizer que concordo com você e espero que a série continue assim até o final e que eu curta todos os livros tanto quanto você curtiu.

    Beijos sua linda. ;**

    • Juh Oliveto disse:

      Maccky, SUMIDA!!!
      Fico MUITO feliz em saber que você tá lendo PLL, espero que você goste tanto quanto eu!
      Não esquece de ir me contando o que acha conforme for lendo! *-*
      Beijocas e boa leitura! \o/

      • Maccky disse:

        Ah estou adorando Juh. *–*
        Ja estou iniciando o terceiro livro, realmente a escrita da Sara prende de uma forma que me deixou curiosíssima pra saber quem raios eh A. Sinto que só vou conseguir parar de ler quando terminar os 7 livros que tenho aqui. o.O
        Ainda bem que eu comprei as continuações, imagina se não tivesse o livro dois e o três e o quatro… aqui do lado?? rs
        Ia ficar me roendo de curiosidade.

        E pode deixar que venho aqui comentar em cada resenha dos livros assim que for terminado de ler. ;)

        Estou amando, esta semana quero ver os primeiro episódios da serie, tenho curiosidade. Só espero não pegar spoilers dos livros que ainda não li. ;)

        Beijocas :**

  168. Comecei a ler a série a um tempo atrás e já li até o 9 (tradução não oficial) se não me engano. Tem várias diferenças do livro pro seriado, e tem algumas coisas que prefiro do livro e outras da série. Dei uma parada com o livro e com a série. O livro porque já estava achando enrolação demais e o seriado porque estava enrolando para chegar na parte que eu mais gostei do livro haha
    Mas eu estou voltando aos poucos, espero terminar =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *