Resenha: Um Porto Seguro


Um Porto Seguro
de Nicholas Sparks,
editora Novo Conceito.

Editora Novo Conceito

Katie chegou a Southport, na Carolina do Norte, da maneira mais discreta possível. Conseguiu alugar uma casinha isolada e simples, além de um emprego em uma lanchonete local. Tudo o que ela queria era poder recomeçar… Ainda que esteja sempre preparada para fugir.

Alex é dono de uma espécie de minimercado, viúvo e com dois lindos filhos, Josh e Kristen. Desde a morte da esposa vive dedicado ao trabalho e às crianças, fazendo seu melhor para criá-las (e sendo muito bem sucedido na tentativa).

Os dois se conhecem quando Katie passa a fazer compras na loja, sempre calada, discreta e econômica. E, aos poucos, Alex vai começando a prestar mais atenção naquela misteriosa mulher, mesmo que sem interesse amoroso.

São os filhos de Alex que, por acaso, dão um empurrãozinho no relacionamento. Eles e, claro, a vizinha quase sincera demais de Katie, Jo, que era sua única amiga na cidade até então e alguém que parece (apesar de não ter papas na língua) realmente compreender e respeitar Katie e sua história.

Aos poucos vemos uma bonita relação ser construída, tudo como deve ser, pedrinha por pedrinha, tendo como foco a amizade antes de qualquer possível interesse amoroso. Katie é como um gato escaldado e tem muitas reservas, mas devagar vai percebendo que Alex é alguém em quem ela pode confiar, com quem pode se abrir e que nada vai mudar entre eles por isso.

A reviravolta do livro está ligada ao passado misterioso de Katie, que vamos descobrindo à medida que ela decide se abrir com Alex. Isso foi algo que me agradou muito, mas também me deixou muito angustiada, especialmente quando esse “passado” passa a narrar alguns capítulos.

O tema do livro é pesado, mas tratado com delicadeza, como é típico de Nicholas Sparks. Fico com medo de me aprofundar nisso e entregar alguma parte da história, mas a questão da violência (de um tipo bem específico) e da obsessão são mostrados de forma bem real, que me deixou de estômago embrulhado ao pensar que acontece, sim. E muito. :(

Temos muitas partes de suspense e ação, o que não é tão comum nos livros do autor, mas que foram muito bem inseridos, não ficando em momento algum “perdidos” na história. Foi um tempero a mais, uma outra forma da história me atrair, além do costumeiro romance.

E acho que a palavra pra definir o livro, para mim, é envolvente. A história me prendeu do início ao fim, os personagens me cativaram bastante, e não consegui desgrudar até terminar…

Ainda assim não foi um livro que me fez chorar – o primeiro de Sparks até agora! -, mas mexeu comigo de uma forma mais sutil. Menos pelo drama e mais pelo enredo – geralmente, nos livros dele, são os dois que me ganham, nesse foi um só. O livro me emocionou, só não me levou às lágrimas.

Não é meu livro favorito do autor, mas certamente está bem longe da lista de livros que não gostei. Foi uma leitura rápida e prazerosa, mas talvez tenha sentido falta de umas lágrimas. Mas para quem foge delas e busca um romance envolvente, Um Porto Seguro é a pedida!

Estou LOUCA para ver o filme, mesmo já vendo que mudaram MUITAS coisas… Mas faz parte. Para quem está curiosos pode clicar aqui e assistir ao trailer! ;)

  1. ÓTEMO! Ótima resenha, me interessei… e me incomoda tb, saber q ‘violência’ acontece na vida real e muito!

  2. Gih disse:

    Oi!
    Ah, meu Deus, eu estava tentando me afastar dos livros do Nicholas Sparks justamente por causa da lágrimas, mas talvez agora seja tarde demais… A verdade é que essas histórias de amor me atraem muito, mas eu estou tentando mudar um pouco o tipo de livros que leio… Bem, acho que só mais unzinho do Sparks não faz mal, principalmente porque você disse que não chorou…
    Adorei a resenha!
    Gih, do http://minhasmelhoresimpressoes.blogspot.com.br/

  3. Flávia Almeida disse:

    Adorei a resenha. Faz um tempo que eu não leio Nicholas e esse é um bom livro para recomeçar a ler (: Apesar de meio que desconfiar do que se trata o passado da Katie.
    Parabéns pela resenha !
    Beijos !

  4. Yasmin disse:

    Fiquei super curiosa, me lembrou os livros do Harlan Coben, cheio de segredos e suspense. Lerei. Ótima resenha (:

  5. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh
    Comprei esse livro na Black Friday do submarino de hoje. Tenho certeza que vou amar.
    Amei sua resenha.
    bjo

  6. Jéssica de Paula disse:

    Estou ansiosa para assistir o filme. *-*
    Adorei o livro, fiquei apaixonada pelo Alex (principalmente pq imaginei ele como o Josh Duhamel que nem no filme hahaha)e pelas crianças.
    Apesar de gostar, não foi um dos meus prediletos.

  7. Oi Juh!

    Tentei não ler os parágrafos que falavam da história, porque eu tenho esse livro e ainda nem li a sinopse, quero ler sem esperar nada, sem saber nada da história, pra poder me surpreender sabe?!
    Mas gostei de saber que é um romance envolvente. Eu acho que vou adorar! E outra coisa: você disse que não tem só o romance, tem um pouco de ação e suspense né? Eu to lendo “O Milagre” que é um livro que também não tem só romance, tem o mistério das luzes e tal. Então eu to conhecendo o autor de uma forma diferente, ainda não li seus livros mais clichês, estou começando por esses que tem um toque diferente, e estou adorando isso, rs.
    Espero gostar bastante de Um Porto Seguro*-*

    Beijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

  8. Lu disse:

    Eu A-D-O-R-O Nocholas Sparks, mas confesso que estou um pouco cansada dos romances dele, mas esse parece bem legal mesmo! Adorei a resenha. Bjs

  9. Quequel disse:

    Nicholas é Nicholas né ?!! rsrs
    Comprei o meu ontem .. quero logo q chegue, quero me envolver tb!!
    Bjinssssss

  10. Rayme disse:

    ai, eu adoro os livros do nicholas e comprei este ontem nas promoções que está rolando do BlackFriday *—*
    estou super curiosa para ler, adorei sua resenha! tbm estou ansiosa para o filme!! :D

  11. Ótima resenha, eu estava na dúvida entre ler ou não esse livro, agora deu vontade.

  12. Andressa disse:

    Olá!
    Eu não gosto muito dos livros do autor, sinceramente, não gosto muito de romances. Mas há livros dele que me deixaram curiosa, como por exemplo A Escolha, e esse Um Porto Seguro após ler a sua resenha e saber que ele tem mais ‘ação’.
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

  13. Juh , estou na dúvida se leio ou não esse livro acho que vou dar uma chance a ele , sua resenha ficou ótima e até estranhei quando você disse que o livro tem um pouco de suspense beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

  14. Após ler alguns livros do Nicholas Sparks, confesso que fiquei um pouco enjoada da escrita dele, pois, no grosso,as histórias parecem se repetirem. Sempre tem um estranho atrativo, uma guerra ou uma carta xDD Acho que, definitivamente, Nicholas Sparks não é o meu tipo de leitura favorita xDD

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

  15. Já até imagino o que é esse segredo que ela foge tanto… Se for mesmo o que estou pensando, realmente é forte. Mas mesmo assim, é um livro do Sparks, duvido que eu não vá gostar mesmo sendo forte – porque não sou acostumada a leituras assim.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

  16. Ótima resenha. Não sou muito fã do Nicholas – pfvr não me matem – mas até que deu uma vontade de ler haha.
    Beijos
    Sonho de Biblioteca

  17. alice aguiar disse:

    gente to precisando ler um livro desse autor pra ver se gosto da escrita
    apesar de que livros assim nao me chamam muito a atenção
    mas vou dar uma chance né.

  18. Babi Lorentz disse:

    Mesmo não sendo um dos seus favoritos, gostei de ler sua resenha. Sempre que quero ler algo dele, procuro seus posts aqui já que sei que você gosta bastante. E é claro que quando a gente lê algo bacana sobre um livro, a gente fica com vontade de ler, certo?
    Beijos.

  19. Oi,Juh

    Não sou fã do autor, mas os últimos lançamentos tem despertado minha atenção.Um Porto Seguro já está na minha lista de livros pra serem lidos em 2013 (esse ano não vai mais dar tempo).

    Até o próximo post!
    Lulu
    Tendo oportunidade, visite meu blog
    Apaixonada por Romances

  20. Barbara Sá disse:

    Que arrependimento por não ter colocado-o na minha cesta de compras ontm.
    Eu sou uma eterna fã do Nicholas e esse é um dos poucos que faltam na minha coleção. Gostei d fato dele inserir alguns fatos que diferem dos seus outros livros. Vi o trailer do filme e fiquei bem interessada.
    Sua resenha foi bem interessante e me deixou ainda mais curiosa, se é que isso é possível.
    Beijos :)
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

  21. disse:

    Devo confessar uma coisa, nunca me envolvi tanto com uma resenha do Nicholas Sparks. Sempre me falaram tão bem da literatura mas nunca consegui me surpreender o bastante. No entanto, você me cativou e com certeza vou querer comprar este livro. Obrigada Juh Oliveto (:, AMEI como SEMPRE.

  22. Luana Machado disse:

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks, mas tenho o “O melhor de mim”.
    Adorei a resenha, me deu ainda mais vontade de ler!
    Beijos ;)

  23. Isabela disse:

    Nossa, fiquei super curiosa, tenho que admitir que não sou a maior fã no gênero, mas essa resenha me fez querer ler esse livro correndo.
    Bjs e PARABÉNS.

  24. Amanda Dutra disse:

    Ahh, ler Nicholas Sparks e não chorar acho que é meio que impossível!!! Mais um do queridinho que está na minha lista!
    Beijo

  25. Luiza Anillo disse:

    Oi Ju! Eu quero muito ler esse livro! Já tenho ele, uma das minhas próximas leituras…
    Adorei sua resenha.
    Beijos.

  26. Fernanda disse:

    Gosto muito dos livros do autor Nicholas Sparks, sempre com histórias fascinantes!

  27. Camila disse:

    Oi Juh! Eu gosto bastante dos livros do Sparks, mas de uns tempos para cá, não tenho me interessado tanto, acho que eu enjoei um pouco do estilo dele. Mas o livro parece ser bom, é sempre bom quando um livro aborda um assunto tão delicado fazendo com que as pessoas conheçam um pouco e saibam que isso existe sim.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

  28. Rafaela Dias disse:

    Muito boa a resenha! Eu sou suspeita, adoro os livros do Nicholas Sparks, ele sempre emociona, faz você pensar mais sobre a vida… E o bom é que sempre fazem filme dos livros dele e eu adoro assisti-los asssim que eu leio, bom demais! Enfim, pretendo ler logo esse livro! Beijão!

  29. Laura Guimarães disse:

    Já tenho esse livro, mas ainda não li. :(
    Acho que o tamanho dele desanima um pouco!Beijos!!

  30. Elen Carina disse:

    Quem não gosta de Nicholas Sparks, né?
    Impossível os livros dele são sempre ótimos! Esse não deve ser diferente. Estou louca para lê-lo.
    Ótima resenha.
    Beijos

  31. Lindsay Leão disse:

    Oi Juh,
    Adorei a sua resenha!
    Li esse livro recentemente e gostei muito. É bem diferente dos outros livros do Nicholas Sparks, achei meio intenso em certas partes, mas como você disse é um livro muito envolvente e com um final que me surpreendeu! Espero que o filme seja tão bom quanto!
    Beijos

  32. Fernanda (Fê) disse:

    Oi Ju.

    Amei sua resenha, e sou louca pelo Nicholas Sparks acho os livros dele perfeitos, tá que tem um ou outro que não me agradaram tanto como “Noites de Tormenta”, mas nada que possa diminuir a perfeição do autor.Quero muito ler o livro “Porto Seguro”, mas talvez eu demore um pouquinho porque uns outro dois livros do autor estão na frente na “fila”.

    Bjos.

  33. Mariana Borges disse:

    O Nicholas Sparks é sempre uma boa dica de livro, já tinha visto várias vezes esse livro pelas lojas, mas nunca tinha lido uma resenha ainda. Gostei bastante, to precisando sair um pouco do mundo sobrenatural e ler mais sobre o real ASHUASHUAHSUA Obrigada pela resenha, beeijos!!

  34. Joyce disse:

    Me apaixonei pelo blog e estou aqui de novo haha.
    Achei esse livro o máximo, porque estou querendo fugir um pouquinho das lágrimas dos livros do Nicholas hihi. Mas Querido John sempre será o meu favorito <3

    Beeeeijo ;*
    rosa-amarelo.blogspot.com.br

  35. Lara Rodrigues disse:

    Todas as suas resenhas dos livros do Nicholas Sparks são ótimas!Me dá vontade de ir à uma livraria e comprar todos de uma vez só. Parabéns!!!

  36. Camis disse:

    Adorei este livro! Apesar de abordar um tema mais pesado com relacao ao passado de Kate, o autor narra de uma forma tranquila de se ler, é um livro que nos faz prender a atenção, e uma leitura bem rapida. Recomendo.

  37. Fernanda disse:

    Eu comprei esse livro, mas ainda não tive um tempo parar ler, mas pela sua resenha, já vai ser o proximo da minha lista.

  38. Téh Moura disse:

    Sinceramente, não gostei do filme. O casal principal não me convenceu, a narrativa foi muito fraca, não houve qualquer tipo de tensão por parte da personagem principal (por mais que ela soubesse que estava sendo PERSEGUIDA), o desenrolar foi bem fraco, o romance não apresentou nada de muito novo… Mas tiveram duas, não, três coisas que eu gostei bastante: a fotografia, pois os cenários são belíssimos e souberam aproveitá-los muito bem; a filhinha do cara lá, que, no momento não lembro o nome; e a trilha sonora, que é bem gostosa.

    Li pouquíssimo do livro e ele já aparentou ser infinitamente superior. Assim, eu não vejo problema nenhum em haver várias mudanças na adaptação para o cinema. Afinal de contas, o filme de Entrevista Com o Vampiro é bem diferente do livro e mesmo assim é tão bom quanto. Espero que o problema do filme seja realmente uma adaptação ruim. Porque se o livro for do mesmo jeito que ele, sinto que será tempo perdido.

  39. Lah disse:

    Esse é o meu livro favorito Nicholas Sparks… eu fiquei enlouquecida com esse livro e não consegui parar de ler.. li ele em dois dias! Eu vi o filme e gostei, mas o livro é infinitamente melhor com certeza!

  40. Olívia disse:

    Esse sim é meu favorito! Adorei esse livro do começo ao fim, amei a sacada do final da amiga Jo. Não chorei com esse também, acho que chorar igual chorei com a Primeira Vista não vai ter denovo… Super indico esse livro e adorei sua resenha!

  41. Priscila Faria disse:

    Juh,
    Esse foi o primeiro livro do Nicholas que eu li, e foi uma leitura super rápida, terminei em 1 dia, me emocionei bastante com o livro, e para não ter Spoilers, gostei bastante da parte da Vizinha, foi um toque bem interessante a história, que eu não esperava mesmo, mas que fez toda a diferença, um EXCELENTE LIVRO.

  42. Alef Caue disse:

    Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: http://www.umcontainer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *