Resenha: À Primeira Vista

À Primeira Vista
À Primeira Vista
de Nicholas Sparks,
editora Arqueiro.

Editora Arqueiro

Este livro é a sequência de O Milagre, publicado no Brasil pela editora Agir, mas sua leitura não é obrigatória para a compreensão da história.

Jeremy Marsh trabalha desvendando mistérios sobrenaturais e charlatões místicos. E foi uma história intrigantes sobre luzes intermitentes em um cemitério que o levou a Boone Creek, na Carolina do Norte.

Por lá, ele encontrou algo bem diferente do que imaginou e hoje, poucos meses depois, está prestes a mudar-se de Nova York, casar-se com Lexie e ter uma filha! Junte a isso uma reforma gigantesca em seu futuro lar e a tensão natural das mudanças e pronto! Temos um escritor com bloqueio criativo e muito estresse.

Jeremy faz o possível para disfarçar seu problema, dando desculpas esfarrapadas até para si mesmo. E como se isso tudo não fosse o suficiente, a pressão de algumas pessoas – como seu melhor amigo – a respeito de seu casamento “precipitado” faz tudo ficar pior.

Por outro lado, a vida com Lexie não podia ser melhor. Estava apaixonando, amando outra vez, e o fato da mulher que ele ama estar grávida faz com que as coisas sejam mais do que ele jamais poderia sonhar. Afinal, os médicos disseram que sua chance de ter filhos seria mínima.

E é em cima desse fato, além de pequenas coisas que viu – Lexie encontrando-se com o ex-namorado, por exemplo -, que sua mente começa a trabalhar… E seus medos e suspeitas são instigados ainda mais por um e-mail anônimo questionando a fidelidade e honestidade de sua noiva.

A partir daí a história se desenvolve de forma quase parcial, porque achei difícil não entender as posturas de Jeremy, ainda mais com as estranhas atitudes de Lexie. É claro que nenhum dos dois é muito honesto com o parceiro, o que teria sido a chave para evitar muitos problemas.

À Primeira Vista é um livro realista ao retratar as inseguranças e problemas vividos pelo casal. É possível se identificar com as situações, diálogos e contratempos, mas também com os momentos fofos, românticos e felizes.

Se Jeremy e Lexie não tinham me conquistado em O Milagre – que é um dos livros de Sparks que menos gosto -, neste livro conseguiram ganhar minha simpatia – e arrancar muitas lágrimas.

Lexie é ainda bem chata algumas vezes e também a grande responsável por algumas confusões. Jeremy não ajuda guardando seus pensamentos e dúvidas para si e transformando coisas pequenas em grandes monstros… Para mim tudo poderia se resolver facilmente: conversando. Mas às vezes os personagens dos livros demoram tempo demais para perceber isso.

É um livro que retrata o relacionamento em sua forma mais bruta: o início. Acompanhamos os dois se descobrindo, desentendendo, amando, tentando. E acho que foi a primeira vez (pelo que me lembro) que Sparks nos permitiu acompanhar tantas imperfeições em uma história de amor.

Eu já sabia o final, e acho que isso só me deixou mais tensa e ansiosa, com vontade de sacudir os personagens e gritar “ACORDEM!”, porque eles nem imaginavam como suas vidas seriam transformadas – as dos protagonistas e de todos os outros a seu redor, claro.

E essa transformação me levou às lágrimas, finalmente. Justamente pelo que disse antes: ninguém tinha noção do que aconteceria depois e de como suas vidas seriam modificadas em função disso. E essa reflexão partiu meu coração, porque nenhum de nós sabe o que vai acontecer, por isso precisamos aproveitar cada segundo da maneira mais completa possível.

Acabei refletindo sobre minhas próprias atitudes e das pessoas ao meu redor, o que acho que tornou o livro bem mais intenso do que ele de fato é.

Ler O Milagre realmente não é primordial, mas acho que fez a diferença, porque consegui entender tudo o que os personagens passaram até aquele momento de forma detalhada.

No primeiro livro simplesmente achei Jeremy e Lexie chatos e sem graça, com uma história bem pouco interessante… Mas em À Primeira Vista essa percepção mudou. Não está entre meus favoritos do autor, mas – com certeza – está mais bem cotado que O Milagre e vale mais a leitura que o primeiro.

  1. Ane disse:

    Não sabia que esse livro era a continuação de O Milagre. Sempre tive curiosidade de ler os dois, mas nunca achei coragem para lê-los, agora com sua resenhe animei.

  2. Cintia Daflon disse:

    Oi Juh, você não cansa de ler Nicolas Sparks? (risos – brincadeirinha). O livro parece bem legal e se faz chorar é porque foi escrito com sensibilidade, o que nem todo escritor consegue. Queria ter mais tempo para ler! Tem tanto livro bom ainda por ler que chego a fica desesperada… (risos)

    De todos os livros de amor que vc já leu, qual foi que te marcou mais, que foi mais bonito, profundo e inesquecível?

    Bjs.,
    Cintia.

  3. Lu disse:

    Nossa, deve ser bem fácil contar como um casal acaba junto, mas não deve ser tão fácil assim contar o que vem depois do “felizes para sempre”, esse deve ser realmente um livro especial!

  4. Estava lendo “Postais do Coração”… Mas depois dessa resenha, vou ler “À Primeira vista”… Jú! Sua mau!!!
    Adorei a resenha e senti que vem drama por aí! Amei a resenha e como já disse, fiquei tão curiosa que vou parar de ler o livro que estou lendo para começar esse =)

    Beijokas!

  5. NIVEA disse:

    QUERIDA JUH,
    COMO SEMPRE VC FOI PERFEITA EM SUAS COLOCAÇÕES.EU TB NÃO SOU MUITO FÃ DE O MILAGRE DEMOREI PARA TERMINA-LO.ACHEI CHATO,A HISTORIA SEM UMA “FUNÇÃO”,É O QUE O LIVRO QUE MENOS GOSTO DE NICOLAS,JÁ A PRIMEIRA VISTA ACREDITO QUE A HISTORIA PODERIA TE MAIS PROFUNDIDADE,GOSTEI MUITO MAIS QUE O MILAGRE E REVELOU UM POUCO DE MATURIDADE DOS PERSONAGENS A PESAR DE TODA CONFUSÃO,QUE COMO VC BEM DISSE PODERIA TER RESOLUÇÃO COM UMA SIMPLES CONVERSA.MAIS,NÓS SEMPRE DEIXAMOS DE FALAR O QUE SENTIMOS,COM ALGUM TIPO RECEIO OU MEDO…….

  6. Vi uma senhora numa clinica lendo esse livro e deu até vontade de puxar papo. kkkk
    Li bem o inicio de O Milagre e não deu nem tempo de dizer se curti ou não.
    À Primeira Vista com certeza vai me deixar em depressão pós leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

  7. Fernando disse:

    Eu adoro os livros do Nicholas. só li Querido John, A Última Música e Diário de uma Paixão. Pretendo ler mais livros dele em breve

  8. Babi Lorentz disse:

    Oi, Juh! Essa é a primeira resenha empolgada deste livro que eu li. Vim correndo quando vi que você tinha postado porque, como sei que você é a maior fã do Nicholas, quis saber sua opinião sobre o livro pra pensar se vale a pena comprar O Milagre pra depois ler À Primeira Vista (porque eu não gosto de ler as coisas fora da ordem). Por causa de toda a reflexão que você falou que o livro tem, acho que seria interessante ler. Vou voltar com ele pra minha lista de desejados agora mesmo. ^^

  9. Maeli disse:

    Terminei de ler este livro ontem, mas confesso que nao foi dos meus preferidos do Nicolas. Gostei do tema, concordo que faz a gente refletir bastante e trata um tema que dificilmente eh falado em livros.

  10. Katia Filla disse:

    Juh eu sou super fã o do nicholas, e o milagre também não me atraiu muito. Agora que li a sua resenha estou louca pra ler o livro.
    Beijos

  11. Garotas Girls disse:

    Muito legal o livro adorei , gosto de livros realista e lindo seu blog Bjs

  12. Jéssica de Paula disse:

    Morrendo de vergonha, sumi por uma vida com o período pré-recesso das aulas. Já diz o ditado “um bom filho a sua casa retorna” aqui estou eu de volta e, claro, nada melhor que uma resenha sobre Sparks para o retorno. hehe
    Fico impressionada com a capacidade de surgir um novo livro do Nicholas na estante com um piscar de olhos, foi tanta agonia quando vi que comprei sem muito pensar no que era, não fazia ideia que era continuação de O Milagre.
    Meu exemplar está na minha prateleira esperando, talvez seja a minha primeira leitura de 2013 depois dessa overdose de Percy Jackson.
    Beijooo

  13. Leeh disse:

    Oie, Ju :)
    Nossa, eu acho que posso sentir vergonha agora, porque até hoje não li nenhum livro no Nicholas.
    Adorei sua resenha, de verdade, e fiquei morrendo de vontade de conhecer a história desse casal. Contudo, sabe quando você não sente aquela vontade de passar o livro na frente de tantos outros? :(
    Mas enfim, apesar de tudo, sua resenha conseguiu me conquistar. Se eu for ler algum, provavelmente começarei por esse, apesar de não ler lido O Milagre antes. Acho que, mesmo assim, pode valer a pena, né? hahaha

    Feliz ano novo! *-*

  14. Lika Poetisa disse:

    Gostei da sua resenha Juh, tenho esse livro na minha listinha “vou ler”, mas acho que vou ler primeiro “O milagre” primeiro, mesmo não sendo “obrigatório” ler ele primeiro, como você disse, fica mais interessante ler já conhecendo um pouco os personagens e tal. Adorei a resenha e vou tentar ler em 2013 :-)

  15. Flávia Almeida disse:

    Eu li a Primeira Vista primeiro sem saber que era continuação de O Milagre ! Só muito depois descobri O Milagre e fui entender melhor o todo da história. Não gostei muito do livro, achei chato do início ao fim e o Jeremy não conseguiu me conquistar…

    Beijos (:

  16. Thais Rory disse:

    Nicolas Spars? Hum… não é dos eus preferidos! quem sabe um livro dele ainda me conquista!!!!

  17. Bianca Alves disse:

    Juh , percebe-se que você gosta mesmo de nicholas! E você fala bem dos livros dele. Porém eu nunca tive vontade de ler algo que ele escreveu… :s

  18. Luiza Anillo disse:

    Oi Ju! Amo suas resenhas, mais eu fiquei até com vergonha agora… hahhaha… Nunca li um livro do Nicholas Sparks, mais ano que vem vou ler pelo menos um, sua resenha me deixou com vontade..
    Beijos.
    http://www.naestant.blogspot.com.br

  19. kenia disse:

    Oi, queria parabenizá-la pelo blog. Como eu não o conhecia, tive uma grata surpresa nesta madrugada! Não sei a frequência que isto acontece com as pessoas, mas eu não consigo ler o livro cuja adaptação para filme eu já tenha visto… Assim, ainda dá tempo para “O milagre” e “À primeira vista”, se bem que acho que começarei – depois deste post – por “O diário de Suzana para Nicolas”. É isso. Grande abraço.

  20. Dos livros que eu li do Sparks, esse é o que menos gosto. Gostei da história e até chorei, e mesmo sendo Nicholas Sparks não me conquistou por completo.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

  21. Karen Vasconcelos disse:

    Oii juh,
    Ainda não li nem esse nem O Milagre…sou tão tapada que nem sabia que um era sequencia do outro. Não estão entre minhas próximas leituras do Nicholas, mas já estão na fila pelo menos rs
    bjokas

  22. disse:

    Oi Juh. Eu já li O Milagre e também não é um dos meus favoritos do Sparks. Gostei muito da sua resenha e em breve lerei A Primeira Vista.

  23. Billy Avalom disse:

    Eu li “O Milagre” e adorei, porém não tive tempo de ler esse ainda. Entretanto pelo que vi aqui ele deve ser tão maravilhoso quanto o primeiro foi. Parabéns pelo site! Beijos!

  24. Clara disse:

    Não gostei muito do livro “O milagre”. Mas a “continuação” é muito linda. “À primeira vista” no inicio me deixou um pouco entediada, mas depois o livro pega um ritmo e fica muito bom!!!! Parabéns pela resenha.

  25. Deyse disse:

    Eu já li vários livros do Nicholas Sparks, dois só esse ano! E to com um pouco de medo de ler outro em seguida, mas essa resenha me fez pensar que os personagens podem ser diferentes dos criados por ele nos outros livros, que eram muito similares entre si.
    Beijos.

  26. Jéssica de Paula disse:

    Finalmente eu li! \o/
    Acho que foi o primeiro livro do Sparks que li e não chorei, mas sem dúvidas fiquei muito emocionada no final, não tem como não se emocionar.
    Ainda tenho minhas dúvidas se gosto mais de O Milagre ou À Primeira Vista, certas horas eu queria dar uma panelada na cabeça de Lexie e ficava muito irritada com suas atitudes.
    Como sempre, valeu a leitura e vou adicionar uma pequena bagagem de lições sobre a vida na minha malinha.
    :*

  27. Camis disse:

    Logo apos terminar esta leitura fiquei muito decepcionada com o destino dos personagens, e cheguei a decidir nao mais ler livros do autor ( o que ja mudei de ideia). Porem apos refletir, concordo que teve fundamento o final dado, mas ainda acho que ficou muito carregado de sofrimento a um casal que ja tinha passado tantas adversidades em suas vidas. Sera que foi justo? Achei exagerado no quesito comoção, ate mesmo para Nicholas Sparks.

    • Janaina Toledo disse:

      Olá Camis, eu li o milagre e amei.
      No início ele é meio chatinho monólogos tão grandes, mas em resumo gostei muito do livro e resolvi ler a continuação.
      Achei melhor que o 1º, sou casada e ele retrata realmente as dificuldades e rusgas do dia que se resolvem com conversa, mas as vezes é mais fácil ficar presa a picuinhas se achando dono da razão do que dialogar. O livro trata muito disto e nos faz refletir sobre o que realmente é importante;
      Mas também achei pesado demais o desfecho dos personagens, muita dor, fiquei deprimida pensando na situação final do personagem, muito, muito triste; Mereciam um desfecho mais feliz!

      • Cassia disse:

        O primeiro livro que lido Nicolas foi “o milagre”,já tinha assistido todos os filmes baseados em suas histórias e gostei de quase todos. Também achei o começo desse livro bem maçante, quase desisti, mas depois a história foi desenrolando em fiquei feliz com o final, onde o grande milagre tinha acontecido, mas achei a sequencia muito trágica,fiquei chocada quando li o desfecho,mas não desisti de ler suas historias tristes, rsrs…agora pelo menos estou prevenida!

  28. Roberta Borges disse:

    Do Nicholas eu já li Querido John, A última música, um amor pra recordar, um homem de sorte e o Melhor de mim. Amei e chorei em todos. Agora estou lendo O Milagre e quando for na livraria do meu tio essa semana pretendo compra esse, a resenha tá ótima *–*

  29. Eveline Thalita disse:

    Oi Juh!

    Adoro os livros de Sparks! Gostei muito de O Milagre, por que teve um suspense e também aquela história do milagre que acontece com Jeremy… Não estava muito interessada neste livro, mas sua resenha esta me fazendo mudar de opinião.

    Um abraço!

  30. Erika Paiva disse:

    Acabei de ler o livro e no começo confesso que não estava gostando mais do meio pro final o livro ganhou meu coração. Tambem me emocionei pois a historia é bem realista.

  31. Lah disse:

    Eu li “O Milagre” e AMEI! Quando vi que esse era continuação dele, fiquei super animada para ler e quando terminei a única coisa que eu queria era estrangular o Nicholas Sparks……ele sempre faz isso!

    Ps.: Adorando seu site, com certeza vou visitar sempre!

  32. Olívia disse:

    Não li o Milagre ainda, mas li esse, não sabia que tinha ligação os dois…
    Não gostei do final, chorei igual uma tonta, é lindo o decorrer do livro, mais o Nicholas me mata fazendo uns finais desses :(

  33. Amelia Regina disse:

    UM livro que eu li do Nicholas e me apaixonei foi Um Porto Seguro… cara perfeito, a gente se poe no lugar dos personagens, vive a vida deles, chora com eles, sente raiva com eles, me surpreendi bastante.
    E À Primeira Vista faz com q nos refrefissemos sobre td, perfeito amei

  34. Larissa disse:

    Bom, adorei sua crítica! Estou lendo o livro a vários meses, mas não estou muito.. digamos, interessada. Ainda estou na pág 46 e não sinto muita curiosidade em ler. Mas, seu comentário realmente me deixou curiosa. Beijos e muito obrigada amore ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *